Companhias de Seguros
2 Ageas Seguros 74.3
Ocidental70.7
Companhia Portuguesa de Seguros S.A
  • Líder em Bancassurance

A Ocidental é o maior operador de venda de seguros no canal bancário em Portugal, disponibilizando os seus produtos através do Millennium bcp. A sua oferta é composta por um vasto leque de soluções Vida e Não Vida, visando a proteção de famílias e empresas, tanto no plano pessoal como patrimonial.

• Praça Príncipe Perfeito n.º 2,
    1990-278 Lisboa
  • apoioaocliente@ocidentalseguros.pt

Ocidental Seguros - Recusa de responsabilidade em sinistro sem avaliação da causa da avaria

Alexandre Leite apresentou a reclamação
8 de dezembro 2020
No dia 31/05/2020 após fortes trevoadas na noite anterior, o mecanismo automatico de operação dos portões com acesso á residencia do meu sogro deixaram de funcionar.
Foi feita a participação e fui contactado por parte do perito para fazer uma "peritagem" por video-chamada no dia 18/06/2020.
O técnico referiu que numa fase inicial apenas precisava de algumas fotos da placa principal do sistema e que mais tarde entraria em contacto para realizar novas pericias.
Após o envio das fotos não houveram mais contactos por parte do mesmo e para nossa surpresa algum tempo depois fomos notificados por parte da ocidental que a mesma recusava responsabilidades no sinistro alegando que o circuito principal estava a funcionar e apenas os sistemas secundarios estavam inoperativos, indeferindo assim o pedido de indeminização.

A decisão da companhia foi contestada telefonicamente e pedi acesso ao relatorio do técnico que fez a peritagem sem nunca ter visitado o local ou o equipamento, o que me foi recusado.
Sendo que o perito tomou a decisão sem nunca ter pegado num multimetro, pedi á companhia para me revelar quais as pericias que foram feitas, voltaram a mencionar a confidencialidade do relatório.

Sendo que existiam riscos para a segurança dos meus sogros ao ter um portão de acesso direto da rua aberto há varios meses, recomendei-lhes que chamassem um tecnico para realizar um relatório tecnico e proceder á reparação/substituição do equipamento.

Assim foi feito e no dia 11/08/2020 foi realizada a substituição do equipamento e alguns dias depois enviado o relatorio tecnico bem como a fatura de compra do equipamento e de mão de obra da substituição para o balcão do Milenium (mediador).
Sendo que, o já referido relatorio menciona uma falha total do sistema provocado por uma sobrecarga devido ás condiçoes metereologicas já mencionadas. Contradizendo o relatório do perito que foi realizado com base em 4 fotografias tiradas por mim e anexadas nesta reclamação.
O relatório do tecnico contratado pelo segurado, segundo informaçoes fornecidas pela Ocidental, terá dado entrada dia 25/08/2020.
As novas evidencias foram totalmente ignoradas pela Ocidental Seguros e só após varios contactos o processo foi reaberto e retornado ao mesmo perito em 03/12/2020 e até á data de hoje sem qualquer resposta por parte da companhia.

Desde a primeira reclamação da decisão da companhia, e após varios pedidos de esclarecimento, nunca foi prestada uma justificação para a decisão do tecnico que nunca visitou o local ou o equipamento, impossibilitanto assim a realização de quaisquer pericias.

Temo estar perante uma situação de negligencia grotesca que dura há mais de 6 meses.
É lamentavel que a Ocidental tenha o desplante de indeferir um pedido de indeminização sem nunca avaliar o equipamento ou a sua avaria, não fornecer qualquer tipo de relatorio escrito ao tomador do seguro e ainda deixar arrastar um processo simples desta forma.

O relatório do tecnico que substituiu o equipamento esteve na posse da ocidental por mais de 3 meses sem resultar em qualquer avaliação ou reabertura do processo.

Se o tomador não tivesse dispendido financeiramente do valor para a reparação do portão estaria neste momento há mais de 6 meses com o portão da rua aberto pondo em causa a sua segurança e da sua familia!
Peço que esta situação seja rectificada urgentemente.
Data de ocorrência: 8 de dezembro 2020
10 de dezembro 2020
Bom dia Sr. Alexandre Leite

Registamos a questão colocada no Portal da Queixa.
Vamos contactar o Tomador de Seguro sobre o assunto.
Com os nossos melhores cumprimentos.

Apoio ao Cliente Não Vida
19 de dezembro 2020
Até á data o Segurado não foi contactado por via alguma. Dia 15 deste mês contactei a ocidental para saber o ponto de situação e saber porque motivo o segurado ainda não tinha sido contactado.
Após 20 minutos com a chamada em espera para consulta do processo, fui informado pela operadora que, foi enviada na segunda-feira (dia 14) uma carta registada ao segurado ondem faziam um pedido de peritagem presencial (quase 7 meses depois do sinistro e pela primeira vez) e uma declaração da EDP a atestar que naquele dia e local teria havido um pico de tensão. Já se passaram 5 dias e a carta nunca chegou nem aviso na caixa do correio. Eu não acho o pedido razoável na medida em que o tomador não terá essa responsabilidade perante a Ocidental. Se a ocidental pretender apurar causas do pico de tensão e imputar responsabilidades á EDP, deverá faze-lo por sua conta e risco.

No próprio dia foi enviado por e-mail um pedido á ocidental para o envio das condições gerais e particulares da apólice afim de verificar a legitimidade do pedido. Até hoje, não há resposta nem receção da documentação pedida.

Isto demonstra um total desinteresse por parte da ocidental em resolver a situação.

Considero que esta situação já ultrapassou todos os limites da razoabilidade e como tal, será feita uma exposição a ASF (Autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões) a relatar todo o sucedido, bem como, a denunciar o ato negligente e fraudulento do perito ao indeferir a participação sem visita ao local ou execução de quaisquer perícias ao equipamento.

Reitero que iremos até ás ultimas consequências para ver esta situação resolvida.
20 de fevereiro 2021
Continuo sem qualquer resposta por parte da companhia,
a visita do perito já foi feita há varias semanas, o mesmo mencionou que o motor trabalhou em sub-tensão (que está englobado nos riscos elétricos) e mesmo assim não existe qualquer resposta.

O pedido da declaração da EDP foi feito dia 13/01/2021, continua sem resposta.

9 meses após o sinistro, tudo por resolver, nem tão pouco um pedido de desculpas pela demora de 7 meses para enviarem um perito para avaliação do equipamento.

É fugir desta companhia...

Resta-me fazer uma nova exposição á ASF.
26 de fevereiro 2021
Bom dia Sr. Alexandre Leite

Registamos a questão colocada no Portal da Queixa.
Vamos contactar o Tomador de Seguro sobre o assunto.
Com os nossos melhores cumprimentos.

Apoio ao Cliente Não Vida
17 de junho 2021
Caro cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido, no entanto, informamos que iremos utilizar o canal de comunicação - Portal da Queixa, de forma mais ágil e alocando mais recursos, a partir do dia 01-06-2021.

Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente
Alexandre Leite avaliou a marca
15 de setembro 2021

Situação nunca foi resolvida. A marca nunca assumiu nada, nem tão pouco um pedido de desculpas pelos comportamentos fraudulentos! Nunca mais! Vencem pelo cansaço! A apólice já foi cancelada e o seguro transferido para outra companhia! Não recomendo a NINGUÉM!