Produtos de Beleza e Cosmética
1 Maybelline 98.5
2 Cosmetis 88.6
3 Be and Care 86.2
NutriTienda24.3
NutriTienda Healthcare & Beauty, S.L.

NutriTienda - Preço mínimo garantido - mero marketing e publicidade enganosa

Rúben Santos
Rúben Santos apresentou a reclamação
10 de setembro 2021
Na sexta-feira, 03/09/2021, ao pesquisar por preços para um suplemento (proteína whey), encontrei esse suplemento num site, a um preço inferior àquele que pratica a nutritienda. Utilizei então a funcionalidade/benefício "preço mínimo garantido", para que me fizessem o mesmo preço que nesse site.

De referir que a diferença era inferior a 2 Euros.

Dias depois, creio que domingo dia 05/09, ao pretender acrescentar à minha encomenda bebida isotónica, pesquisei novamente por preços e também encontrei mais barato noutro site. Mais uma vez, utilizei a funcionalidade "preço mínimo garantido" e fiquei a aguardar por uma resposta.

Ao final da tarde de segunda-feira, dia 06/09, na ausência de resposta, recorri ao "chat" para tentar obter uma resposta. Apenas me foi indicado que a questão iria ser encaminhada para o "departamento correspondente".

Mais uma vez, na terça-feira, dia 07, e na ausência de uma resposta, voltei a insistir no Chat. Como recebi a mesma resposta, decidi então redigir um email, cuja cópia e resposta ao mesmo anexo*, onde apenas me voltou a ser repetido o que me foi dito no Chat: "Será verificado pelo departamento correspondente, eles ligam para confirmar o preço, o processo pode demorar uns dias".

Aguardei mais um dia e desisti, no dia 08/09 comprei os produtos no site que lhes indiquei no email acima referido, produtos esses que recebi no dia seguinte, 09/09. Junto anexo* as cópias da encomenda, fatura e entrega.

Foi então nesse mesmo dia 09/09, que finalmente recebi uma resposta da Nutritienda, e para meu espanto, que não fariam o desconto, uma vez que no site concorrente o produto estava esgotado.

Ora, antes de dizer aquilo que penso da resposta, relembrar o seguinte:

-Como disse inicialmente nesta reclamação, "acionei" o benefício "preço mínimo garantido", no dia 03/09 para a proteína whey;
-Só dias depois, dia 05 ou talvez dia 6 de setembro, acionei esse benefício para a bebida isotónica.

Contudo e curiosamente, já tenho a resposta para a bebida isotónica, coincidentemente no dia 09/09 e quando efetivamente já se encontra fora de stock no site que indiquei, mas para a proteína cujo benefício foi acionado dias antes e cujo stock está ok no preciso mesmo site, a resposta encontra-se no "limbo", aguardando quiçá rotura de stock, até porque já só vejo disponível num só sabor.

De salientar ainda uma "curiosidade", o/a redator/a do email onde me informam que: "Será verificado pelo departamento correspondente, eles ligam para confirmar o preço, o processo pode demorar uns dias", é o/a mesmo/a do email onde sou informado que: "a solicitação de igualação de preço(...)foi recusada, sem stock no site competidor". Junta-se anexo*.

O relatado merece naturalmente um valente "LOL", contudo a seriedade da reclamação não o permite.

Claramente, a nutritienda apenas apresenta este benefício como forma de marketing, convencendo os consumidores de que dispõe de facto dos melhores preços no mercado. Contudo e como relatei, em meu entender, não passa de publicidade enganosa, nos moldes previstos no Art.º 11.º do DL n.º 330/90, de 23 de Outubro, e Art.º 5.º e seguintes do DL n.º 57/2008, de 26 de Março.

Não me parece, de todo, que se observe diligência profissional para aplicação do benefício publicitado. Bem pelo contrário.

Para terminar, dizer apenas que só insisti com a nutritienda, porque de facto é onde adquiro os meus suplementos desde 2012, algo a que esta experiência colocou um ponto final. E sim, considero a vossa atitude desleal, para com um cliente leal, por uma diferença numerária nos 2 produtos que no total era inferior a 4 Euros.

*Por questões de privacidade, o anexo incluído no portal da queixa, apenas é visível à marca.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2021
Rúben Santos
Rúben Santos avaliou a marca
13 de novembro 2021

Nem a esta reclamação ou à que efectuei no livro de reclamações online, responderam. Enfim, o que não faltam é alternativas online de lojas do género.