Molaflex
Molaflex Marca Recomendada

As pessoas mais velhas dormem menos?

Sim. Basta olharmos para os nossos avós, casos à nossa volta ou até para nós próprios (se já estivermos na fase mais relaxada da nossa vida). Aí, o normal é acordar-se mais cedo do que o costume. Mais concretamente, os dados dizem que, depois dos 70 anos, dormimos, em média, menos uma hora e meia do que quando andamos pela casa dos 20.

Seja devido a problemas de sono ou à menor produção da melatonina (a hormona que nos instiga a descansar), tendemos a reduzir o número de horas que dormimos, à medida que a idade avança. Quanto a isso, ninguém tem dúvidas. Mas a questão para um milhão de euros é: as pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

Em vez de lhe darmos já diretamente a resposta, vamos relembrar juntos duas situações concretas do nosso dia a dia: os idosos não estão quase sempre bem mais cansados do que as restantes faixas etárias? Quem é que nunca, sentindo-se cansado, ouviu a expressão “pareces um velhinho”?

Juntando estas pontas soltas, a resposta começa a formar-se vividamente: dormir menos do que aquilo que o corpo precisa traduz-se em cansaço ao longo do dia, independentemente da nossa faixa etária. Portanto, vale a pena reforçar que sim, os idosos dormem menos horas, mas isso não é saudável.

Normalmente, dores de artrite, vontade frequente de ir à casa de banho, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e efeitos secundários da medicação estão entre as principais causas referidas para se dormir menos na terceira idade. Mas, a par destes problemas mais graves, há um dado mais natural que ajuda a explicar o fenómeno: enquanto envelhecemos, vamos perdendo os neurónios responsáveis por regular o padrão do sono.

Como consequência, os idosos não só despertam mais durante a noite, acordados por sons ou luzes, como também adormecem mais lentamente. De facto, depois dos 65 anos, cerca de 13% dos homens e 36% das mulheres demoram mais de meia hora a adormecer, o que demonstra uma verdadeira dificuldade em cair nos braços de Morfeu.

O que se pode fazer, então, para contrariar a tendência?

Os conselhos são os mesmos que se aplicam às outras fases da vida: fazer o exercício físico indicado pelo médico, não ter dispositivos com luz azul no quarto, evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína e, sobretudo, criar uma rotina do sono (isto é, deitar e levantar todos os dias à mesma hora). Se não cair no sono em 15 minutos, levante-se, saia do quarto e espere que o sono venha para depois, sim, ter o descanso que precisa e acordar com uma nova energia.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.