• Av. Fontes Pereira de Melo 6º Piso

MovExpert - Mudança no dia 25 de Janeiro 2019

Jasmin apresentou a reclamação
24 de março 2019

Exmos. Srs.,
Venho por este meio comunicar a minha reclamação devido à forma como a V/ empresa prestou o serviço de mudanças, no passado dia
25/01/2019, que decorreu entre a Rua Coelho da Rocha nº71 – 2ºDto. no Campo de Ourique (local de recolha) e a Rua Ferreira Borges nº35 - 5B no Campo de Ourique (local de entrega). Para percorrer a distância entre os dois locais só se precisa de menos do que 2 minutos a pé.

Tudo que vou descrever agora vai mostrar como a V/ empresa obrigou-nos a pagar muito mais do que devia ser - realmente, a V/ empresa obrigou-nos a pagar um montante injustificado pelas taxas injustificadas.
Passo a mencionar as situações que me levam a redigir esta reclamação, para as quais solicito uma resposta pronta e esclarecedora da V/ parte e o reembolso dos montantes que eu só paguei uma vez que os funcionários da V/ empresa desapereceram com os nossos bens e só foi possível receber os nossos bens de volta no dia da nossa mudança depois de pagar 1036,38€. Como é que é possível pagar 1036,38€ para uma mudança que já fiz duas vezes com a empresa Medeiros (* PROIBIDO *://medeirosmudancas.pt/) e que só custou entre 100 e 150€?

O primeiro montante que deverá ser reembolsado são os 50€ que paguei para fazer a reserva dos serviços da V/ empresa. Recebi um email onde confirmaram que „o valor pago no ato da reserva é descontado aquando da concretização do mesmo“. Na fatura que recebi no dia 25/01/2019 não foi descontado nada.
O segundo montante que deverá ser reembolsado são os 135,30€ que tive de pagar pela reparatura de um dano (na parede no local de recolha na Rua Coelho da Rocha nº71 – 2ºDto. no Campo de Ourique) causado pelos seus dois funcionários. Já enviei esta reclamação junto com a foto do dano no mesmo dia da mudança no dia 25/01/2019. Enviei-a para os seguintes endereços: info@movexpert.pt, departamento.financeiro@movexpert.pt, gestao.clientes@movexpert.pt
A única resposta que recebi foi no dia 28/01/2019. A resposta foi: „Estimada cliente, A MovExpert agradece o seu contacto. A sua reclamação está a ser analisada assim que tivermos uma resposta entramos em contacto consigo por esta via o mais breve possível.
Atenciosamente,
Departamento Gestão de Clientes“
Desde o dia 28/01/2019 nada mais foi comunicado. Acho que passou suficientemente tempo agora para analisar a minha reclamação e para me reembolsar.
Como os dois funcionários causaram esse dano no local de recolha? Eles foram incapazes de deslocar o sofá e faltou o cuidado e a vontade de prestar o serviço (durante toda a mudança). Mas apesar disso deslocar o sofá não desmontada nunca foi necessário porque o serviço que pedi da V/ empresa e pelo que paguei incluiu a desmontagem do sofá. A desmontagem do sofá nunca foi feita mesmo que se trate de um sofá da empresa IKEA que é uma empresa bem conhecida pelo facto que todos os moveis que vendem são faceis de montar e desmontar por pessoas „normais“ que não trabalham nesta área. Mas os funcionários da V/ empresa alegaram que não eram capazes de desmontar o sofá. Eu ainda os monstrei as instruções da montagem mas eles insistiram que não eram capazes.
Uma vez que nunca foi realizado nenhuma desmontagem (no local de recolha) e montagem (no local de entrega) reclamo um reembolso que compensa esta falha do serviço. Esta reclamação basea-se no orçamento que recebi da V/ empresa no dia 15/01/2019 onde é que está confirmado que „Serviço de desmontagem e montagem de mobiliário: Incluido no valor por hora.“
O próximo montante que deverá ser reembolsado são os 150€ que é o montante que foi declarado na fatura como a „taxa mercadoria extra“. Não foi explicado ou avisado que existia mercadoria extra para transportar. Quando pedi o serviço da V/ empresa pelo telefone no dia 15/01/2019 eu mencionei todos os objectos que precisaram de ser transportados. Nesta chamada mencionei entre outras coisas duas ecrãs, um computador e um aquecedor que finalmente não foram transportados pela V/ empresa. Foram no fim 4 objectos menos que foram transportados. Por isso já é, matematicamente, impossível que se aplica uma „taxa mercadoria extra“ quando no fim foram muito menos coisas para transportar.
Também deverá ser reembolsada a „Taxa Transporte Via Escadas“, isto é o montante de 250€, uma vez que durante a minha chamada com a V/ empresa no dia 15/01/2019 informei a V/ empresa que não havia nenhum elevador no local de recolha mas que havia um elevador no local de entrega. E não foi comunicado que isto ia ter a consequência de pagar uma „Taxa Transporte Via Escadas“. Também não está explicado nos Termos e Condições da V/ empresa e por isso não está justificado pelos Termos e Condições da V/ empresa.
Um outro montante de 50€ que paguei e que foi declarado na fatura como a „Taxa estacionamento viatura mais de 15 metros“ deverá também ser reembolsado uma vez que no local de recolha havia estacionamento mesmo em frente da porta da nossa casa. Os funcionários estacionaram a viatura neste lugar mesmo em frente da porta mas depois sem me informar deslocaram o carro de transporte para um outro estacionamento. Mas de qualquer forma o segundo lugar de estacionamento também garantiu um estacionamento da viatura numa distância menos de 15 metros da porta da entrada do local de recolha. E também o estacionamento no local de entrega garantiu um estacionamento da viatura numa distância menos de 15 metros da porta da entrada do local de entrega.
Neste contexto também quero lembrar do facto que não foi necessário de transportar os nossos bens de viatura uma vez que a distância entre os dois locais (de recolha e de entrega) pode ser percorrida em menos do que 2 minutos a pé. Mas os funcionários insistiram de transportar tudo de viatura. Porque insistiram?
Os funcionários chegaram às 9:20h de manhã e precisaram de 3,5 horas para colocar os nossos bens dentro da sua viatura que já foi ridículo uma vez que demorou tempo demais. Teria sido possível fazer isto em menos do que uma hora. Mas os dois funcionários prolongaram tudo intencionalmente para chegar à hora de almoço. Como eles fizeram isso? Só um dos dois funcionários levou a maioria dos nossos bens para a rua. O outro não levou muita coisa para a rua em comparação com o outro funcionário e quando levou uma coisa foi uma coisa leve. Apesar de ser um périto em evitar trabalho este funionário comportou-se em geral muito mal e na comunicação comigo ele não mostrou nenhum respeito. Porque foi necessário que os funionários chegavam à hora de almoço?
Foi necessário para os dois funcionários puderam fingir que tinham de almoçar. Quando chegaram às 9:20h os funcionários não me informaram que iam almoçar por volta do meio dia e na hora de almoço não pediram o meu acordo de interromper o serviço mas confrontaram-me com o facto que às 12:50 iam almoçar. Mesmo que nos Termos e Condições seja escrito „Será sempre elaborada no local uma previsão do término do serviço“ isto nunca foi feito pelos funcionários.
Os dois funcionários insistiram de colocar todos os nossos bens dentro da sua viatura e insistiram em ir almoçar para ser capaz de ir embora com os nossos bens. A única conclusão que posso ter é que se tratou de uma estratégia para nos obrigar de pagar o montante de 1036,38€.
Como foi comunicado esse montante injustificado? 30 minutos depois de os funcionários terem ido embora com os nossos bens às 13:20h recebi um textmessage (e um email com a fatura) dizendo:
„Linha Financeira,
Deverá liquidar o valor de 1036,38€. Enviamos os dados para pagamento do serviço de mudanças com o no PO.19.513 no MB/HB
Entidade/Refêrencia/Monatnte … Serviço válido até às 1600.“
Quando recebi esta mensagem não consegui acreditar que isso podia ser correcto. Às 13:20h eles já cobraram 10h de trabalho.
Por tudo isso liguei para à V/ empresa para esclarecer a situação. O senhor da V/ empresa com que falei disse que era tudo bem com a fatura e se eu não pagasse até às 16:00h os nossos bens eram transportados para um armazém. Eu ainda tentei de falar sobre as taxas que já mencionei. Perguntei ao senhor onde nos Termos e Condições estava mencionada a taxa de escadas. Como resposta ele indicou uma cláusula mas não foi explicado nada na cláusula que indicou. Disse isso para ele e ele respondeu numa maneira grosseira que ele não tinha mais tempo para mim e que eu devia pagar. Ele desligou sem esperar pela minha resposta.
No fim a mudança demorou tanto tempo porque precisei de tempo para falar com a minha advogada para perceber se isto podia ser legal. Depois de analisar a situação e depois de ela ter tentado falar com a V/ empresa com a finalidade de resolvermos a situação como deve ser, isto é nos pagando o que pode ser justificado e seria justo (a tentativa da minha advogada não teve sucesso), nos pagamos 1036,38€. Porque? Pagamos porque queriamos ter os nossos bens de volta e queriamos evitar de pagar ainda mais taxas injustificadas por uma armazenagem.
Também tenho de mencionar o que um dos funcionários (foi o mais novo se me lembrar bem) nos disse. Ele disse que entendia que ficavamos zangados e que tinhamos toda a razão para ficarmos zangados porque era muito injusto como a nossa mudança foi feita e que havia muitas queixas contra a V/ empresa. E ele disse que não era a culpa dos funcionários mas dos chefes porque eram eles que faziam as decisões.
Como último e antes de resumir o que a V/ empresa terá de reembolsar a mim queria reclamar as 10 horas de trabalho, sobretudo as duas horas de trablho extra (70€). O maximo que deviam cobrar são cinco horas de trablho (125€). Por isso, o montante que a V/ empresa também terá de reembolsar é 145€. Em total a V/ empresa terá de reembolsar a nos 780,30€:
- 50€ (que paguei para fazer a reserva dos serviços)
- 135,30€ (que tive de pagar pela reparatura de um dano (na parede no local de recolha na Rua Coelho da Rocha nº71 – 2ºDto. no Campo de Ourique) causado pelos seus dois funcionários)
- 150€ („taxa mercadoria extra“)
- 250€ ("taxa Transporte Via Escadas“)
- 50€ („Taxa estacionamento viatura mais de 15 metros“)
- 145€ (3 horas de trabalho + 2 horas de trabalho extra)

Data de ocorrência: 24 de março 2019
MovExpert
25 de março 2019
Valorizamos muito as questões colocadas pelos nossos clientes. São elas que nos ajudam a melhorar e a prestar um melhor serviço. Por respeito aos princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e do tratamento personalizado, solicitamos que nos coloque a sua situação através dos contactos publicitados no nosso site em www.movexpert.pt cujas principais opções deixamos de seguida.
25 de março 2019
Vou coloar a minha situação outra vez através dos contactos publicitados no site em www.movexpert.pt ou seja através dos contactos que me deu (e que já usei) no dia 25 de janeiro em 2019. Mas até eu receber respostas e reembolsos da V/empresa esta minha reclamação não está resolvida e por isso peço que não mude o estado da minha reclamação antes da resolução dela.
26 de abril 2019
Ainda não recebi nenhuma resposta e reembolso da V/empresa. A minha reclamação NÃO está resolvida e por isso peço mais uma vez que não mude o estado da minha reclamação antes da resolução dela.
13 de maio 2019
Não está resolvido nada. Por isso peço que a empresa MovExpert para de marcar a minha reclamação como resolvida.