80.1
Repsol - Eletricidade e/ou Gás
  • Na Repsol oferecemos produtos e serviços para o seu dia-a-dia.

• Av. José Malhoa, 16B - Edif. Europa
  • repsoleygportugal@repsol.com

Repsol - Repsol-aumento indevido/abusivo e sem explicação

Rui Pereira
Rui Pereira apresentou a reclamação
5 de julho 2023
Caro Serviço de Atendimento ao Cliente da Repsol Portuguesa Lda.,

Venho por este meio, através de um portal público de reclamações, expressar a minha profunda insatisfação e descontentamento com a recente alteração unilateral e abrupta das tarifas de energia que me foram comunicadas no passado dia 30 de junho de 2023 às 22:16.

Como cliente com apenas 2 meses de contrato, sinto-me enganado e desrespeitado pela vossa empresa. No passado dia 09/05/2023, formalizei um contrato com a vossa empresa para a prestação de serviços de energia e Gás, com uma potência contratada de 5.75 KVA e um valor com desconto incluído de 3% na tarifa simples de 0,091344 €.

Fui surpreendido com um email, enviado no dia 30/06/2023 às 22:16, informando-me de um aumento significativo das tarifas de acesso às redes de energia, com base na Diretiva ERSE n.º 8/2023. Este aumento resulta num novo valor de 0,156365 €, representando um aumento de aproximadamente 70%.

Esta alteração é não só desproporcional, mas também injusta e potencialmente ilegal. De acordo com a legislação em vigor, especificamente a nota pública emitida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) em 19 de agosto de 2022, os comercializadores de eletricidade devem avisar o cliente por escrito sobre as alterações de preço com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Além disso, durante a vigência do contrato, o comercializador no mercado livre não pode impor subidas de preço, mas sim apenas propor alterações aos consumidores particulares, incluindo sobre o preço, "em situações excecionais e devidamente justificadas, que estejam previstas no próprio contrato". Não vejo nenhuma situação excecional ou justificação adequada para um aumento de tal magnitude.

A Diretiva ERSE n.º 8/2023, que consultei, refere-se a um "mecanismo excecional de ajuste dos custos de produção de energia elétrica", mas não vejo como isso justifica um aumento de tarifa tão significativo. Além disso, a diretiva entrou em vigor em 22 de março de 2023, o que significa que a Repsol tinha conhecimento desta diretiva muito antes da data de comunicação do aumento das tarifas, e poderia ter informado os seus clientes de forma mais adequada e atempada.

A falta de transparência e consideração para com os vossos clientes é alarmante. Parece-me que a Repsol utilizou uma manobra comercial para atrair clientes com tarifas baixas e, em seguida, aumentar os preços de forma abrupta e sem aviso prévio adequado. Esta prática não só prejudica a confiança dos clientes na vossa empresa, como também pode ser considerada uma violação dos direitos dos consumidores.

Assim, solicito que seja reposto o valor que foi contratualizado, conforme os termos do contrato, e conforme a orientação do Regulador. Caso contrário, serei forçado a tomar medidas legais para proteger os meus direitos como consumidor.

Agradeço a vossa atenção a esta questão e aguardo uma resposta urgente.

Em anexo a carta enviada, para constarem o brutal aumento de preços!

P.S.: Esta reclamação é publicada num portal público como um aviso a outros consumidores sobre as práticas da Repsol Portuguesa Lda. e para que a empresa responda publicamente ao que está a fazer.
Data de ocorrência: 5 de julho 2023
Repsol
5 de julho 2023
Exmº(ª) Sr(ª) Rui Pereira,

Acusamos a recepção da sua reclamação nº 95313423 em 2023-07-05.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Centro de Relação com Clientes
Repsol Portuguesa, Lda
www.repsol.pt
Repsol
20 de julho 2023
Na sequência dos contactos, averiguações e/ou esclarecimentos dirigidos ao Exm Sr Rui Pereira,

consideramos a reclamação nº 95313423 resolvida.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Centro de Relação com Clientes
Repsol Portuguesa, Lda
www.repsol.pt
Rui Pereira
Rui Pereira avaliou a marca
27 de julho 2023

Não são sérios.

Sr Rui Pereira, aconteceu-me exatamente a mesma coisa.
Recebi por email as 23h03m do dia 30 de Junho 2023 um aviso da Repsol com data de 27 de Junho 2023.
No dia 29 de Junho recusei uma oferta identica da Endesa (até ligeiramente mais baixa que a da repsol naquela data) por estar satisfeito com a Repsol. Este aviso fora de horas, vai custar-me um aumento na fatura de 30€ (passar de 40€ para 70€). Tiraram-me a oportunidade de escolher um tarifario mais vantajoso, e que agora, em Julho, já nao está disponivel.
A ironia do aviso de alteração de preço por parte da Repsol, é o segundo paragrafo que passo a transcrever:
"A comunicação e a transparência são pilares de qualquer relação de confiança e, por
isso, nesta comunicação, queremos dar a conhecer as alterações regulatórias
recentemente publicadas que afetarão o valor da sua fatura a partir de 1 de julho de
2023."

10 de julho 2023

Sr. Samuel, como nós...há mais pessoas na mesma situação. A endesa também me abordou nesse sentido..transparência não é com a repsol certamente.
Vamos ver no que vai dar.