45.2
Município de Marco de Canaveses

Município de Marco de Canaveses - Desde 24-06-2022 à espera de ajuda/intervenção do município - programa 1º direito

Ana Ribeiro apresentou a reclamação
10 de março 2023 (editada a 13 de março 2023)
Boa tarde, desde o dia 24/06/2022, a câmara municipal do marco de canaveses foi notificado por mim, e pela assistente da segurança social. Esta situação desagradável em que estamos a viver já foi exposta nas notícias do Tâmega TV, estamos a viver numa habitação sem condições, ilegal e degradada. A situação que eu, o meu companheiro estamos requere a vossa intervenção e apenas vocês podem ajudar. Remeti essa informação por e-mail para a Presidente Cristina Vieira, na qual ainda não obtive resposta. Fui informada pelo Sr Manuel Ribeiro, de que não tinham certeza se o programa 1º direito abrangia casas precárias, para me informar, enviei um e-mail para a IHRU sobre essa questão, na qual o IHRU remeteu a resposta, que vou deixar em anexo, e que nela não consta que não ajudam nesses casos, após receber essa resposta, mandei de imediato para o Sr Manuel Ribeiro, a Sra Presidente Cristina Vieira, e-mail geral, e diversos e-mails disponíveis no site da Câmara Municipal Marco de Canaveses, na qual não obtive resposta à exposição que mandei, desde o dia 28/02/2023. Informam que temos que aguardar, mas não temos comprovativos em como esta situação foi passada à área competente, não nos questionaram nada relativamente as condições em que nos encontramos, não nos foi pedido nenhum documento, não preenchermos nenhum formulário, candidatura, ou outro tipo de documento relativamente ao programa 1º direito. Na minha opinião, como cidadãos merecemos a devida ajuda e resposta. Tive a informação de que haviam pessoas à nossa frente, mas há casos que requerem intervenção imediata, e que tem prioridade, o que acontece no meu caso pelas circunstâncias em que nos encontramos. Sugeriram alugar uma casa, mas nós saímos de um apartamento alugado, por não termos rendimentos suficientes e por questões de saúde. Gostaria de ter a informação detalhada de como funciona o programa 1º direito, quanto tempo é que demora a darem respostas e soluções, que documentos são necessários, um comprovativo em como está situação está sinalizada, se estamos elegíveis para a estratégia local de habitação, e que procedimentos estão a realizar perante esta situação. A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, nunca teve interesse de ver as condições pessoalmente, nunca ninguém apareceu aqui para ver estas condições miseráveis. Estas condições prejudicam-nos a nível de saúde e psicológico, mas tentamos aguentar. Já remeti vários e-mails, já liguei, já devem ter sido informados por outras pessoas desta situação, por isso não sei o que posso fazer mais para ter a devida atenção perante esta situação, que de momento, mantém-se igual e não houve qualquer mudança desde o dia 24-06-2022. Por favor, aguardo resposta assim que possível. Obrigado.
Data de ocorrência: 24 de junho 2022
12 de março 2023
Correção: Como não é de esperar, estas condições prejudicam-nos a nível de saúde e psicológico, mas tentamos aguentar.
Exma. Senhora,

No seguimento da V. reclamação, informamos que a mesma mereceu a nossa melhor atenção.
O processo de reclamação foi reencaminhado internamente para os serviços visados para reanálise e apuramento dos factos ocorridos e assim serão encetadas as diligências necessárias para melhoria contínua dos serviços.

23 de março 2023
Boa tarde, aguardo resposta assim que possível, obrigado
Exma. Senhora,

Somos a informar V.ex.ª que o processo de reclamação foi reencaminhado internamente para os serviços competentes. Assim, após análise da situação reportada, a Divisão de Ação Social, Educação e Desenvolvimento económico, dá resposta por ofício que junto se anexa.

Em anexo:
Ofício GSE 3409/2023-2643/2023, de 28 de Março de 2023.

Esta resposta tem um anexo privado
10 de abril 2023
Boa tarde, respondi por e-mail no dia em que recebi o vosso e-mail, mas ainda não obtive resposta. A documentação nunca foi pedida, pelo menos que eu tenha conhecimento, após 9 meses pedem uma série de documentos, vai demorar, mas irei entregar o mais rápido possível. Eu não compareci é verdade, mas alguém compareceu por mim. Não estamos sinalizados na estratégia local de habitação porque motivo ? Esta situação está longe de ser resolvida, como a resposta por e-mail tarda a chegar irei telefonar ou comparecer no estabelecimento, mas se há opção por e-mail deveria haver resposta.
Obrigado. Para já está sem resolução porque nada foi resolvido.
Exma. Senhora,

Atenta ao exposto, solicitamos a informação relativamente à situação reportada na comunicação anterior para conclusão do processo de queixa.

29 de maio 2023
Boa tarde, já tenho os documentos quase todos que foram solicitados apenas dia 19/04/2023. O pedido de ajuda foi feito dia 24/06/2022. Em princípio durante a semana já vamos fazer a entrega dos documentos. Depois aguardaremos resolução do problema, obrigado.
Exma. Senhora,

Aproveitamos a V. comunicação e ainda no seguimento da queixa apresentada, para juntar o ofício dos serviços, datado de 15 de maio, remetido a V. Ex.ª via correio eletronico.

Esta resposta tem um anexo privado
31 de maio 2023
Boa tarde, neste momento estou a contactar a Câmara Municipal do Marco de Canaveses para o nº 255538800 tentei contactar 14 vezes ninguém atende, a quem devo contactar se neste momento preciso de ajuda e não me posso deslocar às instalações ??
Obrigado
Ex.ma Senhora,

Registamos a vossa comunicação de tentativa de contato através do número de atendimento geral, central telefónica. Se o contato é para os serviços de Atendimento Social por favor contate este número 255 538 888, bem como por recurso ao e-mail: redesocial@cm-marco-canaveses.pt.

28 de junho 2023
Boa tarde, os documentos solicitados apenas dia 19/04/2023 e o pedido de ajuda foi feito dia 24/06/2022. Vão ser enviados no mês de julho, obrigado
26 de julho 2023
Boa noite, a assistente da segurança social informou que o programa 1ºdireito foi alargado, e que já vamos estar incluídos, iriam-nos enviar uma carta a informar e a solicitar documentos, confirmam ?
3 de agosto 2023
Boa tarde, documentos entregues no dia 28/07 pela D. Rosa, por indisponibilidade nossa de nos deslocarmos, já enviei os documentos que faltavam ao Sr Manuel Ribeiro, sem resposta ainda, esperamos o mais breve possível !! Obrigada
6 de setembro 2023
Enviamos os documentos por e-mail, e alguns documentos em papel. A única resposta que obtivemos, por e-mail, é novamente a carta registado que já recebemos a solicitar os mesmos documentos, e nem verificam quais os documentos em falta. Qual é o objetivo disto pretendido ?
19 de setembro 2023
Ex.ma Senhora,
Transmitida a comunicação ao serviço competente, reportam o seguinte:
Serve o presente para informar que analisada a documentação entregue no dia 04/06/2023 (email), a mesma se encontrava em falta ou desatualizada, exemplo disso é o IRS de 2020, pelo que foi enviado novo ofício a solicitar a documentação em falta.
Informa-se que no mesmo dia 6/09/2023 foi estabelecido contacto com a técnica de modo a que a mesma possa auxiliar na instrução.

3 de outubro 2023
Boa tarde, deslocamo-nos 2 vezes para falar com o Sr Manuel Ribeiro, mas sem sucesso, enviei todos os documentos em falta por e-mail, estou a aguardar resposta. Obrigado.