Câmara Municipal da Figueira da Foz
Município da Figueira da Foz
  • Paços do Concelho, Av. Saraiva de Carvalho
    3084 - 501 Figueira da Foz
  • municipe@cm-figfoz.pt

Câmara Municipal da Figueira da Foz - Junta de Freguesia de Lavos - Lei do ruído

António Jorge de Bastos Vianna Torres de Menezes
António Menezes apresentou a reclamação
6 de setembro 2023
Não tenho absolutamente nada contra as Festas, Festejos, Procissões, Romarias, Filarmónicas Associações - até porque fui presidente de uma e director Financeiro de outra, mas ter a infelicidade de há 14 anos, duas vezes por ano, serem efectuadas, frente à minha porta com fumo de comidas a entrar, cheiros, barulho, sujidade acumulada que um energúmeno até me disse que sendo a minha casa eu é que devia limpar...sem ver a Junta de freguesia ou a Câmara Municipal preocupar-se com os residentes e seu bem - estar mental e físico já que ficam impossibilitados de dormir as horas aconselhadas e exigidas médicamente, ou a passividade das autoridades que se esquecem do cumprimento legal de horário e da Lei do Ruído - Decreto-Lei n.º 9/2007- , é chocante e demonstra a desresponsabilização em que vivemos. Aos políticos interessa só o voto e por amizade ou interesse ou subserviência o povo vai votando nos mesmos.
Tão fácil se resolveria esta revolta com um investimento em Barreiras acústicas removíveis como medidas defensivas ao ruído, ou seja, soluções de remediação geralmente aplicadas após o surgimento de problemas relacionados ao ruído ambiental. São soluções de engenharia capazes de solucionar problemas sociais, comumente aplicadas em casos onde haja comunidades expostas ao ruído acima dos limites normatizados, proveniente de fontes diversas (infraestruturas de transportes, operações industriais, festas).
Quando as ondas sonoras se propagam em campo livre, não há interferência de quaisquer superfícies (com exceção do solo), ou seja, o som que chega ao receptor é ouvido no momento da emissão, chamado som direto (sem influência de reflexões sonoras). Quando um elemento físico – a barreira acústica – é instalado entre uma fonte sonora e seu respectivo ouvinte, o comportamento das ondas sonoras é alterado: parte da energia sonora emitida é refletida, parte é difratada nas extremidades da barreira e outra parte é transmitida através da barreira.
Os 55 db permitidos pela mesma Lei . durante o peródo nocturno são facilmente atenuados com a colocação destas barreiras amovíveis. Alguém se preocupa? Alguém faz algo além de falar?
Data de ocorrência: 6 de setembro 2023
20 de setembro 2023
4 de outubro 2023
O pior serviço que entidades públicas podem apresentar é o total desprezo pelos seus contribuintes!Nem se dignam responder!
18 de outubro 2023
Já vi que vamos ter este "fado" com esta Junta e Câmara, por alguns anos...não me perecem ser pessoas de bem quando nem se digam responder.
António Jorge de Bastos Vianna Torres de Menezes
António Menezes avaliou a marca
15 de novembro 2023

Nunca obtive resposta quer da Junta de freguesia quer da CMFF!

É absolutamente incrícel e fora do que é a Governace e Compliance, além da falta de ética e respeito a forma como estas entidades são geridas!

Exmo. Senhor

Informa-se que o Município da Figueira da Foz não está inscrito no Portal da Queixa, pelo que todas as reclamações deverão ser remetidas para as moradas oficiais disponíveis no site no seguinte endereço eletrónico https://www.cm-figfoz.pt/.