83.0
    - 26 Centros Auto em Portugal: http://www.norauto.pt/index.php?id=561&all

• Av. dos Cavaleiros, nº 49
    2794-057 Carnaxide
  • servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Alertas do controlo de estabilidade após a troca de pneus

Jose Augusto Afonso
Jose Afonso apresentou a reclamação
6 de março 2024
No dia 21 de fevereiro a Norauto fez o serviço de troca dos pneus de trás (menos gastos) para frente do carro e instalação de 2 pneus Norauto atrás, sendo a permuta feita por sugestão do funcionário.
A partir deste dia em durante os percursos que fiz o aviso de controlo de estabilidade piscou e a direção fugiu várias vezes.
Isso nunca havia acontecido nos 10 anos que tenho o carro, que foi comprado novo (86000 km).
Assim que o problema ocorreu da 1ª vez, contactei a Norauto.
Da primeira vez foi marcado um diagnostico, pelo qual esperei 3 horas e meia para no fim dizerem que o serviço não poderia ser feito por avaria de equipamento.
Da segunda vez disseram que foi detetado um problema, mas que foi resolvido.
Porém, o problema voltou a ocorrer exatamente da mesma forma no primeiro percurso pela mesma estrada em que ocorreu o problema da primeira vez.
O meu mecânico disse que uma cliente teve o mesmo problema e que ficou resolvido com a substituição dos pneus da Norauto pelos pneus da marca original.
Propus a mesma solução, mas negaram a substituição por dizerem que os pneus já haviam rodado, embora tenham sido menos de 300 km.
Então, como posso detetar o problema sem andar com o carro? A Norauto não se responsabiliza nem dá nenhuma garantia sobre o serviço efetuado e peças colocadas quando é claro que o problema surgiu imediatamente após a sua intervenção?
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2024
6 de março 2024
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

11 de março 2024
Exmo. Sr. José Afonso,

Temos a indicação de que a situação ficou resolvida e esclarecida, por parte do nosso centro Norauto de Braga.

Indique-nos se a resolução apresentada foi ao encontro das suas expetativas e qual o grau de satisfação com a marca.
A sua opinião é muito importante para as nossas equipas Norauto!

Jose Afonso
11 de março 2024
A reclamação não ficou resolvida.
A marca basicamente disse que estou mentindo ("a viatura tem um comportamento normal e adequado") e não vai fazer nada porque não conseguiu diagnosticar o problema, que já não conseguiu diagnosticar da primeira vez em que fiquei à espera 3 horas e meia porque a máquina estava avariada.
O facto é que em 10 anos de uso nunca acontenceu o problema (demonstrado na imagem enviada) e passou a ocorrer imediatamente após o serviço sempre que ando com o carro.
Jose Afonso
14 de março 2024
Recebi nova resposta do Sr. Pedro Dias (Diretor de Centro - Norauto Braga) por email que diz que "foi feito teste drive em estrada na sua presença e pode confirmar que nunca acendeu a luz que descreve".
Não sei de onde obteve esta informação, mas não corresponde à verdade.
Não foi feito nenhum teste em estrada na minha presença. A minha interação como a Norauto foi deixar o carro no estacionamento público em frente à oficina (fora desta), deixar a chave na loja com os funcionários, aguardar que me ligassem quando o diagnóstico tivesse terminado e recolher a chave na loja e o carro no estacionamento do Braga Retail Center.
Quando pedi o orçamento, o funcionário da Norauto propõs a troca dos pneus da frente para trás, pois os pneus novos (em melhores condições) deveriam ficar atrás para melhor estabilidade.
Como a Norauto se recusou a reconhecer e resolver problema, fui a outra oficina (não vinculada à Norauto), onde voltaram a colocar os pneus originais atrás e passaram os pneus da Norauto para frente. Desde esse dia o problema de estabilidade não ocorreu mais.
Isso comprova, mais uma vez que:
1. O problema que reportei era dos pneus.
2. O problema é dos pneus da Norauto, voisto que os pneus originais, com 10 anos de uso, dão mais estabilidade do que os pneus novos da Norauto.
Já agora, não podem alegar que o problema é dos pneus originais, porque antes da troca à frente estavam pneus originais iguais mas mais gastos e nunca havia dado esse problema.
Exmo. Sr. José Afonso,

Como referido pelo nosso responsável de centro na última resposta, caso o sintoma descrito ainda se verifique ou tenha sucedido recentemente, solicitamos que entre em contacto com o nosso centro de Braga para que seja iniciado um processo de averiguação/peritagem.
Perante as evidências recolhidas na sequência do diagnóstico efetuado, mantemos a posição já manifestada anteriormente.

Jose Augusto Afonso
Jose Afonso avaliou a marca
14 de março 2024

A marca fez alegações que não eram verdade nas respostas que me enviou por email, como terem feito teste drive em estrada com a minha presença. Também não assumiu o problema e não o resolveu, tendo sido necessário que eu recorresse a outra oficina para ver o problema resolvido.