Renault Boavista
Renault Boavista
16.0
Renault Retail Group Portugal, S.A.

Renault Boavista - Tempo excessivo de reparação

Nuno Teixeira
Nuno Teixeira apresentou a reclamação
29 de maio 2023
Enviei o seguinte mail para o apoio ao cliente no dia 15/3, que até hoje ainda não obtive resposta:

"De acordo com a nossa conversa presencial na sexta-feira passada, aquando do levantamento do carro que esteve para arranjo, aqui vai a minha exposição para remeter ao Sr. Henrique Alves, que muito oportunamente terá entrado em férias nesse mesmo dia.

Relativamente ao arranjo da minha viatura: ??????

Cingimo-nos aos factos:

entrada da viatura na vossa oficina - 7 de novembro de 2022
parecer do perito da companhia - 18 de novembro de 2022
entrega da viatura por parte da vossa oficina - 10 de março de 2023

Entre a entrada e saída da minha viatura na vossa oficina distou em 4 meses e 3 dias, tempo este, considerado como muito excessivo para o tipo de arranjo que foi levado a cabo.

Uma vez que a minha viatura foi para essa oficina por ser a oficina de referência da companhia de seguros (??????), a companhia cedeu-me uma viatura eléctrica durante 51 dias, ultrapassando em 21 dias o normal, visto a vossa demora. Contudo, após este término, a companhia passou a responsabilidade da cedência de um veículo, com as mesmas condições (visto que de acordo com a companhia tenho direito a este tipo de veiculo durante o período de conserto) para vocês. Assim, e como vocês não dispunham de um veículo eléctrico, cederam-me um renault clio a gasolina.

Ora, se tivermos em conta a despesa deste veículo em comparação com a minha viatura, a diferença de valores durante o período que esteve em minha posse, traduz-se nos seguintes factos:

Kms no dia de cedência - 5.455 kms
Kms no dia de devolução - 9.169 kms
Kms percorridos - 3.714 Kms

Gasolina no depósito no dia da cedência: 130 kms restantes
Gasolina no depósito no dia de devolução: 230 kms restantes

Montante de gasolina (em €) colocado durante o período: 413,99€ (cópias em anexo)
Montante gasto (em €) em gasolina durante o período: 395,66€
A diferença entre os 2 permanece na diferença de Kms no depósito.

Média de consumos do carro no dia da cedência: 7,4Lt./100
Média de consumos do carro no dia da devolução: 6,3Lt./100
Média de consumos do meu carro eléctrico: 13Kw/100 (podem confirmar pelas revisões feitas na oficina).

Se fizerem os cálculos baseados nos recibos que vos foram apresentados, verão que foram comprados 244,75Lt de gasolina 95, a um valor médio de 1,691€/Lt, o que perfaz os ditos 395,66€. Ora, se fizermos as mesmas contas para os Kms percorridos, mas desta vez pelo meu carro eléctrico, as contas são fáceis de fazer:

3714 kms /100*13(kw/100)*0,15€(€/kw) (dando por cima, uma vez que costumo abastecer no Continente a 0,11€) = 72,42€
Assim sendo:

395,66 - 72,42 = 323,24€

Este é valor que reclamo, baseado em factos e na premissa que o cliente não pode ficar prejudicado por culpa que não lhe é imputável.
Mais, solicito que seja prolongada em 4 meses e 3 dias a garantia do meu veículo em toda a sua extensão (incluindo os serviços digitais como GPS e outros).

Aguardo deferimento,

Com os melhores cumprimentos,"

Anexei as faturas das despesas da gasolina.
Data de ocorrência: 29 de maio 2023