15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Perda do subsídio de desemprego

Suellen Serpa
Suellen Serpa apresentou a reclamação
28 de junho 2022
Boa noite

No dia 02/06 ou 03/06 estive no Hotel Cristal de Setúbal para uma entevista na minha área, pois sou formada em Turismo, inicialmente na entrevista não fiquei muito interessada, pois eu exigi uma certa quantia de salário base e eles não confirmaram. Disseram para fazer uma experiência e depois logo se via como seria, resolvi tentar e na semana seguinte, no dia 09/06 compareci no Hotel para trabalhar, sendo que na semana anterior apenas preenchi formulários com os meus dados pessoais, não assinei nenhum tipo de contrato! Pois bem, ao chegar ao Hotel logo me direcionaram para fazer outras atividades que não estavam intrísencas à função de recionista que foi para o qual me candidatei. Fiz desde limpezas de casas de banhos a transportes de camas e até a arrumações de quartos... Eu não tenho nada contra estas atividades, inclusive respeito imenso quem o faz, mas na entrevista me disseram que eu iria para receção, pois se eu soubesse do que se tratava, sequer teria preenchido formulários e deixado os meus dados para eles.
Ao final do turno, porque resolvi cumprir o expediente, disse educadamente à gerente que não iria continuar e assim segui para casa tranquilamente.
Quando foi hoje, dia do recebimento da minha 3 parcela do subsídio desemprego, veio apenas um valor proporcional a 7 ou 8 dias, quando acesso o site da segurança social verifico que tive o meu subsídio suspenso por ter desistido da vaga, inclsusive liguei para a segurança social e para eles consta que houve uma rescisão no período experimental, a atendente disse que isso não acarretaria na perda do benefício. De qualquer forma, a minha supresa é como uma empresa efetiva um vículo empregatício sem a minha assinatura, sem o meu consentimento? E como a segurança social suspende o meus subsídio desemprego? Em nenhum momento estou me recusando a voltar ao mercado de trabalho, inclusive nem 2 meses se passaram e eu já estou ativa na busca de emprego, inclusive iniciei uma ação de formção no IEFP. No dia 05/07 tenho uma agendamento online com a seguração social para tentar reverter esta situação que o Hotel e a Segurança Social me colocou. Eu dependo do recebimento do subsídio para auxiliar o meu núcleo familiar. 100 e poucos euros mal paga um conta de luz e água.
Data de ocorrência: 28 de junho 2022
Suellen Serpa
13 de julho 2022
Aguardando ainda uma resposta, enquanto isso sigo sem o meu subsídio e a empresa segue sem nenhuma punição!! Impressionante como o trabalhador não vale absolutamente nada para o Estado, já as empresas são tratadas a pão de ló... uma pessoa desconta, cumpre com o seu papel e não tem apoio nenhum dos órgãos portugueses! Vergonhoso!!!!