Santa Casa da Misericórdia de Anadia
Santa Casa da Misericórdia de AnadiaN/A
  • Rua Dr. Alexandre de Seabra, 29
    3780-230 Anadia
  • scm.anadia@sapo.pt

Museu José Luciano de Castro - Horários «à la carte»

Sérgio Matos
Sérgio Matos apresentou a reclamação
3 de abril 2018

No passado dia 23 de Março de 2018 (Sexta-Feira) desloquei-me a Anadia exclusivamente para visitar o Museu José Luciano de Castro – tutelado pela Santa Casa da Misericórdia.
De acordo com o horário oficial deste espaço, o mesmo encerraria pelas 17h00, tendo eu e mais duas pessoas que me acompanhavam, chegado pelas 16h00.
Quando nos aproximámos do portão que dá acesso à propriedade (depois deste portão há um espaço ao ar livre antes da porta de entrada do palacete) vimos um funcionário a sair, sendo seguindo vários metros atrás por outra funcionária.
Abordámos a mesma e perguntámos se seria possível visitar o museu, tendo esta respondido de forma amigável dizendo que sim, mas que a visita teria que ser tratada com o senhor que tinha acabado de sair; mas que em todo o caso o mesmo deveria estar rapidamente de volta.
De facto, cerca de 5 minutos depois este senhor regressou com um jornal debaixo do braço. Nesta altura as pessoas que me acompanhavam estavam mesmo junto ao portão de entrada (eu estava mais atrás cerca de 3/4 metros), tendo sorrido e acenado ao referido funcionário quando este se aproximou, mas lamentavelmente foram olimpicamente ignoradas.
Este funcionário não entrou pela porta da frente, mas antes contornou a casa. Nessa altura entrámos através do portão e aguardámos alguns minutos junto da porta principal do palacete, na vã esperança de que a mesma fosse aberta – o que não aconteceu.
Contornei então a casa para ver se encontrava alguém com quem pudesse falar, mas não vi ninguém. Voltei então para junto da porta principal e telefonei para o número deste museu. Eram 16h13m.
Foi uma senhora que atendeu o telefone. Quando lhe perguntei se seria possível visitar o museu, a mesma respondeu secamente que o mesmo já estava fechado. Repliquei, dizendo que de acordo com o horário oficial o museu só fecha às 17h00, tendo a senhora dito «Pois, mas hoje fecha mais cedo».
Correndo o risco de estar a ser injusto na minha avaliação, não me parece existir qualquer motivo atendível para que o museu fechasse mais cedo ao público naquela Sexta-Feira, antes parecendo que recusaram o trabalho de ter que receber 3 visitantes cerca de 1 hora antes do encerramento ao público, senão vejamos:
- A primeira funcionária com que falámos (às 16h00) afirmou que o museu estava de facto aberto e que podia ser visitado, sendo apenas uma questão de aguardar pelo funcionário que tinha acabado de sair;
- Este funcionário regressou ao seu local de trabalho com um jornal debaixo do braço (que não levava consigo quando saiu). Se adquiriu o jornal, com certeza que foi para o ler, o que parece demonstrar que não estaria particularmente atarefado…;
- Optou por Ignorar as pessoas que claramente estavam à sua espera (se havia motivo justificável para encerrar mais cedo, por que não dizê-lo? – terá sido apenas falta de educação?);
- Não havia qualquer informação alusiva ao facto de o museu encerrar ao público mais cedo naquele dia, nem na internet, nem ao menos no próprio museu, o que seria espectável;
- A senhora que atendeu o telefone disse inicialmente que o museu já estava fechado, como se aquele fosse o horário normal. Só quando foi confrontada com os horários oficiais do museu é que mencionou – de forma displicente – que naquele dia fechava mais cedo.
Mesmo se de facto houvesse motivo para o fecho antecipado do museu, nada justifica a forma rude (excepção feita à primeira funcionária com que falámos, que de facto foi bastante educada) como fomos tratados, ainda mais depois da grande distância percorrida para visitar aquele espaço.

Data de ocorrência: 3 de abril 2018
Sérgio Matos
Sérgio Matos avaliou a marca
19 de setembro 2022

O texto da reclamação diz tudo acerca do profissionalismo desta gente