JOÃO PAULO S. FITAS, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Praceta Cónego Dr. Manuel Nunes Formigão, Lote 209 - Loja B
    2005-258 Santarém
  • santaremmotor@jpsf.pt

Santarém Motor - Não devolução de caução

Em tratamento
José Manuel Pereira Salgueiro
José Salgueiro apresentou a reclamação
1 de maio 2024
Adquiri um motor recondicionado á Santarém Motor em finais de Janeiro.
Paguei na data da adjudicação 50% do valor do mesmo.
O contrato estipulava que, além do valor monetário, o motor avariado devia ser entregue á Santarém Motor.
Em 28 de fevereiro telefonaram informando da entrega do motor, e indicando que eu deveria proceder ao pagamento dos restantes 50%, bem como a oficina que ia proceder á montagem do mesmo, devia ter o motor avariado para entrega, ou então proceder ao pagamento de uma caução de 450 €.
Quando o entregador chegou á oficina, o motor estava retirado, faltando apenas desmontar alguns periféricos.
O motorista alegou não poder esperar, e assim, fiz uma transferência dos 450 €.
O motor foi recolhido pela Santarém Motor em 01/03/24.
Desde essa data, e apesar de diversos telefonemas meus, a Santarém Motor, usando as mais diversas desculpas, não me devolve a caução.
Data de ocorrência: 1 de março 2024
Santarém Motor
9 de maio 2024
Boa Tarde Exmo SR Jose Salgueiro,

Conforme informado por escrito e verbalmente as cauções tem um prazo de 30 dias a serem devolvidas após a recolha do casco
o motor foi recolhido a 03 de Abril, a cauçao foi devolvida dia 06 de Maio, sendo que teve um atraso de 1 dia util.
O pagamento foi-lhe enviado por email, conforme já teve conhecimento, no entanto lamentamos o seu desagrado.
Esta resposta tem um anexo privado
José Salgueiro
10 de maio 2024
A resposta da Santarém Motor contêm inverdades grosseiras que aqui esclareço:
O motor foi recolhido em 1 de março,e não em 3 de abril, como foi confirmado pela D. Beatriz do Dep. Comercial, e a D. Marina do Dep. de contabilidade da Santarém Motor.
A advertência por escrito sobre a caução, só foi mencionada no email que me enviaram a avisar da data de entrega do motor, e do mesmo dever estar pronto para recolha ou ser paga uma caução de 450 €.
Uma semana após a recolha do motor, e não receber a caução, telefonei para a Santarém Motor, tendo -me sido pedido para enviar o meu número de conta para fazerem a restituição.
Mais uma semana , voltei a telefonar e invocaram um ponto das condições de venda , em que é mencionado o prazo de 30 dias para a devolução da caução.
É falso, este ponto refere-se á devolução do valor do motor no caso de accionamento da garantia.
Não existe qualquer menção a uma caução nas condições de venda.
A Santarém Motor devolveu finalmente a caução 9 (nove) semanas após a recolha do motor,de uma reclamação ao Portal da Queixa , reclamação essa que eu divulguei aos meus contactos no WatsApp, solicitando que a divulgassem aos seus contactos, dando conhecimento disso á Santarém Motor.
Estes são os factos, e não historietas de mau pagador.
José Manuel Pereira Salgueiro
José Salgueiro está a aguardar resolução da marca