Performance da Marca
18.2
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
14,3%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
14,3%
Média das Avaliações
47,5%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Eletricidade e/ou Gás - Distribuição
1 Galp 87.6
2 Floene 87.2
3 E-REDES 79
...
Portgás18.2
REN Portgás Distribuição, S.A.
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Portgás - Corte / interrompimento do fornecimento de gás à instalação

Sem resolução
3/10
Filipe Correia
Filipe Correia apresentou a reclamação
26 de setembro 2023
No passado dia 10/07/2023 e estando na morada durante todo o período do dia do incidente, em consequência de uma súbita falta de gás no fogão, contactei a Portgás via telefone, questionando o sucedido.
Resposta da assistente= “ Técnico Portgás, em consequência de um aviso por parte do colega que verifica as contagens do contador, que indicou cheiro a gás após abertura da porta de acesso, interrompeu o fornecimento de gás” (nota: não houve qualquer justificação e informação por parte de quem foi ao local sobre o que estava a acontecer e a sua consequência)
- Após esta resposta a assistente procedeu à informação necessária para a verificação e resolução do problema.
- Contactei um técnico ligado à vossa rede de técnicos de reparação no mesmo dia e foi ao local no dia seguinte, 11/07/2023, onde me encontro presente, procedendo à verificação da ALEGADA FUGA.
Resultado: Não foi encontrado nenhum indício de fuga, nem de cheiro, pelos métodos usados e pelos testes resultantes do mesmo, o sistema de condutas do gás está operacional. Menciono que ESTIVE PRESENTE DURANTE ESTE PROCESSO comprovando esses mesmos factos.
Após esta verificação a Portgás foi novamente contactada e deslocaram-se ao local duas pessoas, que estiveram a reavaliar o incidente e após +- 30 minutos de “verificações e telefonemas” , aparentemente sem grandes certezas, retomaram a ligação do gás e abandonaram o local sem nenhuma justificação, apenas que o problema estava resolvido e se quisesse que ligasse para a Portgás para esclarecimentos.

Portanto, a aparente fuga não existia, se existia deixou de existir porque ligaram novamente o gás sem qualquer tipo de explicação plausível, apenas mencionaram que iriam reportar o sucedido e que depois se quisesse que contactasse a Portgás.
O técnico que foi chamado ao local cobrou esse serviço (documento 1 em anexo), mencionando o resultante da sua avaliação “OBS: Foi efetuado o corte de gás pela empresa distribuidora, informando que a instalação tinha fuga de gás. Não foi detetado nenhuma fuga na instalação.”

E é esta cobrança que está a ser reclamada à Portgás, porque foi feita em consequência de uma indicação mal avaliada de vossa parte e dos vossos colaboradores. 12/07/2023

Este incidente resultou noutro onde após 14 dias úteis do primeiro email enviado (12/07 a 01/08/2023) à Portgás a reclamar o pagamento da fatura (documento 1), no período entre as 09h e as 12h do dia 01/08/2023 entrei novamente em contacto com a linha de apoio da Portgás para saber se já havia respostas sobre o assunto em questão, onde me informaram que não, que normalmente o período de resposta é +- 15 dias úteis, sem novos desenvolvimentos esperei.

Coincidência ou não, nesse mesmo dia da parte da tarde, quando regressei a casa e após verificar que não tinha novamente gás, dirigi-me à caixa de correio e tinha um aviso/flyer com a indicação de que tinham interrompido o fornecimento de gás.

Contactei novamente a Portgás, informaram-me que tinha uma fuga e que tinha de fazer os mesmos procedimentos da situação anterior.

Novamente, deslocam-se ao local sem aviso prévio, na sequência de uma reclamação que dizem que foi feita, mas que não existe, porque apenas procurei ser indemnizado por um serviço que não tinha a necessidade de o fazer por indicação da Portgás, visto que não havia fuga.

Agora, e o mais preocupante e na minha opinião bastante grave em diversos aspetos, sejam eles voluntários ou apenas má prática, é ser detetado desta vez uma fuga evidente, que aparentemente não existia há 21 dias atrás, depois de andarem a apertar e a desapertar abraçadeiras, e enviarem a justificação que pode ser devido ao calor. Também de realçar que SE HOVESSE uma fuga destas durante 21 dias ou mais, teria um impacto significativo no consumo, o que não se registou.

O resultante desta junção de fatores e factos que apresento acima são no mínimo dúbios para mim como cliente mas também no mínimo irresponsáveis por parte das pessoas intervenientes no processo de verificação, principalmente na primeira ida ao local. E mesmo a fuga que foi registada na segunda visita ao local, onde o mesmo técnico chamado por mim e que foi o mesmo da primeira vez, menciona que uma fuga deste género era impossível não ter registado/detetado no passado dia 11/07.

A juntar a isto:

Consumos: verifiquei e registei um decrescimento no consumo desde abril até à data do 1º incidente, tendo em conta que não tive qualquer tipo de alteração na rotina diária;

Uma instalação feita em 2021, uma fuga num cano que não tem qualquer tipo de pressão exterior, em que os únicos que mexeram foram os técnicos designados pela Portgás e pelo técnico que chamei ao local, Isolado e dentro de uma caixa isotérmica dentro das normas, verificar no espaço de 21 dias uma rotura junto a uma das abraçadeiras de junção que foi mexida e onde se registou na segunda ida ao local.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 10 de julho 2023
Filipe Correia
Filipe Correia avaliou a marca
25 de outubro 2023

Empresa com demasiada influência e estatuto para poder "obrigar" seja ao que for, e dentro do "NOME" demasiada repartida para incutir responsabilidades.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.