14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Cobrança indevida

Wemerson Melo
Wemerson Melo apresentou a reclamação
14 de maio 2020
Exmo(s). Senhor(es),

Venho por meio deste solicitar a solução de uma cobrança indevida. Tenho obrigações a cumprir que dependem do problema resolvido.

O caso já foi identificado na segurança social e recebi um e-mail com a confirmação de que a dívida seria retirada do sistema pois realmente se trata de um erro. Estou aguardando a solução do caso desde o dia 04/02/2020.

Segue abaixo minhas tentativas para resolver a situação.

No sistema da segurança social consta que encerrei minha atividade no dia 05/06/2019 e reabri no mês seguinte, porém eu não reabri a atividade conforme os documentos das finanças (em anexo) e confirmação dos atendentes do setor. Já recebi vários e-mails da segurança social e estou preocupado pois tenho marcação no SEF dia 09/03/2020 e peço encarecidamente a solução do problema.

Estive na segurança social 3 vezes e ainda não tive o caso solucionado.

No dia 04/02/2020 estive na segurança social na Bela Vista e o meu código SUA VEZ para esse atendimento é 9971216.

Quando fui explicar para a atendente minha situação a mesma disse que não havia o que se fazer e que eu deveria pagar. Como a cobrança é indevida no mesmo dia fui a loja do cidadão nas laranjeiras para tentar resolver a situação.

No mesmo dia 04/02/2020 estive na loja do cidadão das laranjeiras e meu código SUA VEZ para esse atendimento é 9971197.

Fui primeiro as finanças onde solicitei o documento (em anexo) onde comprova que encerrei minha atividade no dia 05/06/2019 e em seguida fui a segurança social e expliquei para a atendente toda a situação e a mesma ligou nas finanças onde teve confirmação que se tratava de um erro. A mesma na altura enviou um e-mail para o setor responsável e me disse que se caso ela não entrasse em contacto comigo o caso já estaria resolvido.

Ontem dia 21/02/2020 retornei a loja do cidadão das laranjeiras pois após consultar minha segurança social direta vi que o débito ainda estava no sistema. Não enviei sms para o SUA VEZ porém meu atendimento era o número 360 e fui atendido pela mesma atendente do dia 04/02. Ela se lembrou do caso e me disse que nada havia sido resolvido e na hora tentou fazer uma ligação porém sem sucesso (a mesma tentativa foi feita no dia 04/02) em seguida eu perguntei se a segurança social podia me fornecer um documento comprovando minha situação de não divida com a segurança social para eu apresentar dia 09/03/2020 no SEF e ela me disse que não podia fornecer esse documento e pediu para retornar lá no dia 28/02/2020.

Após as tentativas acima continuei enviando e-mails e ligando na segurança social direta.

Por fim no dia 01/04/20 recebi a seguinte resposta:

"Informo de que nesta data foi pedida correcção da situação apresentada ao nosso Instituto de Informática, oportunamente este assunto será resolvido".

Mesmo depois dessa resposta continui a cobrar que o caso fosse resolvido e hoje dia 14/05/20 acabei de consultar e a dívida ainda continua ativa.
Data de ocorrência: 14 de maio 2020
Wemerson Melo
Wemerson Melo avaliou a marca
11 de fevereiro 2021

Precisa muito melhorar o atendimento e a consideração em geral com o problema que o cliente apresenta e buscar a solução com agilidade.