15.1
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Seguro escolar Santa Maria da Feira

Mafalda Oliveira apresentou a reclamação
26 de janeiro 2020
Sou Mafalda Oliveira, mãe de um aluno da Escola E.B. nº 1 da Feira e venho por este meio apresentar reclamação sobre a forma como atuam face aos incidentes que carecem de ativação de seguro escolar.
O meu filho teve um incidente no início do mês de Janeiro 2020 numa aula de Educação Física no recreio da escola, em que a armação dos óculos ficou danificada.
Foi tudo tratado o mais breve possível para ativação do seguro escolar. Solicitaram-me dois orçamentos de armações de óculos. Arranjei os documentos e foram entregues.
Foi-me dito que tinha que aguardar resposta da Escola…ora nos entretantos desta espera por algum contacto, o meu filho andava com a armação colada com fita-cola ou com cola mesmo. Surreal, para uma criança em que a própria declaração médica refere que ele tem que andar sempre com os óculos em todas as atividades da escola. Nem imagino se fossem as lentes danificadas!
Como ninguém me ligava, decidi ligar a dia 24 de Janeiro para a Escola Sede para saber o porquê de dois orçamentos.
Foi-me dito que já podia mandar arranjar os óculos pelo orçamento mais baixo.
Foi-me dito pela secretaria da escola, que trabalhavam com a Segurança Social.
A situação é que o meu filho usa a armação de óculos que eu paguei.
Por isso, se há algum incidente que o seguro da escola tenha de cobrir, é para pagar a armação igual à que ele usa, não é uma mais barata nem mais cara! Eu tenho direito a uma armação igual. Ora agora, se houvesse um orçamento mais barato, o meu filho era obrigado a mudar de armação só porque a escola e vocês queriam e porque vão pelo mais barato? Isto é surreal!
E como o que me respondem é “É assim que funciona”, apresento esta reclamação para que percebam que independentemente de a criança ter uns óculos que tenham custado 10 euros ou 100 euros, o seguro escolar deveria pagar a quantia igual ao valor real dos óculos danificados. Não é a escola que escolhe os óculos das crianças. Se são estragados aqueles óculos, são uns iguais que se tem direito, não era assim que devia ser?
Sem mais assunto,
26/01/20