1.5

Multimoto - Vigarice???

Miguel Salema
Miguel Salema apresentou a reclamação
17 de janeiro 2022
Adquiri em inicio de 2021 uma moto 4 (ATV) da marca Linhai, modelo LH 500 com a matricula AG - 35 - HM, com motor de 4 tempos 495 cc. Desde o inicio que demonstrou consumos muito elevados sendo a media de 12,5 L/100km, também veio com os punhos trocados, manipulo das mudança que tem um botão para cambio a não funcionar, no modo L constantemente a saltar, por esse motivo reclamei junto do vendedor Sr. Jorge Reis da MR Motos e como ele nao me resolvia o problema contactei o Importador LINHAI Portugal - Multimotos Motor Portugal, S. A., sem resposta, por esse motivo contactei o Importador Europeu que na sumula final me informou que se devia a um problema com o carburador e que este deveria ser substituído, informei o vendedor e Importador Português; este respondeu que esse consumos de por vezes 13,7 L/100Km era perfeitamente normal nesse veiculo por ser um T3 e nada fez para pelo menos efectuar uma vistoria ao mesmo como lhe propus. Eu contactei varios utilizadores de ATV do mesmo genero e incluso um Moto Clube que afirmaram o contrario (seria espectavel no maximo 7 L/100Km). Para alem disso tambem reclamei que os farois não estavam devidamente ajustados. Tudo isso perante a inercia do Imprtador - Multimotos Motor Portugal, S. A.; mesmo tendo-lhe sido explicado que o uso era basicamente em estrada alcratuada ou de terra batida e que não efectuava off road, somente em vinhas e outras culturas que sao de tal maneira nao acidentadas que efectuava anteriormente esses percursos num normalíssimo automóvel (sem aumento dos consumos), sem qualquer problema, aliás tudo o que percorre hoje com a ATV o fiz de carro, tirando uma ou outra situação que fiz off road só para testar a ATV - tem guincho e gancho de reboque que nunca utilizei nem sou pessoa de grandes acelerações e estes consumos são so com o condutor e sem carga. Pelo explanado acho que tanto o vendedor como importador estão a ter uma posição muito pouco ética que leza os meus direitos como consumidor e da garantia, numa ATV que só tem 800 Km.
Data de ocorrência: 1 de setembro 2021