Motorpor (Concessionário Renault e Dacia)
Motorpor (Concessionário Renault e Dacia) Marca do Mês
82.7
Motorpor Automotive - Comércio de Automóveis, S.A.
  • Avenida dos Ciprestes, Quinta da Varzinha
    2900-657 Setúbal
  • geral.renault@motorpor.pt

Multiauto - Vende viaturas aos clientes com defeito

Jorge Martins apresentou a reclamação
1 de abril 2014

sou proprietário de uma viatura Renault Megane II Break SE. Exclusive 1.5 Dci, Março de 2007 no concessionário Multiauto em Setúbal. Conta actualmente com aproximadamente 120.000 Km’s. Nos últimos 4/5 meses e após ser alertado para um problema grave nestes motores, dei início a uma investigação junto de oficinas da rede (Multiauto, Grupo Vesauto entre outras) e fora da rede Renault, dentro e fora do país, na internet, fóruns, redes sociais entre outros. Fiquei lamentavelmente a saber de que a minha viatura acima citada está dentro de lote de viaturas em que é precocemente susceptível de se danificarem as capas das bielas originando a inutilização imediata do motor da viatura, o chamado “motor partido”. Escrevo lamentavelmente, pois adquiri esta viatura 0 Km’s sendo o seu único proprietário e tanto a Renault Portuguesa como a Multiauto, Grupo Vesauto S.A. (pese embora desde os 60.000Km’s não efectuar revisões dentro da rede Renault mas numa oficina registada na ANECRA) não se dignificaram em me notificar de que a minha viatura pode estar dentro do lote das muitas a que tem acontecido o infortúnio das capas das bielas danificadas e consequentemente o motor partido. Este procedimento é prática comum da Renault para as viaturas que não efectuam revisões dentro da rede Renault, uma falta total de lealdade para com os clientes. Fui informado informalmente de que a Renault/Concessionários aquando da mudança da correia da distribuição (+/- 120.000Km’s), manda efectuar uma análise ao óleo e se conter mais limalhas que o espectável, manda efectuar a substituição das capas das bielas sem encargos para o cliente. Contactei os a marca e alguns stands por escrito para que me informassem dos procedimentos a seguir e de como e onde me devo dirigir para que seja efectuada uma análise e consequente despiste do problema ou a objectiva intervenção na minha viatura caso seja uma das que possa ter danos graves. A resposta das entidades supracitadas foi transversalmente negativa, declinando qualquer responsabilidade e/ou intervenção. Informei os concessionários em questão que suportaria integralmente os custos com a análise ao óleo, ainda assim foi negado. Devo acrescentar ainda que este assunto e a sua não divulgação são de extrema gravidade, não serve como justificação o facto de não fazer revisões dentro da rede Renault, como bem sabem a lei prevê que se faça revisões em oficinas registadas ou não na ANECRA sem se perder a garantia. É ainda de elevada gravidade circular diariamente com uma viatura que teve um custo de aquisição superior a € 27 000, desconhecendo que pode estar no lote das que acontece o drama de se partir um motor com pouco mais de 100.000 Km sem que o Concessionário e/ou a marca se dignifique a notificar o cliente e resolver o problema caso exista. Pelos dados que consegui apurar este problema é comum nos motores Dci, e transversal às marcas Renault e Nissan. Até à data não tenho qualquer resposta da Multiauto S.A. dos concessionários e da marca Renault. Evitem esta marca, evitem a Multiauto são de uma total desonestidade para com os seus clientes.

Data de ocorrência: 1 de abril 2014
A Multiauto-Sociedade de Comércio de Automóveis S.A. informou já o Sr. Jorge Martins que a política da Renault é de total transparência e que, se existirem problemas que possam ter a ver e pôr em causa a segurança dos condutores, a Renault informa de imediato os mesmos por carta registada.
Como é previsível, é totalmente do interesse da marca que os seus clientes se sintam seguros e satisfeitos com a escolha da mesma.
A Renault não vê necessidade de tomar nenhuma providência no imediato.
A Multiauto-Sociedade de Comércio de Automóveis S.A. está convicta que a sua actuação foi e é diligente e sempre no sentido de satisfazer as necessidades demonstradas pelo cliente.
22 de abril 2014
Nem a Multiauto S.A. nem tão pouco a Renault Portuguesa são transparentes, não são honestos para com os seus clientes. A minha experiência com viaturas novas Renault é grande, por consequência não existe qualquer chamada e muito menos por carta registada para os clientes por parte da Renault ou concessionários para resolver qualquer defeito e/ou avaria nas viaturas por mais pequeno que seja.
Neste caso particular desconheço se está em causa a segurança dos ocupantes da viatura, mas com o defeito precoce nas capas das bielas está seguramente em causa a inutilização de um motor que em condições normais "roda" centenas de milhar de quilómetros. Propus à Renault Portuguesa e a dois concessionários entre eles a Multiauto S.A. suportar na totalidade a análise ao óleo usado do motor, a resposta das referidas empresas foi negativa.

Por este e por outros problemas que não deixarei passar em claro, este e outros problemas de extrema gravidade terão que ser assumidos com seriedade e celeridade. Divulgarei a totalidade das respostas que recebi das entidades supracitadas.

Está demonstrada a honestidade e vontade da Renault Portuguesa em resolver os problemas de fabrico das viaturas que fabricam e vendem. Estão muito "distantes" do que proclamam e da forma como procedem os grandes fabricantes de automóveis.

Jamais irei adquirir qualquer viatura nova ou usada da marca Renault além dos conselhos que darei serem também nesse sentido. Renault Portugal e seus concessionários representam falta de confiança.
Jorge Martins avaliou a marca
18 de agosto 2016

Multiauto um concessionário a evitar.

boa noite .
eu também não aconselho NINGUEM IR AO CONCESSIONARIO MULTIAUTO ,,,, FUJAM DE LÁ