ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
9.9

Rocha Automóveis - Engana os clientes colocando anúncios com descrição e fotos enganadoras

Afonso Cabral apresentou a reclamação
19 de maio 2022 (editada a 23 de maio 2022)
A 6 de Maio de 2022 levantei um Nissan Almera 1.5 de 2000 no stand de Lourosa, o qual para meu espanto e infelizmente fazendo mais um eco das muitas queixas semelhantes contra esta empresa, me foi entrega nesse dia com um interior sujo (não se deram ao trabalho de o limpar ou aspirar apesar das 5/6 horas que me fizeram esperar no stand com as mais diversas desculpas) praticamente destruído de tão mal tratado e como tal, nada condizente com as imagens que tinham posto no anúncio de um carro que apesar de ter 20 anos estaria em bom estado de conservação e totalmente funcional como diziam. Isto sem contar com os defeitos estéticos como arranhões, assentos sujos e com buracos etc os quais até aceitaria melhor se não fossem os problemas funcionais descritos adiante.

Pois o interior estava repleto de compartimentos simplesmente partidos aos quais nem se deram ao trabalho de arranjar como o porta-luvas, o apoio de braço central do condutor (mal colado com uma cola preta que à primeira abertura se despegou) e outra caixa no tablier que dificilmente abre. Além disto o carro não tinha e continua a não ter chapeleira no porta bagagens. Como se isto não fosse suficiente detectei que a ótica do pisca direito estava com condensação e claro com fissuras nas pontas por onde essa água entrou. A chave que me entregaram estava com o fecho central à distância estragado.

Face a isto voltei pelas 19.30 ao dito stand no qual o gerente que me tinha atendido e procedido à venda final do carro já não estava presente Sr (*), e tendo interpelado os mecânicos que ainda estavam na oficina, pedi que arranjassem pelo menos a chave e o pisca coisa que apesar de me terem feito esperar mais 40 minutos acabaram por nada fazer dizendo que não tinham peças para arranjar o pisca e a chave mas que no entanto me garantiu o Sr (**) para não me preocupar porque na segunda falaria com o gerente para me enviarem uma nova chave a funcionar em pleno e a ótica do pisca.

Como é evidente, isto trata-se de um carro que apesar de a agente comercial Sra (***) ter-se cansado de repetir por telefone e emails que iria passar um check up de 30 itens, na verdade não se deram ao trabalho de arranjar estes estragos obvios.

A somar a estes problemas o motor do carro tambem faz demasiado barulho o que anuncia problemas sérios no futuro próximo para um carro que foi vendido como em bom estado e tendo passado com sucesso o tal check up.

Face às minhas reclamações constantes, o Sr (*) entao por emails e telefone me assegurou que enviaria um pedido a administração para que pudessem arranjar alguns dos estragos que referi anteriormente e verificar e arranjar o motor numa oficina parceira perto de mim em Lisboa/Sintra onde vivo, de forma a que justamente nao tivesse de incorrer em custos grandes para cima de 100 euros (gasolina e portagens) para levar o carro de volta a Lourosa perto do Porto já que o stand tem responsabilidade por ter entregue o carro em más condicoes nada condizente mais uma vez com as expectativas criadas com o anúncio enganador que tinham colocado no seu website.

Infelizmente já passaram duas semanas desde que o Sr (*) fez esse pedido e ainda não obtiva resposta.

Para além disso, o Sr (*) desde a primeira reclamação em pessoa em relação aos defeitos do carro no próprio dia de levantamento, arranjou todo o tipo de argumentos nada convincentes e racionais para me persuadir de que de facto o carro não tendo chapeleira na bagagem seria aceitável (ofereceram-se no entanto a mo enviar a custas minhas a 50%) assim como o porta luvas partido e as outras dois compartimentos partidos. Quanto ao motor, chave e óptica do pisca direito assumiram que estão dispostos a arranjar e por isso continuo à espera da tal resposta da administração para que sejam minimamente decentes e me indiquem então uma oficina parceira perto de mim que possa arranjar pelo menos estes três estragos importantes.

Ja tinha visitado este site de queixas antes e visto este rol de péssimas avaliações e queixas mas no entanto na altura decidi arriscar pensando que poderiam ser uma minoria de queixas num conjunto de vendas satisfatorias e acabei a ser mais um cliente enganado e mal servido. Aprendi que de facto vale a pena dar crédito a estes sites de queixas e ratings e acreditar nos testemunhos recentíssimos de outros clientes frustrados.

Para concluir, este é um carro que comprei por 2400 euros e aprendi desde então através de outras pessoas e comparando com outros vendedores no mercado que não valeria mais de 1000 euros dado o seu mau estado. Por 2400 euros realmente esperava que tivessem cumprido e entregue o carro que estava descrito no anúncio.

No entanto, não me resta outra opção que permanecer optimista de que vão honrar e solucionar parte dos estragos descritos satisfatoriamente numa oficina perto de mim e fazer-me sentir melhor em relação à infeliz compra que fiz.

Obrigado pela vossa atenção.

Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 19 de maio 2022
ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
20 de maio 2022
Exmo. Sr. Afonso Cabral,
No seguimento da reclamação nº #75393122, cabe-nos informar que estamos sempre disponíveis em serviço de pós venda em qualquer um dos stands pertencentes ao Grupo Rocha Automóveis.
Peço por favor que entre em contacto com a filial em questão de forma a resolver a sua situação.
31 de maio 2022
Boa tarde a todos,

Venho actualizar a reclamação visto a resposta proforma e neutra da empresa em cima, que em nada reflecte a resposta que tive por telefone poucas horas depois de ter publicado a minha reclamação.

De facto, recebi uma chamada do antes mencionado gerente do stand de Lourosa que num tom absurdo e antipático me informou que em retaliação pela reclamação que tinha feito, que então ele representando o stand decidiu/decidiram não considerar o arranjo das peças estragadas do carro numa oficina perto de mim (já tinham passado duas semanas sem resposta, claramente não estava/m interessados em o fazer), e que se as quisesse arranjadas teria que então fazer mais de 600 km (ida e volta) para me deslocar ao stand deles para que o carro fosse arranjado ao nível a que era suposto ter sido entregue. Na verdade, nem sequer tenho razões para acreditar que o fariam sequer, visto os resultados demonstrados ate agora.

Antes deste pedido tinha também ficado acordado que pelo menos enviaria a óptica partida do pisca direito frontal do carro por correio, coisa que ate hoje não enviou apesar dos meus vários emails recentes por responder assim como da tal chapeleira da bagageira de que o carro veio também desprovido (a tampa que tapa os conteúdos do porta bagagem) da qual ia saber preços e me informar do custo a 50% que eu teria de suportar.

Continuo por isso a espera da vossa resposta pelo menos em relação a estas duas peças que me podem enviar por correio e a que se tinham comprometido, visto que para o resto teria que viajar ate à vossa oficina a minhas expensas (ao preço altíssimo a que estão as portagens e gasolina).

Tal como antes, e para o beneficio de todos aqueles que tem estado advertidos em relação a esta empresa com a minha reclamação, continuarei nesse sentido a aqui relatar fielmente o desenrolar deste processo que até agora foi muito insatisfatório e injusto para mim enquanto cliente.

Melhores cumprimentos,

17 de agosto 2022
Entrei mais uma vez em contacto com o gerente por email, o qual ja nao se dá ao trabalho de sequer esponder, sendo evidente que me mentiu tambem quando garantiu desde Maio deste ano que ainda está à espera das ditas peças de substituição para me enviar.

Alias, algo que também sempre foi incoerente nas suas respostas e com o qual o confrontei no ultimo email, é o facto de ele me ter sugerido desde que levantei o carro em inicio de Maio para me dirigir ao stand para então arranjar tudo o que está estragado e partido no carro e ao mesmo tempo me dizer que não tinham nenhuma das peças disponíveis nas oficinas deles para me enviar e que estão à espera das mesmas quando acordámos que mas enviavam para não ter de fazer uma viagem tao longa e cara até à oficina. Claramente isto também demonstra que nunca teve qualquer verdadeira intenção de arranjar os estragos no carro.

Posto isto, nao me resta alternativa que iniciar uma queixa na Deco e/ou autoridades competentes que regulam este sector.
Afonso Cabral avaliou a marca
16 de dezembro 2022

No seguimento da primeira avaliação do estado do carro num mecanico da minha confiança de forma a se produzir um relatorio dos danos do carro para o julgamento arbitral que requeri contra esta empresa e os seus donos, as minhas piores suspeitas se confirmaram de que me entregaram um carro não só com os danos visiveis que relatei extensivamente na minha reclamação mas de facto com um motor em tão mau estado que o mecânico aconselhou a não sujeitar o motor a esforços grandes em subidas inclinadas pois a qualquer momento quebra e para onde quer que esteja. Isto só vem confirmar o que já tinha reclamado desde o primeiro dia que levantei o carro de que o motor fazia demasiado barulho e era fraquissimo em subidas e acelerações minimas. Posto isto, e por conselho do mecanico, voiu requerer a resolução do contrato e o pagamento dos custos extra que entretanto tive de incorrer como fazer chaves em condiçoes visto a unica que me deram estar em tao mal estado que se partiu recentemente bem como outros custos. Em resumo, é de facto inaceitavel que os sujeitos desta empresa possam continuar a exercer a sua actividade impunemente apesar de condenados em tribunal em casos semelhantes varias vezes! A empresa devia ser imediatamente fechada, os seus donos proibidos de voltarem a operar nesta industria e todos os bens da empresa deveriam ser arrestados a favor do Estado, pelo menos seria o que aconteceria num Pais civilizado em que os consumidores são protegidos destes esquemas fraudulentos. Autorizo e peço o favor de publicarem este último texto na minha reclamação para que o público veja qual o desfecho deste caso.

Um carro com 22 anos com dano visíveis, esperava o que, um restauro.... por 2400 euros quer comprar um carro novo???

17 de agosto 2022

Exmo Manuel P, o que diz acima é errado pois essencialmente o carro até podia ter 50 anos, mas independentemente disso, o carro que mostraram na descrição do anuncio no site deles deveria corresponder ao carro que na realidade me venderam, coisa que não se passou. Isso chama-se fraude, pois confiei neles e avancei com o pagamento da reserva do carro o qual disseram que nao devolviam se então desistisse do carro quando verificasse que o seu estado real nao correspondia ao carro das fotos e descrição que puseram no anuncio! Claro que tambem foi um erro desnecessário meu confiar em quem nao conhecia e pagar fosse o que fosse em adiantado sem ver o carro ao vivo primeiro.