Montepio Crédito
Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 87.2
Montepio Crédito71.4
Instituição Financeira de Crédito, S.A
  • O Montepio Crédito - Instituição Financeira de Crédito, S.A. é uma empresa de referência no setor do crédito especializado do grupo Montepio, constituída em 1992, tendo como missão proporcionar o aconselhamento na realização dos projetos de pessoas e empresas, através do financiamento especializado enquadrado numa gestão prudente do risco. Garantir uma relação próxima com os parceiros de negócio, contribuindo para o desenvolvimento da sua atividade.

Promover e valorizar pessoal e profissionalmente os colaboradores, através de uma atuação com elevados padrões éticos e respeito pelos princípios mutualistas, estimulando a lealdade e o sentido de empresa, numa forte ligação à comunidade.

PORTO: Rua Júlio Dinis, n.º 158/160, 2.º andar 4050-318 Porto
    LISBOA: Rua Barata Salgueiro, n.º 51 1250-043 Lisboa
    Atendimento presencial: dias úteis, das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30.
    Atendimento Linha de Apoio ao Cliente: dias úteis, das 9h às 20h. Chamada para a rede fixa nacional.

• Rua Júlio Dinis, n.º 158/160, 2.º andar
    4050-318 Porto
  • cliente@montepiocredito.pt

Montepio Crédito - Solicitação abusiva de juros de mora indevidos

Umbelina Martins Gonçalves
Umbelina Gonçalves apresentou a reclamação
7 de julho 2020
Face à falta de profissionalismo e idoneidade desta Instituição, e após terem sido feitos vários contactos telefónicos afim da resolução da situação que vou passar aqui a descrever, e dos mesmos não terem sido eficazes.
Vejo me obrigada a apresentar, formalmente uma queixa.
No passado, dia 5 de Junho do ano corrente, por lapso meu e do meu Banco, o valor de uma prestação a ser paga ao Montepio Crédito, não se encontrava certa na sua totalidade e por consequência disso, o valor em questão não foi creditado da minha conta na altura devida e acordada.
Assim que dei conta do sucedido contactei de imediato o Montepio Crédito assumindo toda e qualquer responsabilidade da falha cometida, sendo que de imediato o valor da prestação foi retirado da minha conta, e para além disso paguei 14,76 de juros de mora.
Enviei o comprovativo via email, do pagamento dos juros de mora.
Voltei a contactar telefonicamente a Montepio Crédito, para lhes confirmar que a prestação já tinha saído da respectiva conta, que inclusive já tinha pago também os 14,76 de juros de mora e enviado o respectivo email com os comprovativos.
Qual não é o meu espanto quando e nem sei bem o porquê me pedem mais 0,46€.
Não querendo alongar mais o assunto, paguei os 0,46€ e voltei a enviar através de email o comprovativo.
Fiquei descansada pois tinha consciência que estava tudo saldado, e o mesmo me havia sido confirmado pelo Montepio Crédito.
Acontece que depois deste "incidente", todas as semanas recebo mensagens da Montepio Crédito a solicitar me pagamentos devido a juros de mora.
Na primeira semana, solicitaram me o pagamento de 1,91€. Contactei de imediato e novamente a Montepio Crédito, para tentar perceber o que é que se estava a passar, pois a prestação já tinha sido retirada, já tinha pago 14,76€ depois mais 0,46€ e os respectivos comprovativos. De onde vinha agora aquele 1,91€?
Foi me dito que o envio daquela mensagem tinha sido um engano, que não havia nada mais a pagar da minha parte, que estava tudo em conformidade e que não receberia mais mensagens.
Só que na semana seguinte, voltei a receber nova mensagem da Montepio Crédito, com mais uma solicitação de pagamento por juros de mora no valor 0,91€. Já começa a ser ridículo. Novamente voltei a contactar telefonicamente a instituição aqui descrita, a questionar o que vinham a ser estas mensagens todas as semanas!!
E novamente foi me dito que tinha sido um erro da Instituição, que o mesmo iria ser reportado, não havia nada a pagar e não voltaria a acontecer.
E mais, fiquei ainda a saber que os 0,46€ que tinha pago, já tinham sido pagos indevidamente, ou seja, eu tenho 0,46€ a haver da Montepio Crédito, que ainda estou à espera que me os devolvam e já agora com juros de mora também.
Com tanto telefonema pensei que desta vez tinha ficado realmente tudo tratado e esclarecido.
Até que ontem voltei a receber nova mensagem do Montepio Crédito... Com o seguinte texto e passo a citar, "De MontepioCrd: Cobrança Externa! Face a ausência de pagamento seremos obrigados a recorrer a empresa de cobrança externa especializada para regularização da mora. Para regularizar situação ligue 220004471 ou contacte-nos através do email cobrancas@montepiocredito.pt de 2f a 6f, das 9h as 17h30.".

Só me apraz dizer o quão vergonhoso é o tratamento para com os seus clientes esta instituição, tem.
Isto é VERGONHOSO. Revela uma autêntica falta de respeito para com o cliente, bem como uma enorme falta de ética e profissionalismo da parte da Montepio Crédito.
É lamentável tudo isto que me têm feito passar, as inúmeras mensagens enganosas da vossa parte, os inúmeros telefonemas que sou obrigada a vos fazer para corrigir esta situação.
E mesmo assim continuar igual ou mesmo pior dada a mensagem que me foi enviada ontem!!!!

Espero que depois desta reclamação, haja por fim da vossa parte o bom senso e profissionalismo que vos é exigido, de tratarem do que aqui é exposto definitivamente.
Data de ocorrência: 7 de julho 2020
Montepio Crédito
8 de julho 2020
Exma. Senhora,

O Montepio Crédito, por estar obrigado ao dever de sigilo bancário, não utiliza esta plataforma para responder / tratar de assuntos relacionados com os seus clientes / potências clientes.
Caso seja efetivamente nossa cliente, deverá contactar diretamente o Montepio Crédito para: cliente@montepiocredito.pt.
M/ Cumprimentos,