Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 87.3
Santander Consumer71.5
Banco Santander Consumer Portugal, S.A.

Santander Consumer - Cobrança indevida de comissões

Maria
Maria apresentou a reclamação
19 de janeiro 2023
Em outubro de 2021 encontrei a casa que procurava e, comecei a pesquisa do banco que me oferecia as melhores condições. De todos os bancos a que me dirigi, o Santander foi aquele que me ofereceu melhores condições, visto que tenho direito a um crédito diferente por ter uma incapacidade de 60%. Nesse mesmo mês abri conta no banco de modo a dar início ao processo de compra da habitação mas, após ter pago todas as comissões exigidas (+/-600€), houve um percalço com o vendedor da habitação, o que levou a que a compra não se efetuasse até outubro de 2022. Durante todo este ano em que estive com o processo de crédito para habitação pendente, paguei todas as comissões por ter conta aberta e mantive a domiciliação do ordenado. Qual é o meu espanto quando vejo que me são novamente descontados os 600€ em setembro de 2022, porque o processo tinha todo de ser iniciado. Segundo o banco, para eles como o processo não tinha andamento, tinha sido arquivado, porque acharam que eu tinha desistido da compra da casa. O banco não tem de assumir se o cliente desistiu ou não da compra da habitação, um banco decente ligaria para o cliente para saber o ponto de situação antes de dar o processo como terminado. Aí sim, com a devida comunicação podem fechar o caso, não é porque têm muitos processos pendentes que toca a fechar tudo a eito. Além de me terem descontado este valor em duplicado, o banco nunca avisou que o valor seria novamente cobrado, o que fez com que eu ficasse com o saldo da conta negativo. Eu comprei a casa por intermediário de uma agência, comuniquei logo a situação a quem de direito e a agência prontificou-se a ajudar-me a reaver o dinheiro. Estamos nesta situação há 5 meses, e, mais uma vez, o banco decide surpreender-me quando informa o colaborador da agência que para eles este assunto está encerrado porque, como tenho um crédito à habitação bonificado e não dou lucro ao banco, eles vão buscar todo o dinheiro que poderem, incluindo uma duplicação de comissões que, noutra situação, não seria cobrada. Isto revela bem os motivos que movem os bancos, cobram tudo o que poderem até dizer mais não, quando já sabiam que o meu crédito seria bonificado. Se este tipo de crédito não é apelativo ao banco, então arranjem forma de não o fazer mas, não podem agir assim, aceitar o cliente e depois como este não dá lucro ao banco cobram todas as comissões possíveis e imagináveis. Se eu tenho um crédito bonificado é porque tenho direito a ele e, se isso acontece, é porque há um motivo que justifica a incapacidade. Antes de números, somos pessoas, e só eu sei a falta que esses 600€ me fazem, porque saíram do meu orçamento sem eu estar preparada. Como se isto não bastasse, o banco quando aceita os créditos bonificados não informa os clientes de que as subidas nas prestações não são como os créditos ditos normais e que ocorrem a 3, 6 ou 12 meses. Não, são subidas mensais, o que faz com que eu já tenha tido 80€ de aumento de crédito só em 2 meses. Está uma pessoa descansada porque a sua prestação só seria revista em abril e em dezembro tenho logo um aumento não previsto. Acho inadmissível um banco ter este tipo de comportamento para com os seus clientes que "não dão lucro", não sabendo o banco o dia de amanhã. Ninguém lhes diz que a vida me corre bem e que coloco lá todo o meu dinheiro, mas eu posso dizer que com estas atitudes o banco comigo só ganha mesmo a prestação da casa e as comissões de manutenção de conta. Fica o aviso para quem tiver direito a um crédito bonificado e estiver a pensar fazê-lo no Santander.
Data de ocorrência: 18 de janeiro 2023
20 de janeiro 2023
Cara Senhora,

Acusamos a receção da V/a comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Pelo teor da exposição concluímos que o conteúdo diga respeito ao Banco Santander S.A.

Esclarecemos que as entidades Santander Consumer Finance e o Banco Santander, S.A., são distintas e juridicamente independentes apesar de ambas pertencerem ao Grupo Financeiro Santander, pelo que muito agradecemos que encaminhe a presente exposição para aquela instituição.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Santander Consumer Finance
Maria