58.1

Portvias - Reclamação de pagamento de contra ordenações

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro apresentou a reclamação
14 de maio 2021
Hoje 13/05/2021, recebi via CTT, 3 notificações da repartição de finanças da área da minha residência para pagamento de coimas coercivas, por falta de pagamento de portagens, referentes ao ano de 2016.
As coimas são referentes aos seguintes processos de contraordenação:
Processo nº. 09572021060000001084; 09572021060000001076; 09572021060000001092
Relativamente às infrações não me recordo de as ter cometido, no entanto por via das dúvidas caso se venha a apurar que efetivamente existiram, desde já informo que não foram de uma forma propositada, mas eventualmente por esquecimento de pagamento.
No entanto caso se tenham verificado, relembro que até à presente dada, não fui notificado/aviso, por via CTT, correio electrónico, ou outra, por parte do concessionário relativamente à falta do pagamento em divida, assim como a data, hora e local da infração.
Por conseguinte segundo o Artº. 10 da Lei nº.25/2006 de 30 Junho, o pagamento das SCUTS se não for feito de forma voluntária dentro dos prazos legais definidos, deverá ser enviada uma notificação por parte da concessionária responsável pela via, ao visado a avisar que tem pagamentos em atraso, bem como o montante a pagar.
Caso o visado após ser notificado do pagamento em atraso não faça a sua cobrança até ao 30º. dia da sua receção, poderá ser aplicada uma multa.
Pelos factos acima descritos estou disposto a regularizar a situação, através do pagamento estipulado das referidas passagens, sem as respectivas coimas, uma vez que a empresa credora agiu de má-fé, só ao fim de 5 anos da infração se ter dado, é que vem pedir a cobrança coerciva sem me ter notificado dos valores em divida, e dessa forma inviabilizar o meu pagamento voluntário.
Data de ocorrência: 14 de maio 2021