14.9

Peugeot - Avaria

Aguarda resposta
Sónia Maria Moreira Mesquita
Sónia Mesquita apresentou a reclamação
5 de abril 2024 (editada a 22 de abril 2024)
Venho, por este meio, reclamar da avaria ocorrida no passado dia 20 de março de 2024, ao tentar sair do meu domicílio, da minha viatura 308 SW, matrícula 80-VA-24. Ao sair da minha residência, para levar o meu filho menor de 12 anos ao treino, o carro parou, nunca mais consegui pô-lo a trabalhar e não surgiu qualquer sinal luminoso a explicar o porquê. Tive de chamar o pronto de socorro e ativar a Assistência em viagem (vide anexo datado de 20-03-2024).
Anteriormente recebi alerta, por email, para marcar a manutenção / revisão de oficina por ter ultrapassado a quilometragem da revisão (?), mas surpreendentemente esta situação não se confirma por ainda nem sequer a carrinha chegada aos 140000 quilómetros conforme prevê a próxima revisão (confirmar o anexo – livro de manutenção).

Mas, por descargo de consciência agendei a revisão e recebi a confirmação por email.

A viatura encontra-se neste momento nas instalações de um agente autorizado, Pneus mir -Lda., em Mira, conforme poderá confirmar nos anexos a esta reclamação, desde o dia 21 de março 2024, com uma duração prevista de um mês e de com um orçamento de reparação 3726.60 euros para o seguinte diagnóstico: avaria na sincronização interna no motor – Árvore de cames.
Esta situação/avaria é uma situação já do conhecimento da Peugeot, pois têm se multiplicado as queixas em Portugal e até pela Europa fora, até em motores com menos quilómetros. As viaturas com garantia ainda conseguem uma cobertura, mas sendo uma situação que a Marca Peugeot conhece o que acontece aos outros clientes? São entregues à sua sorte? Que resposta tem a Peugeot para lhes dar? Resposta no sentido de responsabilidade por aquilo que foi feito e por aquilo que não foi devidamente feito. Estamos a falar de um defeito de fabrico grave, que provoca danos avultados nas viaturas e passível de originar acidentes graves aos ocupantes.
Além disso, considero que deveria ter sido de imediato assinalada no plano de manutenção e intervencionada a fim de evitar danos maiores, tal como está a acontecer.
Posto isto, considero inadmissível uma viatura com 5 anos, adquirida nova, revisões todas feitas na marca, com 130000 KM, originar uma situação de avaria que me obrigou, mais uma vez, a ficar sem veículo por demasiado tempo com todo o desagrado inerente à situação e sobretudo a um custo previsível elevadíssimo.
Data de ocorrência: 4 de abril 2024
Sónia Maria Moreira Mesquita
Sónia Mesquita está a aguardar resposta da marca