1.5
  • Edif. Mercado Municipal de Torres Vedras
    Av. Tenente Coronel João Luis de Moura - Loja A, Cave
    2560 Torres Vedras
  • geral@promotorres.pt

Promotorres - Alteração do acordado numa data sem conhecimento prévio da interessada

Nani Vieira
Nani Vieira apresentou a reclamação
23 de setembro 2021
No dia 8 de janeiro de 2021, comprei uma avença de dois meses à Promotorres E.M. com intenção de continuidade mensal.

Em 29 do mesmo mês, enviei à Promotorres E.M. um e-mail a dar conhecimento que desde o dia 15 de janeiro que não usava o parque, devido à situação de Pandemia, e consequente regime de Teletrabalho, solicitando a suspensão da avença até ao meu regresso ao serviço, pelo que recebo um e-mail com a seguinte resposta: "Conforme email entretanto remetido poderá suspender a sua avença, a partir do mês de Fevereiro, sem que isso determine a perda de lugar. No caso concreto, e uma vez que procedeu ao pagamento antecipado de dois meses, o pagamento efectuado para o mês de Fevereiro vigorará para o mês em que pretenda retomar o uso da avença ou que a possibilidade de suspensão seja levantada".

Recorde-se que do mês de janeiro, apenas usei o parque 6 (seis) dias, tendo contudo pago o mês inteiro sem o usar, devido à pandemia.

Em 17 de setembro envio um e-mail à Promotorres E.M. a solicitar que me reactivassem o cartão, a partir de 01 de outubro, dado teria retornado ao trabalho.

Em 22 de setembro após insistência numa resposta por parte daquela entidade, recebo um e-mail com o seguinte conteúdo: "Conforme referido em email de 03/02/2021, que se anexa, o pagamento efectuado para o mês de Fevereiro vigoraria para o mês em que V. Exa. pretendesse retomar o uso da avença ou que a possibilidade de suspensão fosse levantada. Em 25/05/2021, foi V. Exa. contactada, através do email que também se anexa, com a indicação de que a possibilidade de suspensão cessaria no final do mês de Maio, sendo, por via disso, validada a avença para o mês de Junho por conta do pagamento efectuado em Fevereiro.
Não tendo existido pagamentos posteriores, facto que determina, em cada mês, a renovação automática do contrato de estacionamento em regime de estacionamento periódico sem reserva de espaço, este cessou no final do mês de Junho. Assim, caso pretenda adquirir uma avença para o mês de Outubro, V. Exa. terá de efectuar uma nova inscrição – mediante existência de vagas para o efeito – e efectuar o correspondente pagamento."

Acontece que não veio nenhum e-mail anexo assim como NÃO recebi qualquer e-mail em maio, pelo que solicitei que mo reenviassem, assim como os respectivos recibos de recepção e leitura.

Foi-me remetido o e-mail de maio que cujo conteúdo era: "Tendo cessado as circunstâncias que conduziram à introdução da medida, a possibilidade de suspensão de avença sem perda de lugar terminará no final do mês de Maio. Assim, a sua avença para o mês de Junho será validada por conta do pagamento efectuado em Fevereiro."

Recibos, nenhuns!

Respondi que não conseguia compreender o contrassenso entre o e-mail de fevereiro e o de maio que, reiterei que não recebi e que, para o efeito, solicitei que fizessem a prova do envio através do recibo de recepção e de leitura.

Respondi que não compreendia o que pretendiam dizer com “Tendo cessado as circunstâncias que conduziram à introdução da medida”;

... e se "seria a Promotorres E.M. quem decide quando um trabalhador de outra entidade termina o regime de teletrabalho ou regressa ao serviço, até porque, tratando-se de uma situação que envolve dinheiro e a utilização de um cartão, no mínimo, deveriam (creio), solicitar a acusação da recepção desse e-mail ou verificar se haveriam utilizações do cartão após do envio do alegado (utilizações que não se verificaram!!).

E assim, em dois meses que supostamente deveria ter utilizado o parque, apenas o usei 5 dias (no valor de 6,25€, em janeiro), tendo ficado a Promotorres E.M. com o remanescente sem uma explicação válida e aceitável, que possa constar no seu Regulamento.

No que diz respeito ao mês de janeiro, assumo que só no final solicitei o cancelamento, uma vez que estive a adiar o regime de Teletrabalho o mais que pude, mas solicitei o cancelamento ANTES do mês de fevereiro, fundamentando motivo do cancelamento, tendo o mesmo sido aceite como se pode verificar pelos e-mails supra, e a meio do jogo, "as regras foram alteradas sem que para isso eu tomasse conhecimento", ficando a Promotorres E.M. com um lucro de 43,75€, sem qualquer esforço ou prova de que eu tenha recebido o alegado e-mail de maio.

Questiono-me quantos "clientes" deve ter tido a Promotorres E.M. em situação análoga, que lhe proporcionaram ganhos sem a utilização do parque de estacionamento?

Questiono-me se POR ACASO eu tivesse comprado uma avença de um ano? (Só não o fiz porque já estava a prever que entrássemos em teletrabalho, só não sabia quando, daí só ter optado pelos dois meses...)

Questiono-me onde estarão os recibos de recepção e de leitura do dito e-mail de maio, que nunca recebi?

Sinto-me defraudada!!

Trata-se de um abuso, de mudança de "ideias" unilaterais sem fundamento plausível e sobretudo de uma falta de empatia de respeito e uma autêntica #VERGONHA

Exijo ser ressarcida do valor respeitante ao mês que não utilizei o cartão (fevereiro) ou que me seja creditado o mesmo no cartão para o utilizar em estacionamento no Parque do Mercado Municipal, que foi para esse fim que foi adquirida a avença!
Data de ocorrência: 22 de setembro 2021
Nani Vieira
Nani Vieira avaliou a marca
4 de outubro 2021

Infelizmente, a Promotorres, na pessoa dos seus colaboradores (e responsáveis), como uma Empresa Municipal, não "cuida" dos seus clientes e dá o dito por não dito e, sobretudo, aquando das reclamações, ignora-os ou mantém a sua postura de forma arrogante, usando sobretudo o silêncio como resposta (leia-se desprezo), o que só descredibiliza a imagem desta EM e consequentemente da Autarquia, onde os serviços são de excelência. Só com o recurso à publicitação dos maus préstimos, como foi o caso em apreço, é que, a Promotorres E.M. excepcionalmente, "reapreciou o processo", permitindo o carregamento de um crédito de mês de estacionamento no meu cartão. Não tendo alternativas, terei de dar continuidade à avença, senão, obviamente que optaria por outro parque de estacionamento. Vamos ver se não sofrerei retaliações e, quando for renovar a avença não me irão "informar que não têm vagas, só para não permitirem a renovação da mesma". Dar-vos-ei o meu feedback, até porque sou sabedora que o piso -2 está repleto de vagas, que é onde costumo estacionar, devido ao maior espaço para estacionar dado que as células são exíguas.