Omd - Audição Portugal Marca Recomendada

Omd - Audição Portugal - Próteses auditivas

Cátia Santos
Cátia Santos apresentou a reclamação
4 de dezembro 2023
A minha tia foi contactada telefonicamente pela empresa OMD Audição Portugal LDA.(também designada por "O Meu Doutor - Grupo Saúde", com sede na Av. Heróis de Angola, nº 14 - 2400-153 Leiria, “titular do cartão de pessoa colectiva e matriculada sob o nº 514149485, com o capital social de 5000€”) para efectuar uma alegado rastreio auditivo em local público. De acordo com a descrição deste contacto, terá sido veiculada por telefone informação sugestiva de tratar-se de um rastreio integrado no Serviço Nacional de Saúde. Ressalvo que a minha tia, de 81 anos, tem já dificuldades cognitivas na sequência de AVC. No dia 25/10/2023, a minha tia dirigiu-se sozinha ao local onde foi realizado o alegado rastreio. Foi-lhe dito que beneficiaria de utilizar próteses auditivas e de seguida, apenas questionada se quereria pagar a pronto pagamento ou em prestações contraindo um crédito, o valor de 4900€. A minha tia acabou por assinar um contrato de aquisição de um par de próteses auditivas, o qual, foi resolvido, dando cumprimento à cláusula 4ª do contrato. O equipamento adquirido foi enviado por correio registado com aviso de recepção no dia 06/11/2023 (cumprindo o prazo ali estipulado de 14 dias), para a morada indicada da sede da empresa OMD - Audição Portugal, LDA. O material em causa encontrava-se em estado de conservação em tudo igual ao que estava quando foi adquirido.
A devolução do equipamento deveu-se à total insatisfação da compradora com o equipamento, uma vez que não se revelou minimamente eficaz em cumprir a função para a qual foi vendido, que seria, alegadamente, a de melhorar a capacidade de ouvir; e porque todo o processo de venda se revelou estar organizado de forma a ludibriar e persuadir uma idosa que apresenta dificuldades cognitivas, a adquirir um equipamento de avultado valor pecuniário, sem a devida avaliação clínica completa que exige uma suspeita de défice auditivo, causando-lhe um prejuízo patrimonial muito significativo.
Exigiu-se então a devolução total do valor pago. Até ao dia de hoje, e após recepção do aviso dos CTT em como o equipamento foi entregue na morada sede, não obtivemos qualquer resposta nem devolução do montante.
É fundamental salientar que a avaliação de um suposto défice auditivo carece de uma história clínica, observação clínica e diagnóstico diferencial, nomeadamente para que não se aplique uma prótese auditiva, ignorando problemas de saúde que possam estar subjacentes, e que podem ir muito além da perda auditiva associada à idade. Ora, de acordo com a informação que me foi dada por uma técnica audiologista que se deslocou ao domicílio da minha tia, alegadamente para dar assistência técnica, nenhum dos técnicos presentes no rastreio teria habilitações profissionais para fazer diagnóstico diferencial da etiologia de défices auditivos.
A presente denúncia visa não só a resolução da presente situação, bem como pugna por procurar que situações semelhantes não ocorram com outras pessoas não informadas e vulneráveis, na sua maioria idosos.
Conforme é passível de consulta em diferentes portais de reclamação do cidadão, verifiquei que existem já, em diferentes pontos do país, múltiplas queixas que descrevem o mesmo modus operandi, em que idosos são levados a crer, através de chamada telefónica para o domicílio, que: existe uma associação da empresa OMD Audição LDA. ao Serviço Nacional de Saúde, universal e gratuito; irão ser adequadamente avaliados do ponto de vista clínico. Casos haverá (como o da lesada) em que nem sequer é perguntado se pretendem adquirir o equipamento, mas apenas se pretendem pagar a pronto ou se pretendem contrair um crédito.
Sem mais assunto e mostrando a minha mais profunda indignação pela falta de escrúpulos demonstrada pelos colaboradores da empresa.
Data de ocorrência: 25 de outubro 2023
5 de dezembro 2023
Estimado cliente, Sr./a Cátia Santos,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 103553523 no dia 2023-12-05, que mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos reportou foi reencaminhada, para o departamento responsável e encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível.

Apresentamos desde já os nossos melhores cumprimentos,
A gerência
3 de janeiro 2024
Exmª Senhora Cátia Santos
Vimos por este meio, prestar os seguintes esclarecimentos em relação a este processo.
1º Gostaríamos desde já, de esclarecer que o Grupo de saúde " O Meu Doutor", à qual pertence a empresa OMD- Audição Portugal, Lda, é uma empresa idónea, que se rege pelos bons procedimentos e cuidados com os nossos Clientes. A nossa empresa está no mercado há mais de oito anos, prestando assistência e vendendo próteses auditivas fora do estabelecimento comercial, obedecendo a todas as normas reguladoras emitidas pelas entidades competentes nesta matéria.
2º Os nossos técnicos são altamente especializados, regendo-se por elevados padrões técnicos e éticos.
3º Aquando dos rastreios auditivos, são realizados audiogramas para diagnóstico, adaptação e reabilitação, feitos por Audiologistas credenciados.
4º Os aparelhos auditivos, comercializados, são da marca INTERTON, tecnologia GN, reconhecidos pela sua inovação tecnológica, qualidade e fiabilidade. Cada aparelho é pessoal e intransmissível, sendo identificado por um nº de série único.
5º Salientamos que, em nenhum momento deste processo em concreto, a sua tia, apresentou ou mostrou sinais de dificuldades cognitivas, apresentando sempre um discurso consciente e orientado.
6º Durante o rastreio auditivo, foi realizado o respectivo audiograma, por um dos nossos Audiologista, tendo sido detectada perda auditiva.
7º A D. Isabel João, agiu de forma livre e consciente, tendo-lhe sido lidas e explicadas todas as cláusulas contratuais .Foi-lhe também explicado que de acordo com o DL nº 24/2014 de 14 de Fevereiro, poderia exercer o Direito à livre resolução no prazo de 14 dias.
O contrato foi anulado dentro do prazo legal, o reembolso foi efetuado e assim sendo consideramos este processo resolvido e encerrado.

Sempre disponíveis para qualquer esclarecimento adicional,
A gerência
Cátia Santos
Cátia Santos avaliou a marca
19 de dezembro 2023

Empresa que põe em prática esquema de rastreios auditivos para venda de próteses de elevado valor pecuniário (4900€) sem a devida avaliação médica e a pessoas idosas, com vulnerabilidades cognitivas e económicas.