18.6
1 Floene 87.8
2 Galp 86.9
3 E-REDES 79.2
Portgás18.6
REN Portgás Distribuição, S.A.

Portgás - Problema com contador do gás

António José Loureiro Silva
António Silva apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2021
Ontem, desloquei-me ao exterior da minha residência para fazer a leitura do contador de gás, algo que não fazia há alguns meses.

Ao abrir a porta do contador, verifiquei que o mesmo tinha sido substituído pela Portgás. Esta substituição foi uma total surpresa para mim, na medida em que não recebi qualquer informação acerca dessa substituição.

Após a recolha das leituras, apercebi-me de que havia uma enorme disparidade desde a última leitura efetuada pelo operador de rede, e que foge do nosso habitual perfil de consumo.

Contextualizando, o contador foi substituído a 27 de novembro, tendo ficado a contagem a 0, nesse dia. No dia 21 de dezembro, o operador de rede deu uma contagem de 20 m3 de gás, o que acabaria por ser normal, dentro do nosso perfil de consumo.

Pois bem, ontem (4 de fevereiro) o contador mostra 109 m3 como leitura atual. Quer isto dizer que, em cerca de 44 dias, o suposto consumo foi de 89 m3.

Para termos uma noção da disparidade dos valores das leituras, passamos de uma média de 0.8m3 diários para 2 m3 diários...

Entramos em contacto com a Portgás, que não demonstrou qualquer vontade em verificar o que se passa com o seu contador, remetendo a questão para a GALP, de forma a solicitarmos uma peritagem ao equipamento, que poderá ter um custo acrescido de 100€ + IVA para o cliente. De momento, por tudo o que estamos a expor, temos confiança nula na seriedade de toda esta peritagem. Duvido sequer que o contador peritado viesse a ser o nosso, de forma a que não se verificasse qualquer falha.

Nestes contactos, descobri que a Portgás tem procedimentos bastante estranhos... Foi-me indicado que deveria ter sido notificado previamente para a substituição do contador. Não recebi qualquer notificação dessa intervenção. Foi-me também indicado que, após a intervenção, a Portgás deveria ter deixado uma notificação da efetivação da substituição. Uma vez mais, a referida notificação não me foi entregue.

Dito isto, andamos num "jogo do empurra" entre a Portgás e a GALP. Assim, solicitei à GALP que me envie uma lista detalhada de todas as leituras do contador de gás, desde o início do nosso contrato, ou seja, desde a nossa entrada na casa. A análise destes consumos permitirá verificar a total disparidade de consumos registados.

Reiteramos que a única alteração e o único fator novo nesta equação é a substituição do contador de gás, pelo que consideramos que uma verificação do contador deveria ser efetuada, de imediato, sem qualquer necessidade de suposta peritagem ao contador. Já tivemos uma situação similar com a EDP e a vistoria e substituição do contador foi imediata...

Descobri também no contacto com a Portgás que, se porventura for alvo de uma vandalização do contador, o responsável somos.... nós... Isto porque o espaço onde está o contador é propriedade nossa. Pois bem... Nesse caso, a substituição do equipamento teria que ser autorizada e supervisionada por mim e a minha falta de anuência perante a substituição e o facto de não a ter supervisionada, deixa-nos a suspeita sobre toda a seriedade deste processo.

Já fizemos reclamação acerca destes procedimentos através da linha telefónica 808100900, mas até ao momento não recebemos qualquer informação acerca da mesma. Aliás, solicitamos que nos fosse fornecida a referência da reclamação, mas não nos foi dada qualquer informação. Temos a certeza quase absoluta de que nem sequer registaram a referida reclamação, o que acaba por ser condizente com toda a ação da empresa Portgás.

Aguardamos a resposta dos Vossos serviços.

Atenciosamente

Sara Teixeira / António Silva
Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2021
António José Loureiro Silva
António Silva avaliou a marca
28 de março 2021

Uma verdadeira vergonha de empresa... Só não posso mudar de empresa, porque são os únicos a prestar o serviço...