MSCAR – Comércio de Automóveis, S.A.
  • Estrada Nacional 125-km. 98,6
    Sítio do Arneiro - Apartado 325
    8001-904 Faro
  • geral@mscar.pt

Mscar - Anomalia em viatura- ruído interior forte, proveniente da traseira da viatura

ANTÓNIO CARLOS LOPES DE OLIVEIRA
ANTÓNIO OLIVEIRA apresentou a reclamação
30 de maio 2022
Em 24 de Junho de 2019 adquiri à MSCAR – Comercio de Automóveis, S.A. (Faro) uma viatura nova KIA CEED SW (CD) 1.4 T-CDi 6MT TX, matrícula 31-XS-78. A viatura foi-me entregue na referida data.
A situação anómala que aqui descrevo já foi participada, mais do que uma vez, à MSCAR Faro, nomeadamente durante as duas primeiras revisões à viatura. A 1ª participação terá sido certamente ignorada pela MSCAR, uma vez que tem vindo a piorar. A anomalia voltou a ser participada por ocasião da 2ª revisão à viatura. Nessa altura o mecânico da MSCAR Faro acompanhou-me de modo a poder percepcionar em estrada o que se estava a passar e, durante o trajecto, acabaria por confirmar-me a existência do forte ruído, de que sempre me queixei, proveniente da traseira da viatura – sempre que conduzo a viatura, aumento o volume de som do rádio, na tentativa de atenuar o efeito do ruído que é profundamente incómodo, sobretudo para os passageiros dos bancos traseiros. À data da conclusão desta 2ª revisão (15/06/2021) perguntei à senhora da recepção da MSCAR, como é que a anomalia teria sido resolvida. Para meu espanto, a mesma respondeu-me que, de acordo com os serviços técnicos da MSCAR Faro, o ruido de que me queixava teria origem no piso dos pneus. Face ao surpreendente argumento voltei a insistir que a anomalia não existia desde a data em que a viatura me foi entregue e que só comecei a ouvir o referido ruído cerca de quase um ano depois, daí apenas ter participado à data da 1ª revisão. A referida senhora, ter-me-á dito que os serviços técnicos estariam a sugerir que eu me deslocasse a um perito em pneus da Michelin para avaliar o problema. Lembrei a referida funcionária que os pneus são de origem, i.e., que os mesmos equipam a viatura desde a data em que a mesma me foi entregue (e à presente data continuam a ser os mesmos) e, como tal, não faria qualquer sentido dar seguimento a essa sugestão. Perante uma sugestão tão “original” - para não dizer ridícula -, exemplifiquei dizendo que, se o rádio que vem montado de origem, estivesse a interferir com o sistema de luzes da viatura, então pedir-me-iam para me deslocar ao representante / fabricante do mesmo. Acrescentei ainda que essa atitude correspondia a uma forma prática dos tais serviços técnicos da MSCAR, por incapacidade ou preguiça intelectual, se descartarem da resolução das anomalias mais complicadas em viaturas, passando o problema para os clientes. Inadmissível, sobretudo quando a viatura se encontra em Garantia.
De facto, se a causa do ruído fosse o piso dos pneus, não faria sentido que se começasse a ouvir penas quase um ano depois da viatura me ter sido entregue e muito menos que, com o desgaste dos pneus, o ruido se mantivesse ou até agravasse, como tem estado a acontecer. O ruído tem claramente origem em algum componente mecânico – algo associado a transmissão mecânica, rolamento de rodas traseiras, …
Já conduzi uma viatura exactamente igual à minha sem que o tal ruido se verificasse. Conduzo com alguma regularidade viaturas de segmento mais baixo (Opel Corsa, Peugeot 208, …) sem que se oiça qualquer ruído semelhante. Hoje conduzi um modelo mais recente do KIA CEED SW (hibrido) mas com o motor de combustão em funcionamento – ruído zero.
Face ao referido, solicito resolução do problema ao abrigo da Garantia.
Data de ocorrência: 30 de maio 2022
Mscar
15 de junho 2022
No inicio do mês de Junho de 2022, o cliente esteve na oficina da MSCAR e foi verificado e comprovado que o ruido existente dizia respeito a uma anomalia existente nos pneus. Nesse sentido, o cliente iria contactar a marca de pneus, sendo que, por parte da MSCAR a situação ficou resolvida.
11 de agosto 2022
A anomalia não é nos pneus, pois o desgaste nos 4 pneus observa-se de forma evidente na periferia interior dos mesmos - numa largura de 1/4 da superfície de apoio dos pneus - algo que ocorre quando o ângulo de camber é negativo.
Segundo o e-mail da KIA, datado de 17 de Junho, o concessionário MSCar de Faro iria contactar-me após abordar o assunto com o fabricante de pneus. Até hoje nunca fui contactado pelo concessionário, nem mesmo após ter feito também uma reclamação ao mesmo. Péssima postura de ambos (MSCar de Faro e KIA) na relação / atenção aos clientes, ou melhor, a atenção houve sim, mas apenas até não ter adquirido a viatura.
Os pneus já foram observados em duas oficinas de pneus, distintas. O comentário dos profissionais dessas oficinas é o mesmo, i.e., a anomalia ocorrerá com os pneus de origem da Michelin ou com quaisquer outros da mesma marca ou de outra marca.
No contrato de promessa de compra e venda da viatura, nada é referido quanto à exclusão da garantia para os pneus ou para outro qualquer equipamento que faça parte integrante do mesmo e tenha sido fornecido com a viatura. Não comprei a viatura às peças.
O assunto vai ser reencaminhado para os Serviços Jurídicos da DECO, que já contactei e da qual sou associado.
25 de agosto 2022
Conntinua por resolver, sem que tenha havido, até à presente data, qualquer contacto por parte da MSCAR Faro - vd. comentários na mensagem anterior.
8 de setembro 2022
Conntinua por resolver, sem que tenha havido, até à presente data, qualquer contacto por parte da MSCAR Faro - vd. comentários nas mensagens anteriores.
Posso ainda acrsecentar que, recentemente, recebi uma comunicação do Banco de Portugal (BdP), informando que não está incumbido de fiscalizar a reclmação que fiz também através do Livro Electrónico de Reclamações, visto que, nessa altura, tive de indicar a Entidade Reguladora da actividade exercida pela KIA Portugal e, durante o preenchimento dessa Reclamação, acabei por deparar-me com o transcrevo a seguir (ipsis verbis): "Relativamente ao Operador MCK MOTORS IMPORTAÇÃO E COMERCIO AUTOMOVEL LDA, [KIA] presumo que haverá dados incorrectos quanto ao Sector de Actividade e correspondente Entidade Reguladora. Segundo a funcionária da Linha de Apoio do Livro de Reclamações Online esses dados são transmitidos sempre pelo Operador - no caso a MCK.
Considerando a designação social do Operador, creio que o sector de actividade se enquadra mais no comércio automóvel e o Regulador possa ser a ASAE. Receio que tal incorrecção de dados transmitidos possa perturbar a apreciação, por parte do Regulador, à reclamação ..."
No seguimento dessa reclamação, o BdP respondeu-me recentemente e, tal como era esperado, informou que não era assunto de sua incumbência fiscalizar, mas, adiantou, tê-lo reencaminhado para a ASAE, por entender que existem indicios na reclamação a analisar por esta Entidade.
Houve lapso da KIA na dita definição da Entidade Reguladora? Terá sido mesmo lapso. É um assunto a analisar também pela DECO a quem participarei.
23 de setembro 2022
O assunto está a ser apreciado pela Entidade a quem o mesmo foi entregue. Aguardo a respectiva resposta.
8 de outubro 2022
Situação persiste
22 de outubro 2022
Situação mantém-se. A MSCAR não costuma comunicar com os clientes e, por conseguinte, os problemas técnicos com as viaturas de seu fornecimento, que lhes são apresentados pelos clientes, não têm qualquer importância.
5 de novembro 2022
4 de abril 2023
18 de abril 2023
2 de maio 2023
Continuo a aguardar.
Já conclui que a KIA e a MSCAR se estão marimbando totalmente para a resolução dos problemas apresentados pelos clientes. A KIA refere em comunicações anteriores que a resposta à minha exposição, já foi dada através do canal oficial para tratar as reclamações no dia 17/06/2022. O que é que a KIA fez? Além de não ter respondido directamente ao mesmo endereço de e-mail a partir do qual lhes coloquei a anomalia, acabando por usar outro endereço de e-mail que uso esporadicamente, refere nesse mesmo e-mail que transmitiu o assunto à MSCAR e que em breve (naquela data) eu seria colocado. Antes do mais, o normal seria a KIA gerir o processo tentando, através da MSCAR ou de mim, saber qual a evolução do mesmo. Como se costuma dizer, limitou-se a “passar a bola” sem qualquer outra preocupação. Quanto à MSCAR, borrifou-se pura e simplesmente no assunto uma vez que nunca me contactou. Recentemente o veiculo foi à revisão / manutenção na oficina do representante (MSCAR). No dia seguinte, fui contactado por uma daquelas meninas que pretendem colocar uma série de questões que apenas servem para os Power Points daqueles que levam a discutir o sexo dos anjos em reuniões, mas que, para os clientes, só têm uma utilidade: encher chouriços. Quando perguntei à funcionária se o inquérito estaria relacionado com o meu desagrado e queixa, respondeu que não. Quando lhe perguntei se estaria interessada em saber, respondeu que o questionário não teria esse propósito. Acabei por lhe dizer que, então, eu é que não estaria interessado em lhe responder.
O carro foi pago no acto da aquisição; ora se ficou logo pago, por que razão a KIA e a MSCAR se iriam preocupar com o assunto? Curiosamente apontaram logo para a falha de fabrico dos pneus – que são MICHELLIN e não fabricados pelo Chico da chafarica ou por Chineses; e mesmo que fosse, vinham montados de origem, tal como o rádio, o sistema GPS, o motor os bancos e por aí adiante. O carro não foi comprado às peças. Como tal, a responsabilidade é sempre do fabricante do carro / seu representante. Quando muito, caberia ao fabricante / representante do carro, contactar o fabricante dos pneus, não só porque foi a ele que os comprou, como também pelo “peso” que tal abordagem teria, devido à quantidade de pneus que certamente adquire (ou adquiriu).
Curiosamente os novos carros KIA vêm com informação à parte sobre a Garantia dos pneus que é dada pelo fabricante dos mesmos. Provavelmente, daqui a uns tempos procederão de igual modo para os bancos, para o rádio e, quiçá, para o motor.
Tudo isto é tão curioso, que até na altura em fiz a participação pelo livro de Reclamações Electrónico – na mesma altura do Portal da Queixa, o único Sector de Actividade e correspondente Entidade Reguladora que estavam disponíveis para seleccionar eram, respectivamente, Intermediação de Crédito e Banco de Portugal. Ora, como é fácil de perceber, estão incorrectos. Quando contactei a Linha de Apoio do Livro de Reclamações Online, a funcionária disse-me que esses dados são transmitidos sempre pelo Operador que, neste caso é a MCK MOTORS IMPORTAÇÃO E COMERCIO AUTOMOVEL (representante da KIA em Portugal). Considerando a designação social do Operador, creio que o sector de actividade se enquadra mais no comércio automóvel e o Regulador possa ser a ASAE. Por estar assoberbado de trabalho e outras vezes por me esquecer ainda não tive oportunidade de participar à DECO este lapso da KIA.
23 de maio 2023
6 de junho 2023
20 de junho 2023
20 de junho 2023
ANTÓNIO CARLOS LOPES DE OLIVEIRA
ANTÓNIO OLIVEIRA avaliou a marca
5 de julho 2023

A mesma opinião manifestada na reclamação à KIA ou seja, a MSCAR é muito má na relação com o cliente. Durante o tempo que decorreu esta reclamação, nuca fui contactado pela MSCAR. O serviço comercial já dava indicios de como seria a relação com o cliente por parte desta empresa. Após venda da viatura, nunca houve um contacto para saber qual o nível de satisfação - qua a necessidade se o carro já estava vendido? Dve ser esta a cultura da MSCAR.