1.5

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves apresentou a reclamação
15 de janeiro 2016

Exmos Srs. da Price Value Worth,

Venho por este meio efectuar uma reclamação pública visto não ter recebido o Vosso feedback desde o dia 04-12-2015.

Relembro então os factos que originaram a mesma: no passado mês de Dezembro, V. Exas foram contactadas pelo banco BPI, vosso parceiro no processo de avaliação de imóveis nos quais o cliente pede um empréstimo habitação. O imóvel em questão, à semelhança de outros na área de Alfornelos (Amadora), tinha um preço balizado entre os 130.000€ e 140.000€. Para este valor contribuía o estado do imóvel, localização e garagem associada. Pude também confirmar através da utilização de diversos portais imobiliários disponíveis na internet, que os imóveis na envolvência de Alfornelos estavam balizados nos mesmos valores, obedecendo a características semelhantes. No caso do imóvel por mim solicitado ainda teria a mais-valia de ter uma área útil superior aos demais oferecidos no mercado.

Depois de avançar com o processo no BPI, os mesmos solicitaram a V. Exas que efectuassem a avaliação do dito imóvel. Qual não foi o meu espanto quando o relatório produzido pelo “perito” Sr. Nuno Cartaxo apresentou um valor final de 107.500€, cerca de 32.000€ abaixo do valor de referência no mercado.

Perante tamanha diferença, não me restou outra hipótese senão analisar em detalhe o relatório produzido por V. Exas: bati ponto por ponto no que diz respeito às condições paisagísticas, comerciais e de acessibilidade que foram por Vós retractadas como “insuficientes” em Alfornelos, quando o mesmo não era verdade. Tanto que não era que, após a minha crítica, V. Exas reviram o valor em alta para 118.000€, na revisão do relatório.

A partir desse momento confirmei então a falta de profissionalismo (ou quem sabe inexperiência) em todo o processo. Se é necessário um leigo na matéria como eu munir-se de informações pertinentes para valorizar o seu imóvel, então acredito que qualquer banco Vosso parceiro deva ponderar bem a relação que Convosco estabelece. Porque uma empresa de avaliação que não tem em consideração os valores de mercado, efectua adendas aos valores iniciais após o cliente lhes mostrar que estão errados, são de facto pressupostos assustadores para qualquer entidade bancária que queira ter o vosso relatório como métrica fiável para a avaliação de risco.

Da parte do cliente, é de facto lamentável ter um negócio de compra habitação arruinado pela falta de qualidade do serviço prestado. O BPI também não ficará isento de culpas, pois após a minha exposição de como o serviço da Price Value Worth estava deliberadamente desfasado da realidade do mercado imobiliário, optaram pela defesa do parceiro e obrigar o cliente a suportar na totalidade um novo processos de avaliação com outra empresa. Em relação ao Sr. Nuno Cartaxo, por ter estado envolvido nas duas avaliações erróneas do imóvel, deixo o meu voto expresso de que nunca tenha de se deparar no futuro com tão maus profissionais como você. Uma profissional que desvaloriza de forma tão grosseira um imóvel ou é por pura incompetência e desconhecimento do mercado, ou então tem directrizes claras para o fazer.

Todos os documentos associados foram-vos fornecidos durante o mês de Dezembro, seja por mim, seja pelo BPI.

Marcos Gonçalves

Data de ocorrência: 15 de janeiro 2016

Tenho o mesmo problema que o Sr. Marcos Gonçalves se queixou devidamente.
Começo a pensar que é o banco BPI que "dá instruções" às entidades de avaliação de imóveis para apresentarem relatórios com valores muitos baixos.

Passo a descrever o meu caso:
Efectuei ao banco BPI um pedido de empréstimo no valor de 151.000€, ao qual foi aceite nas condições descritas.
Com o avanço do processo, foi pedido por parte do BPI a avaliação do imóvel.
Tal como o Sr. Marcos Gonçalves, qual não é o mesmo espanto, quando recebo o relatório com o valor 146.000€ de avaliação.
O mais grave na minha situação é que em Agosto do ano passado o imóvel ao lado do meu interesse, igual a nivel de construção, novo, foi avaliado em 206.000€ pelo banco CGD. Uma diferença de 60.000€, como é possível???
Pedi ao BPI para fazerem um pedido de revisão do relatório de avaliação do imóvel apresentando como provas a avaliação do imóvel ao lado e o relatório da última peritagem de avaliação por parte do construtor aquando a finalização da construção (os dois imóveis em banda valor de 395.000€). O novo relatório de avaliação veio exactamente com o mesmo valor de avaliação.
Já expos a situação à DECO e eles nada podem fazer porque a nível legislativo não existe nada para proceder a um processo jurídico. A única opinião que deram é que provavelmente o BPI "pediu" uma avaliação abaixa e aconselharam-me a mudar de banco.

O mais triste é que pagamos e não é pouco por uma avaliação que constatamos ser viciada e nada podemos fazer para contrariar.

Obrigada pela atenção prestada,
Rosa Silva