1.5

Resende - Reclamação motorista resende

Nuno
Nuno apresentou a reclamação
9 de novembro 2023

Venho pelo presente demonstrar o meu desagrado para com o motorista que conduzia o autocarro com matrícula BA-98-RP no dia 9 de Novembro, por volta das 18h30, linha 107, de Matosinhos para Valongo.

Entrei no autocarro em Matosinhos com destino a Valongo. Pedi um bilhete, e apresentei uma nota de 20€ para pagar. O motorista, que não tinha troco, disse-me que eu tinha que ter dinheiro trocado para fazer o pagamento. Propus pagar com cartão de débito, mas não tinha essa modalidade de pagamento. Eu disse que não tinha forma de me dar troco e que eu é que tinha que ter previsto isso e que a lei dizia que eu tinha que ter troco (se tiverem essa Lei convosco, partilhem por favor). Deu-me a oportunidade de sair numa paragem e trocar a nota num café, o que eu recusei, primeiro, por receio que arrancasse, sem esperar por mim, Segundo porque acho que se alguém deveria trocar dinheiro para me dar o troco seria ele a fazê-lo e Terceiro, por ter sido arrogante e mal-educado, era certo que não lhe iria fazer esse favor. Se tivesse pedido com educação, talvez ponderasse. A discussão escalou em tom muito desagradável em frente aos outros passageiros. Pedi-lhe para ligar com a chefia dele. Recusou-se. Disse que eu tinha que sair do autocarro. Recusei e disse que se quisesse podia chamar a polícia. Ele disse que ia parar no posto da polícia, mas não parou.
Em tom desagradável e alto, disse-me para sentar e que era a última vez que viajava com ele. Sentei-me sem pagar bilhete.
Passado uns bons 15 minutos, chamou alto pelo 'Sr. da nota de 20 euros' e deu-me o troco em várias moedas de 0,50€ e 1€. Eu aceitei claro, não tenho medo de moedas, é dinheiro!
Quando regressava para me sentar, disse-me: Conte o dinheiro aqui à minha frente: contei e disse-lhe que me estava a dar-me 0,10€ a mais de troco (não sei se estaria já premeditado para tentar testar a minha honestidade). Facto é que, quando abriu a gaveta para colocar os 0,20€ que lhe dei a mais de troco e me dar os 0,10€ pela diferença, verifiquei que o que não faltava na gaveta eram moedas de 2€ e 1€. O motorista tinha moedas para fazer troco de uma nota de 50€, sem problema.
No meu ponto de vista:
1. Não é da minha responsabilidade ter dinheiro trocado para pagar o bilhete.
2. É da responsabilidade do motorista ter troco para me dar.
3. No autocarro não tem nenhum aviso a informar que não aceitam notas de 20€.
4. O motorista disse-me (como se fosse desculpa) que se esta situação acontecesse na STCP, que eu tinha que ir à torre das antas levantar o troco. Sei que é verdade, o meu pai foi motorista nos autocarros da STCP mais de 20 anos. Por isso disse-lhe que podia aceitar a minha nota de 20€ e passar-me um papel para levantar o troco na Resende. Disse que não tinha forma de o fazer.

Não conheço os processos de Recursos Humanos da Resende, mas é notória a falta de formação cívica e de tratamento ao cliente por parte dps motoristas.

Fica registado o meu desagrado, na esperança que façam algo para mitigar o problema. Trabalho fora de Portugal, num país que se preparar para deixar o dinheiro físico dentro de poucos anos. Nenhum motorista de transportes públicos faz trocos, é tudo pago com cartão dentro do autocarro. Portugal não depende dos governos para progredir, os empresários também tem responsabilidade em se adaptar aos novos tempos. Claro que é um processo de mudança qué pode demorar, mas podem começar por dar formação aos motoristas, na forma de tratamento dos passageiros.

Nuno Ribeiro
Data de ocorrência: 9 de novembro 2023