ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
ARTHUR RAPHAEL ROCHA, LDA
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
9.9

Rocha Automóveis - Viatura repleta de desgastes mecânicos e sem entrega da documentação

Pedro Azevedo apresentou a reclamação
25 de maio 2023
Fiz a compra de uma viatura Volvo V50, fiz a reserva em um sábado e a seguir no outro fui buscá-la no stand. logo de seguida, ao sair do stand, apanhei a autoestrada e a partir do momento que a viatura atingia 100 km/h o veículo todo começava a vibrar.

Enviei diversas mensagens à vendedora, que passou a ignorar-me, levei ao mecânico o qual constatou que poderia ser a equilibragem, a qual me custou 15€ e não resolveu o problema, de seguida tentamos a substituição dos pneus, e isto resultou mas me deu um prejuízo de mais 165€, já no mecânico ele me mostrou que as pastilhas de travão dianteiras já tinham ultrapassado o desgaste recomendado, e o disco estava mais fino do que o que deveria, ao testar com o equipamento o fluído estava totalmente saturado, tive de trocá-los por mais 220€, ps. o disco traseiro também apresenta desgaste, mas a pastilha está em bom estado.

Os triângulos de suspensão já estavam a muito com a necessidade de serem substituídos, a ponteira de direção estava completamente empenada, e o fole do cardam roto, peças estas que depois de uma semana em revisão com eles deveriam ter sidos verificados.

O vaso de expansão apresentava diversas trincas, e quase que estoura.

Peças que em substituição já me custaram quase 500€.

Os amortecedores estão sem calços, e demasiados desgastados, a muito tempo, isto ainda não fiz e tenho lá orçamentos de cerca de 500€, já não é possível manter uma viatura nestas condições.

O que está a vista é muito bonito, chegam-me lá mostram que tem uma distribuição nova, calços do motor novos, mas outras coisas também custam dinheiro e tem de ser feitas.

Outro ponto é que mesmo depois de mais de um mês da compra da viatura, ainda não foi transferida a titularidade, mesmo depois de cobrarem uma taxa um bocado alta para garantir que toda a documentação seria enviada em 2 ou 3 semanas.
Data de ocorrência: 22 de abril 2023
ARTHUR  RAPHAEL ROCHA, LDA
Exmo. Srº Pedro Azevedo,

No seguimento da sua reclamação cabe-nos informar que estamos sempre disponíveis e em qualquer um dos stands pertencentes ao Grupo Rocha Automóveis para a resolução do seu problema.
Peço por favor que entre em contacto com a filial em questão de forma a resolver a sua situação.

Rocha Automóveis
25 de maio 2023

Desta maneira peço que me enviem o contacto de quem possa resolver o problema, uma vez que o único contacto que possuo é o da vendedora, e esta viu as mensagens que enviei de seguida e a aplicação mostra que ela apenas visualizou e as ignorou.
30 de maio 2023
O stand marcou que o caso foi resolvido, entretanto não fui contactado em nenhum momento.

Peço que entrem em contacto através do número 910 272 177. Caso contrário irei contactar as autoridades responsáveis e evocar o que diz a lei a respeito do tema.

Uma vez que tenho todas as faturas, poderíamos chegar a um consenso para que evitem-se desgastes de ambos, dentro do que diz a lei.

uma vez que:

A venda de um veículo feita por um agente económico a um particular está regulada, no que à questão da garantia diz respeito, pela Lei das Garantias (Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-lei n.º 84/2008, de 21 de Maio).

Caso o veículo apresente desconformidades, a lei atribui ao consumidor o direito a que o mesmo seja reposto em conformidade com o contrato, sem encargos.

Para tal, o veículo pode ser sujeito a reparação ou substituição, ou pode ainda ser reduzido adequadamente o preço ou resolvido o contrato (artigos 2.º, 3.º e 4º, n.º 1), no prazo máximo de trinta dias após denúncia efectuada pelo consumidor.

Aos mencionados direitos acresce o direito à indemnização pelos prejuízos patrimoniais e não patrimoniais decorrentes da situação reclamada.

Alertamos para o facto do período de garantia ser de dois anos salvo se, tratando-se de um veículo usado, o prazo tiver sido reduzido para um ano, por acordo das partes (artigo 5.º, n.º 1 e n.º 2).

Assim sendo, e caso entenda conveniente ao exercício dos seus direitos, poderá entrar em contacto com o vendedor, preferencialmente por escrito, mediante carta registada, fax ou e-mail, descrever as irregularidades detectadas no seu veículo e solicitar a reposição, nos termos do artigo 4.º e no prazo máximo de 30 dias.
28 de junho 2023
Aguardo algum posicionamento da loja
26 de julho 2023
Ainda a espera de que a loja dê algum posicionamento

Boa tarde, aconteceu-me algo semelhante, e resposta por parte deles é zero, também sou um lesado desse grupo, sugiro que apresente queixa por burla nas autoridades ( policia judiciaria, GNR ou PSP), Livro de reclamações eletrónico.
Todos juntos somos mais fortes, para acabar com este esquema. Infelizmente já lesou imensas pessoas.
Veja Codigo Penal artigo 217º, considerado um crime-semi público.
Se todos apresentarmos queixa nas autoridades, denunciando estas praticas, ajudamos a acabar com elas.