Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 87.3
Santander Consumer71.5
Banco Santander Consumer Portugal, S.A.

Santander Consumer - Postura da marca inadequada

Paisagens e Panoramas Lda
Paisagens Lda apresentou a reclamação
31 de março 2020
Sou sócio-gerente de uma empresa dedicada ao setor turístico e venho a tentar contactar ao Santander Consumer de forma insistente nos últimos 15 dias, via email e telefone, para pedir a moratória de 2 (dois) contratos de financiamento de carros da nossa empresa.

O atendimento telefónico sempre alega não poder resolver a questão e nos sugere o envio de email a explanar a nossa situação. Já foram enviados 2 emails e nenhuma resposta conclusiva nos é dada. Diante do quadro exposto não sabemos mais o que fazer, sem liquidez para fazer o pagamento devido a crise mundial que se instalou NENHUMA empresa do setor turístico consegue ter receita.
Diante do exposto o mínimo que esperamos de qualquer entidade financiadora é celeridade nas respostas.

Nossa empresa sempre cumpriu todas as obrigações com vossa entidade sem atrasos e a honrar nosso compromisso comercial.

Estamos em crise e a tentar saldar todos os nossos compromissos com nossos colaboradores, sim, porque para nós o momento é de compromisso com a vida das pessoas que trabalham connosco e não com nossos interesses financeiros ou investimentos.

Peço que tenham atenção connosco e com todas as pessoas, todos nós que somos cliente do Santander Consumer os privados/empresas estamos diante de impasse e falta de orientação.

O Banco Santander não tem essa postura na situação actual.

O Santander Consumer por ser uma "MARCA" é que deriva do mesmo grupo e que mesmo que de forma independente nas operações do Banco deveria zelar pelo compromisso com a MARCA.

Se a credibilidade comercial de vocês advém e se aproveita da MARCA Santander é o mínimo ter políticas alinhadas com as do Banco diante de uma crise universal.
Data de ocorrência: 31 de março 2020
31 de março 2020
Estimado Cliente,

Vimos pelo presente confirmar a receção da V/a. comunicação.
Queremos melhorar a sua experiência, pelo que estamos empenhados em tratar com rigor e celeridade a exposição que nos remeteu. A mesma será devidamente encaminhada para que tão breve quanto possível seja promovido contacto com V.Exa..

1 de abril 2020
Estimado Cliente,

Reportando-nos à exposição de V. Exa., serve a presente para informar que procedemos nesta data aos esclarecimentos solicitados, - através de carta enviada para o seu mail.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Provedoria do Cliente
Paisagens Lda
9 de abril 2020
O problema foi parcialmente resolvido. Estamos a tentar fazer a moratória desde de antes do Estado ter criado o Decreto-Lei das moratórias, dia 26 aprovam a lei, entramos em contacto com vocês para pedir e nos informam que ainda não tinham adoptado a moratória internamente e que fosse enviado mais um email a expor a situação, o fizemos e nenhuma resposta.

Fizemos a reclamação por este portal de queixas e apenas no dia 03 mandaram um email a informar que já estavam disponíveis para adesão. Ou seja, nós precisavamos da suspensão das prestações dos nossos contratos para o mês de Abril e vocês não foram atentos ao nosso pedido de ajuda que foi feito dia 26, Lei-Decreto já tinha sido aprovada e nós tínhamos solicitado é o Santander Consumer que não respondeu a solicitar a documentação. O site não tinha informações para adesão no dia 26, 27,28...

O resultado desta lastimável demora por vossa parte foi nos enviarem um email no dia 3 e ainda irem a conta buscar pagamento dos 02 contratos que temos com vossa entidade que venciam nos dias 5 e 6 Abril.

Os débitos voltaram por falta de fundos e me emitem 4 facturas de juros e taxa (referentes incumprimento de pagamento dos 02 contratos) pela devolução e, ainda ligo para vosso atendimento e me dizem que vai voltar a nossa conta a partir do dia 10 outra tentativa de débito. O erro não foi nosso!

Entramos em contacto sempre dentro de prazo possível para suspensão ainda atempada das prestações deste mês ABRIL.

Lembro que primeiro nosso contacto inicial foi ainda antes da Lei ser aprovada e já tentávamos renegociar, o segundo contacto no dia 26 de Março já aprovada e nenhuma resposta nos deram. Apenas no dia 31 Março por este meio Portal da Queixa obtivemos alguma informação e nos mandaram um email no dia 3 de Março com a documentação necessária para aderirmos.

Ainda temos 2 prestações que não deveriam ser pagas e foram a conta voltaram e agora acrescidas de juros e taxas por falta de celeridade de INFORMAÇÃO. O pedido foi feito apenas dia 3 por vossa culpa e não por nossa, contactamos com vossa entidade insistentemente desde o inicio da crise e mesmo depois do Estado aprovar o Decreto-Lei, apenas dia 3 de Março nos possibilitaram pedir moratória. Lamentável.
Paisagens Lda
9 de abril 2020

16 de abril 2020

Com os nossos melhores cumprimentos,
Provedoria do Cliente
Paisagens e Panoramas Lda
Paisagens Lda avaliou a marca
7 de julho 2020

Aceitável mas longe de ter padrão de excelência.