53.5

Patamar - Engano na execução de contrato

Maria Odete Tavares Martins Alves
Maria Alves apresentou a reclamação
29 de outubro 2016

Em Novembro de 2011 fomos abordados por telefone por uma senhora da Patamar que nos referiu termos ganho um fim de semana para a Família. Para o efeito bastava ir a Aveiro para conhecer as condições. Como nesse dia tínhamos que ir a Aveiro resolvemos passar pelas instalações indicadas. Fomos abordados por várias meninas que vieram com conversas de fins de semana grátis, viagens muito mais baratas entre outras coisas. Uma lavagem cerebral de cerca de 3 horas que culminou com a informação dos valores a pagar, que foi referido logo que não seria possível ( 150 € mensais ). Ao que referiram que podíamos assinar apenas os documentos para efeitos de criação de processo, teríamos o fim de semana grátis e teríamos inclusive 14 dias para decidir se pretendíamos continuar com o contrato ou não. Ao fim de tantas horas e nessa fase já com a pressa toda para terminar o processo dado o adiantar das horas entregaram-me documentos para eu assinar dizendo que não haveria qualquer problema que poderíamos depois analisar os mesmos com calma ( quando nos fossem remetidos por correio ) e que de qualquer forma teríamos os 14 dias para decidir. O contrato foi assinado a 05/11/2011. Após análise e considerando os valores envolvidos enviei em 11 de Novembro 2011 carta a rescindir o mesmo tendo sido recebida pela Patamar a 14/11/2011 bem dentro do prazo para rescindir.

Já em Dezembro fui contactado por um colaborador da Patamar que me referiu termos a necessidade de reunir para programar o pagamento das prestações.
Referi-lhe que não poderia ser pois tinha enviado a carta de rescisão dentro dos 14 dias.
O mesmo referiu-me que tínhamos assinado documento em como prescindíamos desses 14 dias.

De notar que a essa data não nos tinha sido ainda enviada cópia da documentação. A segunda via dos documentos apenas nos foi enviada a 27 de Fevereiro de 2012.
Fomos a uma reunião ao Porto onde nos foi mostrado o documento assinado. Apesar da indignação pois tínhamos sido enganados pelas Comerciais da Patamar que no meio dos outros documentos me entregou aquele, de má fé, sempre dizendo que tínhamos os 14 dias para decidir.
Face aos documentos apresentados e com receio das implicações acordámos o plano de pagamentos. Dado os valores indicados pela Patamar serem demasiados elevados fui forçado a contrair um crédito pessoal mais alongado mas com custos acrescidos ( a prestação seria no entanto mais baixa mensalmente ).
Uma vez que foi referido que não pretendíamos o contrato e que em situação alguma o iríamos utilizar face á nossa situação financeira ficou acordado com o colaborador da Patamar a venda do contrato logo que possível, segundo o mesmo passado um ano.
Entretanto e passado esse ano contactámos novamente a Patamar. Esse colaborador já não fazia parte da empresa ou pelo menos foi o que nos disseram ( tenho duvidas ). Foi-nos referido que a venda era possível sendo que nos foi pedido para indicar eventuais compradores. Enviámos por várias vezes nomes de compradores mas feed-back zero. Os contactos quer por telefone quer por mail continuaram mas sempre sem resposta e na maioria das vezes ( os contactos telefónicos ) com a indicação de indisponibilidade do colaborador. Conseguimos por uma vez falar com o departamento jurídico que nos indicou que teriam eventualmente uma pessoa interessada ( não sendo das que enviámos ) mas que o processo estaria em curso. Ficaram de nos dar informação, nunca mais. Tentámos por diversas vezes falar novamente com essa senhora mas foi impossível. Da ultima vez disseram-nos que estaria em licença de maternidade...

Continuámos a tentar por telefone e mail mas nada. Num ultimo contacto disse á telefonista que tinha que forçosamente falar com alguém e preferencialmente da Administração. Pretendia marcar reunião com eles. Foi-me passada a chamada a um colaborador que voltou a pedir-me para enviar mais contactos ao que lhe perguntei o que tinha acontecido com os restantes pois parece-me que andamos a dar contactos e a Patamar a fazer contratos novos. Não me foi dada qualquer informação sobre esses contactos.
Resolvi no entanto enviar alguns contactos adicionais sendo que pedi inclusive para me confirmarem a recepção do mail. Não confirmaram e segundo pedido meu ficou também em branco.

Entretanto ligaram comigo por causa do pagamento das despesas administrativas de 85 € anuais.

Só pode ser gozo. Temos um contrato que nunca utilizámos nem vamos utilizar. Recebemos por ano uma carta da Patamar sobre uma qualquer viagem, ainda lhe enviamos possíveis compradores e querem cobrar despesas administrativas????

Data de ocorrência: 29 de outubro 2016
7 de novembro 2016
A sua situação encontra-se em análise pelo departamento competente. Entraremos em contacto consigo no mais breve espaço de tempo.
Maria Alves
12 de novembro 2016
Apenas recebi um contacto a informar que nada poderiam fazer. O contrato está em vigor e que teria que ser eu a conseguir vender.

Nem coerência há no que dizem pois já tivemos em tempos informação do departamento jurídico de que haveria uma pessoa interessada. Mais, já enviámos por diversas vezes nomes de pessoas que poderiam estar interessadas na compra do contrato mas nunca recebemos qualquer feed-back relativamente a esses contactos.

No contacto a esta reclamação referiram que a venda não implica para eles lucro uma vez que teriam que nos desembolsar o valor que pagámos. Querem sim contratos novos.
21 de junho 2018
A questão ficou resolvida entre a empresa e a reclamante.

Faça uma pesquisa na net sobre esta gente. veja, por exemplo: * PROIBIDO *://deflesados.blogspot.pt/ - mexa-se, ainda está a tempo de recuperar o seu dinheiro

16 de novembro 2016

A questão é que a própria DECO - Defesa do Consumidor diz nada haver a fazer. Nem cancelar definitivamente o contrato para esquecer que estes senhores existiram.

Procure ajuda. Não se deixe enganar mais. Sobretudo não assine mais nada nem faça acordos.

A DECO quer é sócios, pagantes.