1.5

Rent a Star - Cobrança de dano indevida

Arnaldo Junio Duarte de Sousa
Arnaldo Sousa apresentou a reclamação
8 de abril 2021
Carro alugado na empresa, e na entrega do mesmo, foi feito uma vistoria super rápida, pois o mesmo é novo, então nada a se observar.
O funcionário passou a mão levemente no carro em três lugares do para choques, e simplesmente falou que o mesmo não tinha danos. Eu confiei no mesmo e não fiz a minha verificação.
E na entrega o mesmo funcionário detectou raspagem do para-choque em 4 lugares diferentes, em vários sentidos, típico de que o carro foi raspado várias vezes, por vários clientes. Perguntei se o mesmo tinha fotos antigas do para-choques. E ele disse que não.
Então tenho certeza que fui penalizado por algo que não fiz.
De início tiveram a capacidade de me cobrar 250,00 Euros.
Reclamei, e ainda sim, me cobraram 100,00 Euros.
Muito injusto esse tipo de situação, cobram um absurdo por algo que você tem certeza que não fez, e ainda não causa dano algum no carro, pois se trata de uma situação na parte de baixo do Carro. Onde todo e qualquer carro tem marcas de uso.
Data de ocorrência: 8 de abril 2021
Rent a Star
Exmo. Senhor Arnaldo Sousa,

No que concerne ao teor da reclamação apresentada, cumpre-nos efetuar os seguintes comentários:

1. Foi efetuada a reserva nº 1118899 através do Site Discover Cars, com o nº de voucher DC-1777727, que originou o contrato de aluguer nº 1091862, referente à viatura Mercedes Classe B com a matrícula AD-38-CZ.
2. Como é procedimento normal, quando se efetua o check out/check in da viatura, a mesma é verificada na presença do cliente de forma a validar eventuais danos à saída, bem como validação do estado da viatura à chegada.
3. No dia 01/04/2021, pelas 15h44, data e hora do check out, foi verificada na presença do cliente a viatura de aluguer, tendo sido elaborado em simultâneo um auto de entrega assinado por ambas as partes (cliente e funcionário da rent a car) no qual foi efetuado o registo dos danos verificados na viatura (em anexo folha de verificação de danos).
4. No dia 08/04/2021 pelas 15h14, data de devolução da viatura, foi detetado pelo nosso funcionário a existência de dano na parte de baixo do para choques da frente , tendo V. Exa sido alertado que esse dano não constava da mesma no momento do check out. Por tal motivo, é da responsabilidade da cliente o pagamento do valor de 100.00€ a título de reparação do dano provocado na viatura durante o período de utilização da mesma.
5. Em anexo enviamos a cópia da fatura nº 12919692 (já liquidada).

6. Salientamos que os danos cobrados são efetuados de acordo com os montantes máximos estabelecidos na nossa tabela de preços afixada ao balcão.
O valor atribuído aos danos varia mediante a peça, a dimensão e profundidade dos mesmos, mas nunca ultrapassa os valores estabelecidos na tabela de danos.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos e colocamo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Atentamente,
____________
Departamento de Qualidade da Rent a Star
Nº Nacional: 800 200 490 Nº Internacional: +351 229 400 400
www.rentastar.pt | geral@rentastar.pt
Arnaldo Sousa
9 de abril 2021
Como é do conhecimento de todos pelo Portal da Queixa, não sou o primeiro a ser burlado pela empresa ou pelo funcionário de inspeção do veículo.
Alugam o carro por um preço bom, na retirada, não tem o carro popular, disponibilizam um carro superior, que por sinal, excelentes carros, mais aí na chegada, todos tem a surpresa, 250,00 , 300 euros e daí por diante.
Se aproveitam da inexperiência de clientes e da boa fé de confiar na empresa, de não checar os detalhes do carro, e na entrega somos surpreendidos por danos que conserteza já existiam no carro.
Entoa não sou o primeiro nem serei o último a passar por isso.
A empresa não quer saber se vai alugar novamente, ela quer saber de alugar uma vez e depois não precisa fidelizar clientes, sempre a novos.
Parabéns, bela política essa de cobrar valores indevidos. Lamentável, pelo padrão que tem a empresa.
Planejava voltar, mais depois dessa passarei bem longe e contarei a todos o que fazem.
Rent a Star
Exmo. Senhor Arnaldo Sousa,

A empresa Rent a Star limitou-se a cumprir as Condições Gerais de Aluguer de Viaturas que estão mencionadas no verso do contrato assinado.
"O utilizador obriga-se a usar a viatura com zelo e cuidado, mantendo-a em perfeito estado de conservação, ou seja, nas normais condições de utilização , caso contrário é da sua inteira responsabilidade o pagamento de qualquer dano".

Assim como mencionamos anteriormente a viatura foi verificada na presença de V. Exa e foi assinado por ambas as partes a folha de verificação de danos.

Não temos qualquer interesse em prejudicar os nossos clientes , que são importantes para o crescimento e evolução da empresa , no entanto não podemos deixar de ser ressarcidos pelos danos provocados nas nossas viaturas durante o período de aluguer.

Lamentamos o descontentamento de V. Exa, isto não obstante o acima referido e reiteramos que todos os procedimentos foram cumpridos.

Em anexo seguem mais uma vez as fotos do dano , a cópia das folhas de verificação do Check in e Check out , o contrato assinado e as condições gerais de utilização da viatura.

Atentamente,
____________
Departamento de Qualidade da Rent a Star
Nº Nacional: 800 200 490 Nº Internacional: +351 229 400 400
www.rentastar.pt | geral@rentastar.pt

Bom dia Arnaldo Sousa, tive uma experiência semelhante à sua a vou colocar a rent-a-car em tribunal. Precisava de algumas testemunhas que verificassem que o meu caso não foi o único. Posso contar consigo para testemunhar? entre em contacto comigo para o email jmmferreira @ gmail.com. Obrigado.