NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Mau atendimento e faturação abusiva

Carla Sofia Duarte
Carla Duarte apresentou a reclamação
28 de abril 2024
Estou a reclamar em nome do meu pai, que já tem alguma idade. Comecei a acompanhar alguns serviços e contas para ajudar os meus pais, e tenho o meu e-mail pessoal associado a vários serviços deles.

Tendo o meu pai, infelizmente, uma invalidez de 60%, soube que a NOS oferece desconto no pacote base. Além disso, descobri que o meu pai pagava imenso por serviços que nunca utilizou. São pessoas de idade que não têm smartphones, não sabem utilizar a internet e nem têm computador. Inclusive, colocaram-lhe no pacote base internet de Kanguru Livre, além de lhe terem associado, segundo a NOS, gratuitamente, mais dois cartões de telefone ao seu pacote.

Em nome do meu pai, contactei a NOS e disse que não fazia sentido acrescentarem internet ao serviço do meu pai, que nunca foi usada e que além disso ele tinha os 60% de invalidez. Disseram-me que os números de telemóvel acrescentados não faziam diferença no valor total da fatura, mas que o Kanguru sim, que iriam retirar, e que para ter o desconto de 60% teria que ir a uma loja NOS e entregar o comprovativo do atestado multiusos da invalidez e que só depois poderiam rever a fatura. Falei tudo isso ao telefone com a Senhora D. Tânia Vandoni (julgo que seja assim que se escreve), tendo combinado que ela me ligaria na segunda-feira seguinte (dia 8 de abril). No fim de semana (6 e 7 de abril) fui à Loja do Oeiras Parque e entreguei o comprovativo.

Foi com espanto que, na mesma segunda-feira, dia 8 de abril, recebi um e-mail, NOS - Confirmação das alterações de serviço, com condições revistas para serem assinadas através de um parágrafo e um link “Em cumprimento com o DL 24/2014, 14/02 e da Lei 16/2022, 16/08, clique aqui para confirmar, e digite ACEITO para aceitar os termos e condições do serviço.”
Mas em vez de serem boas notícias, eram muito más.

O pacote base do meu pai, antes do contacto telefónico, era de 54,74€ e após o contacto telefónico passou para 65,99€!
Voltei a contactar a NOS por telefone nesse mesmo dia, indignada pelo serviço prestado e novamente, com mais de 60 minutos de contacto, fui desta vez atendida pela Senhora D. Feliciana Carlos, que me pediu desculpa e que verificou que associado à ficha do meu pai já estava o comprovativo dos 60% de invalidez e que depois de verificar o que poderiam fazer, foi-me dito que o valor do pacote base do meu pai passaria então dos 54,74€ para o valor de 27,99€.

Alertei para aquele e-mail e disse que não tinha clicado no link para o ACEITO para o valor de 65,99€ e ela disse-me para não me preocupar mas que contudo, o novo valor acordado agora de 27,99€, só seria assumido na fatura de maio.

Nesta data acabo de receber a nova fatura de abril! Com o valor novo de 65,99€ que nunca foi assinado e aceite.

Neste momento, admito que passa pela minha cabeça, passam vários impropérios que poderia chamar à NOS, pelo seu atendimento, pela falta de profissionalismo e acima de tudo, pela confiança que passam aos clientes. Enganam e dão más informações aos clientes.

É inadmissível que numa população envelhecida, não haja pacotes sem internet, que as pessoas de idade não sejam protegidas com atendimentos de “chico-espertice” e saiam das lojas com mais serviços desnecessários – como aconteceu com o meu pai com os cartões de mais 2 números de telemóvel de “oferta” e uma internet Kanguru Livre.

Mas o que me choca acima de tudo, é a falta de honestidade para com o cliente, que seja acordado um valor e depois venha outro. Será que uma empresa como a NOS precisa de enganar para faturar?!!

Agradeço, que seja reajustada a fatura que me chegou hoje para o valor de 27,99€ de pacote base acordado com a NOS no dia 8 de abril.
Data de ocorrência: 28 de abril 2024
28 de abril 2024
Caro/a cliente,

Confirmamos a receção da sua reclamação 111638424.
Informamos que a mesma já se encontra em análise.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Serviço ao Cliente - NOS
Carla Duarte
29 de abril 2024
Fiz a reclamação a um Domingo e na segunda-feira seguinte recebi um telefonema pela Providoria da NOS e o assunto ficou resolvido e esclarecido.
Muito obrigada
Caro/a cliente,

No seguimento da reclamação número 111638424, apresentada no dia 2024-04-28, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Serviço ao Cliente - NOS
Carla Sofia Duarte
Carla Duarte avaliou a marca
29 de abril 2024

No contacto "normal" com a NOS a marca não funciona muito bem, contudo, não posso dizer o mesmo após a reclamação neste portal. Aqui, a NOS mostrou-se à altura de uma grande empresa e resolveu o assunto tendo atenção ao cliente.