15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Situação está em análise e não sabem quando será resolvida!

Susana Isabel Franco Evangelista
Susana Evangelista apresentou a reclamação
10 de janeiro 2011

O meu nome é Susana Evangelista e pretendia que me aconselhassem relativamente a um problema que está a ocorrer entre a empresa de trabalho temporário para a qual eu trabalhava e a segurança social.
Em Agosto, o meu contrato de dois anos com a Tempo-Team terminava e seria renovado por mais dois anos, chegada a altura assinei o novo contrato mas poucos dias depois soube que tinha sido colocada na faculdade.
O meu contrato foi rescindido passado alguns dias de ter iniciado.
Até aqui seria uma situação “normal” para este país que temos, dirigi-me ao centro de emprego da minha área de residência (Amadora) onde dei seguimento a todo o processo para ter direito ao subsídio de desemprego até conseguir um outro local para trabalhar.
Quando verifiquei no site segurança directa online o meu pedido esteve em análise por umas semanas e passou a deferido, esteve algumas semanas assim até que passou a estar em análise novamente.
Recebi, então uma carta da via segurança directa onde vinha uma notificação do indeferimento do pedido, sendo a razão eu ainda estar a exercer uma actividade profissional.
Tendo eu a certeza que não estava a trabalhar apressei-me a contactar a Tempo-Team, que após alguns dias se apercebeu que não tinha dado baixa da minha actividade junto da SS, confirmaram-me a correcção e disseram-me para aguardar uma vez que já estava tudo resolvido.
No site o pedido continuava como indeferido e como não recebia qualquer informação por parte da SS dirigi-me presencialmente, como todos temos que fazer quando nos dirigimos a este serviço, estive lá pontualmente às 7:30H para me darem uma senha às 9:00h e ser atendida perto das 12:00H.
A funcionária que me atendeu detectou de imediato outra falha, uma discrepância na data do primeiro contrato com o segundo, havia então uma sobreposição das datas, logo o processo voltou a ser indeferido.
Voltei a contactar a Tempo-Team que, mais uma vez lamentou a situação e prometeu a sua rápida resolução e assim foi.
Continuando o pedido com estado “indeferido” contactei novamente a linha azul da SS, onde perceberam também que eu tinha estado de baixa nove dias em Junho mas a Tempo –Team reportou à SS que trabalhei trinta e um dias nesse mês, voltei a contactá-los para resolverem mais um problema que criaram.
Dia 24-12-10 enviei novamente uma carta registada com aviso de recepção para a sede da SS, explicando a situação e solicitando informações que aguardo até hoje.
Contactei também periodicamente a linha azul desde esse dia até hoje e a única coisa que me dizem é que a situação está em análise e não sabem quando será resolvida.
Com tudo isto, nem o centro de emprego me contacta com propostas de emprego nem recebo resposta aos currículos que envio diariamente e para agravar a situação, subsídio de desemprego, desde Agosto nunca o vi.
Estou desde 28-08-2010 sem qualquer rendimento sem perceber porquê, tenho uma filha menor comigo, estou a deixar de ter condições para pagar as contas da água e luz, o que devo fazer antes de entrar em situação de incumprimento e endividamento que se prende com toda esta palhaçada, perdoem-me o termo, mas não encontro outro mais apropriado.
Com os melhores cumprimentos, solicito a vossa ajuda,
Susana Evangelista
NIF: 210093420