15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Dedução de recebimentos indevidos

Tiago Almeida
Tiago Almeida apresentou a reclamação
19 de dezembro 2016

Infelizmente, pela primeira vez estou a usufruir do subsídio de desemprego por estar desempregado. No primeiro subsidio recebido reparei que a quantia era muito inferior ao expectável. Consultei a Segurança Social Direta e reparei que me estavam a deduzir valores por recebimentos indevidos referentes ao ano de 2010 e Dezembro de 2009.

Fui aos balcões da Segurança Social perceber porque me estavam a retirar este dinheiro e que passo a explicar em seguida. Os meus pais recebiam o abono de família pois as condições estavam reunidas. Em Dezembro de 2009 (apenas e só) estive a trabalhar em part-time pelo que não podia continuar a receber este abono. Inconscientemente e sem conhecimento não comunicámos a Segurança Social para a suspensão do abono, logo consideraram que todos os abonos recebidos a partir daí fossem considerados recebimentos indevidos. Nunca fomos notificados de tal coisa.

Agora, passados quase 7 anos, a Segurança Social cobra-me a mim (e não aos meus pais), sem notificação ou aviso prévio, os valores referentes a esse ano. Quando vejo os meus rendimentos diminuírem significativamente, a SS ainda me retira 30% do meu subsídio sem qualquer satisfação.

Os meus pais receberam, de facto, 1 mês de abono indevido e é esse valor que considero justo que lhes retirem. Nos restantes meses as condições estavam reunidas para continuarem a usufruir do abono.
É repugnante ter uma Segurança Social que se aproveita de detalhes para retirar de "forma legal" dinheiro aos contribuintes.

Data de ocorrência: 19 de dezembro 2016