Município de Loulé
  • geral@cm-loule.pt

Câmara Municipal de Loulé - Falta de higiene na via pública

Carlos Caldeira apresentou a reclamação
1 de setembro 2023
Há já há mais de 2 anos que venho reclamando na CM de Loulé o facto de o meu vizinho, localizado a montante, da minha casa, lavar os dejectos dos cães que tem presos no quintal para a via pública, e que devido ao declive correm directamente para as janelas da minha casa. Assim, tenho um carreiro formado na berma da rua com urina e fezes de cão.

A inação da CM de Loué é total, pelo que venho vivendo assim, sofrendo bullying do meu vizinho que está indiferente ao problema.

Será que em pleno século XXI é assim que a CM de Loulé se revê na qualidade de vida dos seus munícipes? Ou o que vale é a lei do mais forte?

É normal ter que viver permanentemente de janelas fechadas para minorar o cheiro insuportável a dejectos de cães?

É normal ter uma "selva" de mato debaixo das minhas janelas devido à "adubação" proveniente desses dejectos?
Data de ocorrência: 16 de agosto 2023
Carlos Caldeira,

A sua reclamação foi enviada para os Serviços de Fiscalização Municipal para verificarem a situação reportada.

18 de setembro 2023
Caso seja necessário tenho inúmeras fotografias que retratam o estado deplorável da situação.
2 de outubro 2023
Ao fim de mais um mês tudo continua na mesma. As fezes e a urina dos cães continua a ser lavada para a via pública.

Não se entende a indiferença dos serviços municipais.
10 de outubro 2023
Até hoje, dia 10 de Outubro de 2023, continuo com o problema de ter a escorrer junto às janelas da minha casa "água" e detritos da lavagem de um logradouro onde se acumulam fezes e urina de cães durante vários dias.
11 de outubro 2023
Ex.mo Senhor Carlos Caldeira

O assunto como lhe disse foi reencaminhado para os serviços de fiscalização, pelo que proponho que possa contactar diretamente esses serviços para consultar o seu processo.

25 de outubro 2023
Ainda sem qualquer desenvolvimento.

Já apresentei a situação ao Delegado de Saúde de Faro.

Proximamente, irei apresentar queixa na Provedoria de Justiça.
14 de novembro 2023
Carlos Caldeira

Os serviços municipais estão a resolver a sua situação. Contudo, o senhor está no seu direito de apresentar queixas nas várias instâncias.

14 de dezembro 2023
Infelizmente, tudo continua na mesma, a ter que conviver com fezes e urina de cães a escorrem pela rua.

É absolutamente inacreditável o desinteresse, inação, ou seja o que for, por parte da câmara municipal de Loulé.

Nem se entende como em pleno século XXI se perpetua uma falta de higiene e atentado à saúde pública própria do século XIX e anteriores.
15 de dezembro 2023
Carlos Caldeira

A autarquia de Loulé realiza de forma continuada e consistente o seu trabalho de manutenção e limpeza do espaço público, contudo como V. Ex.ª perceberá não consegue estar em todos os lugares em que os cidadãos não têm respeito pelo espaço público. Cabe a cada um de nós cuidar do espaço público, para que o trabalho realizado pela autarquia seja complementar ao cuidado de todos. É uma questão que também trabalhamos na escola e na educação, para criar cidadãos mais cuidadosos e zelosos pelo espaço público. Relativamente à sua questão, os serviços municipais, tudo fazem para manter todas as ruas limpas.
Depende em primeiro lugar de cada um dos cidadãos, todos/as devem contribuir, da parte da autarquia o que contribuímos é para zelar pelo espaço público e por isso o cuidamos com muito cuidado e profissionalismo.

16 de dezembro 2023
A última resposta da CML é kafkiana.

Esta situação é um caso de polícia. De atentado à saúde pública. Não se trata de alguém que enviou uma beata para o chão.

Trata-se de o proprietário de uma casa que tem cães presos num pátio 24hxdiax365 dias no ano em que os cães fazem as suas necessidades nesse local que depois são "lavados" à mangueirada para a via pública.

Como a minha casa se situa a jusante com um declive na minha direção a urina e as fezes dos cães passam pelas janelas da minha casa.

Obviamente, que alguma coisa de muito errado se passa nesta caso. A inação da CML não é normal.

Assim, levarei o caso à Provedoria de Justiça.

Não posso continuar a sofrer esta situação de bullying sem que aja actuação contra o infractor.
18 de dezembro 2023
Carlos Caldeira

Como informei acima os serviços de fiscalização abriram processo de fiscalização e está a decorrer por aquele serviço a ação da autarquia.

2 de janeiro 2024
Entramos em 2024 e a situação mantém-se.

O meu vizinho continua a fazer alegremente a lavagem dos dejectos e urina dos cães que mantém permanentemente presos num terraço para a via pública, que devido ao infeliz declive (para mim) escorrem por baixo das janelas da minha casa.
8 de janeiro 2024
Carlos Caldeira

Foram efetuadas cinco deslocações ao local, pela Fiscalização Municipal, em 15/12/2022, 13/03/2023, 08/09/2023, 31/10/2023 e em 18/12/2023, sendo que em nenhuma delas foi detetada escorrência de águas sujas e fezes para a via pública. Foi no entanto sensibilizada a proprietária da casa visada, para manter limpo o espaço onde os cães circulam e tratar devidamente os dejetos dos animais.
Foi-nos remetido relatório da GNR de Loulé- NPA, que se deslocou igualmente ao local em 25/10/2023, tendo reportado a existência de 3 canídeos, devidamente licenciados, sendo que o alojamento dos mesmos se encontrava limpo. Não detetaram quaisquer despejos de águas sujas e fezes e referiram ainda que o crescimento das ervas deve-se ao facto da não pavimentação, sendo que com a chuva agrava a situação.
Acresce ainda que em deslocação ao local, em 18/12/2023, foi deixado pela fiscal, aviso para contactar os serviços, tendo em vista acompanhar a equipa de fiscais, para uma nova visita ao local, ao qual não obtivemos qualquer resposta. Não foi igualmente dada resposta ao n/ e-mail enviado em 04/01/2024, pelo que não nos é possível esclarecer cabalmente o assunto, sem a sua intervenção.