Multimédia e Software

Moloni - A única "solução" é um péssimo serviço

SubedInfo Unipessoal Lda
SubedInfo Lda apresentou a reclamação
27 de abril 2023
Somos clientes Moloni há vários anos. Infelizmente usufruímos de uma campanha que estendeu a licença vários anos, caso contrário já teríamos migrado há muito.
Este é provavelmente o pior software de facturação que já usei. As falhas são múltiplas, desde falha na emissão de documentos (ver reclamação de outra empresa penalizada em mais de 800 euros de coima derivada da mediocridade do software Moloni), nós angariámos múltiplos clientes para o Moloni inclusive lojas online onde, as integrações fornecidas por esta empresa, sempre se mostraram péssimas.
Desde não fazer passagem de serviços facturados aos clientes, fazer mal arredondamentos, passar informação errada ou incompleta. E aquela coisa que os tais da Moloni chamam "segurança" é que as aplicações são constantemente desligadas da sessão, obrigando frequentemente a re-iniciar sessão para que algo funcione.
Nós enquanto clientes (juntamente com outros clientes que angariámos) nunca conseguimos uma resolução satisfatória dos problemas com que nos deparámos. Os programadores Moloni demoram semanas sem fio para fazer alguma coisa, e normalmente fazem mal.
Recentemente recebemos uma solicitação de um cliente para implementar uma solução de facturação em negócio de restauração. Após visualização de publicidade no site da Moloni, onde apresentam "soluções para restauração", e questionando a "Directora de Marketing" Sra. Márcia Nascimento, somos informados que a suposta solução não é qualquer solução. É meramente um software, que isoladamente não resolve nada, pois a "solução" não contempla qualquer dispositivo onde correr o software, imprimir recibos, registadora, etc. Portanto é meramente um software que requer sempre um integrador externo, ao contrário do que é apresentado no site, por €9,90 apenas não consegue fazer rigorosamente nada do que é mencionado.
A verdade é que no final do dia ficamos sempre na dúvida do que é o pior no Moloni, se é o software mal feito com gravíssimos erros que geram penalizações para os clientes Moloni, se a área técnica e a sua mediocridade gritante na vasta componente técnica, se a área comercial com o seu marketing enganoso e pessoas rudes que interrompem constantemente por cima dos clientes sem permitir que o cliente verbalize uma frase completa do início ao fim.
Esta senhora Márcia Nascimento, que por despeito e após o nosso contacto no dia 27-04 para o seu telemovel, removeu o nosso acesso à área de afiliados (que estava acessível no início da chamada), impedindo inclusive o upload de documento de venda referente a montantes a facturar à Moloni.

Não recomendaria isto nem se fosse o último programa de facturação à face da Terra.
Data de ocorrência: 27 de abril 2023
Moloni
29 de abril 2023
Exmo. Sr.,
Em resposta à reclamação 92143423 submetida no passado dia 27-04-2023, através da plataforma online “Portal da Queixa”, vimos por este meio informar e esclarecer o seguinte:

O Moloni é um software online, que funciona totalmente na nuvem, certificado com o número 2860 pela Autoridade Tributária (AT) e cumpre na íntegra todos os requisitos legais e obrigatórios a que um software de faturação é obrigado.

Começa com um exemplo de uma outra reclamação, sobre o qual demonstra não ter qualquer conhecimento e que carece esclarecer que a mesma resultou da utilização deficiente da plataforma por parte do utilizador.
Serve no entanto a presente resposta, para o elucidar que o problema teve origem em erro humano na falha do preenchimento dos campos obrigatórios por lei para efeitos de transporte quando se pretende utilizar um documento de venda. O cliente já fazia o procedimento correto anteriormente ao episódio, e continuou a fazer após o mesmo. Falhou naquele momento e teve a infelicidade de ser fiscalizado.

Continua fazendo referência às integrações que permitem ligar plataformas externas com o Moloni, e sobre as quais a Moloni não tem qualquer controle e cuja adaptação para o sistema fiscal português, na maioria dos casos, é fraca e deficiente e que torna a transição dos dados bastante difícil, senão quase impossível.

Estes plugins, completamente gratuitos e que o Moloni disponibiliza em código aberto, existem para facilitar o trabalho das integrações entre plataformas, e para que os clientes, utilizadores ou outros integradores possam fazer as personalizações, adaptações ou correções que acharem pertinentes ou necessárias.

Após consulta aos seus pedidos de ajuda concluímos que desde o seu registo (Agosto de 2020) até aos dias de hoje, tem 17 tickets, tendo o último entrado dia 10 de Março e ficado marcado como resolvido, 4 dias depois.
A título de curiosidade, este último pedido de apoio teve origem numa atualização que fez por iniciativa própria, na versão de PHP do servidor onde corre a plataforma WHMCS.
Verdade seja dita, mas é sobre esta integração que recaem a maioria dos seus pedidos, e nunca em caso algum informamos que iríamos suportar novas versões do PHP que resolvesse instalar.
No entanto, o problema foi resolvido gratuitamente pela nossa equipa em 4 dias. Os tais que “demoram semanas sem fio para fazer alguma coisa, e normalmente fazem mal”.

Por certo, o cliente não percebe qual a função de um plugin open source e gratuito, e que serve precisamente para ser adaptado e corrigido se necessário, por quem dele necessitar, como foi o caso.

No entanto, convém referir que ao longo de 2 anos e meio tem tido toda a nossa ajuda completamente gratuita, como é anunciado e praticado pela Moloni, quer por telefone, tickets, live chat, team viewer, muitas vezes dado fora de horas do nosso expediente, para tentarmos comunicar consigo num horário que lhe seja favorável.
Durante todo este tempo foi rude com todos os que o tentaram ajudar, chegando mesmo a insultar em diversas ocasiões operadores de suporte e a equipa de desenvolvimento.
Ainda assim nunca lhe foi negada nenhuma ajuda.

Termina com a questão levantada pela publicidade enganosa em relação à nossa solução para o canal HORECA, que refutamos veementemente!
A Moloni é uma empresa idónea que desenvolve software, na qual acreditam mais de 30 mil clientes, e desde a sua origem, nas soluções que apresenta, sempre anunciamos e focamos a componente do software.
Em lado nenhum indicamos que o sistema é vendido com o hardware ou equipamentos necessários, e que o preço engloba o mesmo.
Como será do senso comum, ninguém que esteja dentro do ramo, como indica estar, vai achar que os equipamentos que possam compor um sistema de restauração, custem uns meros 9,90€, independentemente da marca ou qualidade dos equipamentos necessários.

Seria mesmo caricato, que a partir de agora, no preço da licença do software de qualquer produtor, tivessemos que mencionar que uma licença do mesmo não inclui o fornecimento de um computador, telemóvel ou tablet para o usar, uma vez que o software não corre “no ar”.

Os equipamentos, tal como foi indicado por diversas vezes pela nossa equipa, são vendidos por parceiros terceiros e alheios à Moloni, e negociados diretamente entre eles e o cliente final, havendo apenas um aconselhamento da nossa equipa em relação aos equipamentos testados com sucesso e sobre os quais podemos dar garantias de um funcionamento correto.

Quanto ao seu acesso à Área de Agentes, o mesmo já estava inativo desde o dia 06-04-2023, e não durante a conversa telefónica, como indica.
Nessa data, todos os agentes que não atingiam os requisitos mínimos para pertencerem ao programa de Agentes receberam a mesma notificação e foram convidados a mudar ou a sair do programa atual, caso fosse essa a sua vontade.
Foi o seu caso por ter apenas um cliente angariado ativo, mas tal procedimento não invalidou o recebimento de qualquer comissão, processo que decorreu normalmente e dentro dos prazos previstos.

Para concluir, resta-nos lamentar toda a experiência negativa que tenha resultado da utilização ou divulgação do Moloni, e que em caso algum, podemos aceitar as acusações que nos dirige, completamente infundadas, como demonstramos nesta resposta.

Repudiamos a forma como trata os elementos da nossa equipa do apoio, desenvolvimento ou comercial, e que em caso algum, pelo simples facto de ser cliente Moloni lhe dá o direito de ser mal educado ou agressivo com sucessivos insultos ou faltas de respeito.
SubedInfo Unipessoal Lda
SubedInfo Lda avaliou a marca
24 de julho 2023

Péssima marca, não recomendaria ao meu concorrente.