Privilege Style
1 EuroAtlantic 75.2
2 STP Airways 58.8
Privilege Style1.5
Privilege Style, S.A.

Privilege Style - Desvio de avião do aeroporto do Porto para o o aeroporto de Santiago de Compostela

Maria Bárbara Valente de Sousa Guedes
Maria Guedes apresentou a reclamação
25 de agosto 2021
No dia 14 de Agosto de 2021, eu, o meu marido e os meus dois filhos, de 18 e 20 anos, fomos para o aeroporto da Ilha do Sal, em Cabo Verde, cerca das 21h30h (hora local), para fazer o check-in para o Porto. Depois de algum tempo sem qualquer informação, fomos informados que o voo estava com duas horas de atraso. Estava previsto sair às 23h50h e saiu às 01h45 da manhã.
Quando estávamos a chegar ao Porto e já depois do aviso de aterragem, fomos informados pelo piloto que não íamos aterrar no Porto devido ao tempo e que o avião seguia para Santiago de Compostela. Bastou olhar pela janela para constatar que a informação era falsa. O céu estava azul, límpido, sem nuvens nem vento. Mas nada podíamos fazer. Depois de aterrarmos em Santiago de Compostela, os familiares de alguns passageiros que os aguardavam na cidade do Porto informaram aquilo que já sabíamos. O tempo no Porto estava ótimo e que todos os aviões estavam a aterrar vindos dos mais variados destinos. Quando os restantes passageiros souberam dessa informação, gerou-se uma situação de revolta e exigiu-se uma explicação por parte do piloto. Nessa altura, o piloto pediu desculpa pelo sucedido e admitiu, com ar jocoso, que se aterrasse no Porto já não tinha "tempo" para regressar a Santiago de Compostela, pois a tripulação tem "tempos" limite para estar no ar. Ainda informou que já tínhamos autocarros à espera para nos enviar para a cidade do Porto. Face a tal, os passageiros, sentindo-se ofendidos, decidiram não abandonar o avião enquanto não providenciassem por outra viagem de avião para a cidade do Porto. Depois de instalado o caos, a tripulação acabou por chamar a "Guardia Civil" que veio ao avião explicar que tínhamos de sair, pois não havia nenhum avião para nos levar para o Porto. Depois de muita discussão, fomos obrigados a abandonar o avião. Já no Aeroporto de Santiago de Compostela não tínhamos nenhum representante da companhia aérea para nos dar qualquer explicação, para nos orientar e ajudar. Sozinhos, estivemos "horas" à espera para preencher os formulários Covid-19 e passar a barreira de segurança sanitária. Já no exterior do aeroporto, também sem qualquer assistência, entrámos no autocarro que nos apeteceu, sem qualquer controlo, identificação ou apoio, acondicionámos as próprias malas na bagageira e seguimos viagem para o Porto. Logo à saída do aeroporto, o autocarro avariou, pelo que estivemos à espera de outro, para o qual mudámos e que, finalmente, nos levou para o aeroporto do Porto. Após mais de duas horas e meia de viagem, lá chegámos ao aeroporto do Porto, seriam cerca das 13h30.
Durante todo esse tempo estivemos sem comer, sem beber, sem ir a um WC, com os filhos a perguntar constantemente o que se estava a passar e sem uma explicação para lhes dar.
Já viajámos muito, nomeadamente em família, nunca nos aconteceu algo assim e nunca fomos tão maltratados por uma companhia de aviação, que, no caso, se comprometeu a levar-nos da Ilha do Sal à cidade do Porto, fazendo-nos chegar de avião ao respetivo aeroporto às 06h00 da manhã do da 15.08.2021, quando nos fez chegar a esse aeroporto de autocarro às 13h30 desse dia.
Chegámos a casa tão exaustos e desgastados que até nos esquecemos que tínhamos passado uma semana de férias numa ilha paradisíaca.
Exijo ser indemnizada por todos os danos causados por essa companhia.
Data de ocorrência: 15 de agosto 2021