45.2

Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada - Habitantes sem água

Daniela Freitas
Daniela Freitas apresentou a reclamação
28 de novembro 2015

A designada freguesia, nomeadamente o lugar da Légua, em Marco de Canaveses, Porto, não tem nem nunca teve água da companhia,os habitantes usufruem assim (nem sempre) água de uns poços.

O que se passa e já me anda a tirar do sério é que a Senhora Presidente da Junta de Freguesia quando bem entende manda algum dos seus subditos fechar a água. Esta terça feira dia 24-11-2015 dia este em que não trabalhei, estive em casa e posso dizer que não havia água para fazer o almoço, para beber, para tomar banho, tive que me desenrascar, mas em que século é que vivemos ? Ontem, dia 27, por volta das 20h fecharam a água novamente, é lamentável, é desumano , este problema já dura há anos e ninguém faz nada. E Já no verão chegávamos a casa do trabalho por volta das 19:30 e já não havia água, mas isto dias seguidos, chegava eu da Universidade à noite e nem água havia para tratar da minha higiene.

É triste, isto vais contra a integridade física das pessoas, nem ao essencial temos direito para viver em dignidade ? Tenho que vir para o trabalho sem lavar a cara ? Não somos obrigados a meter poços em casa só porque fecham a água, bem temos de andar sempre a acartar água nos garrafões para fazer face às necessidades básicas. Da freguesia toda, este é o único lugar onde isto acontece. Se a senhora presidente da junta que de humana tem muito pouco vivesse neste lugar não fechava a água de certeza, ela fecha porque não é com ela. Ás vezes fecham à meia noite, as 8 da manhã também não há água.

Quando ela acham que as pessoas que não trabalham andam a gastar demais a água, manda fechar, mas então e as pessoas que trabalham ? Que chegam a casa e não têm água ?

Podem não acreditar mas é verdade. Ninguém merece chegar a casa e não ter água para tomar banho, para cozinhar ...

Data de ocorrência: 28 de novembro 2015