15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsidio de desemprego em falta

Ivo Correia
Ivo Correia apresentou a reclamação
28 de janeiro 2019 (editada a 4 de fevereiro 2019)

Venho por este meio mostrar a minha indignação pela falta de resolução de uma situação reclamada junto dos serviços de segurança social direta https://app.seg-social.pt/ptss/ por diversas vezes.
É verdade que tenho sempre recebido resposta, mas nunca sobre as questões colocadas e nunca com qualquer tipo de resolução em vista.
O facto de não ser possível responder às respostas fornecidas, e também nunca vir junto o que foi escrito pelo utente torna o processo desnecessariamente mais complicado.

Passo a explicar:
A 15 de Novembro de 2018 dirigi-me ao IEFP com toda a documentação para dar inicio ao processo de subsidio de desemprego uma vez que fiquei desempregado, onde preenchi um Comprovativo de Requerimento de Prestações de Desemprego, o qual tenho cópia comigo.

Acontece que apenas hoje, dia 28 de Janeiro de 2019 recebi algum montante referente ao mesmo, mas apenas de uma mensalidade.
Durante este período de tempo tenho recebido emails da Segurança Social que mencionam os montantes a ser pagos mas acontece que até hoje nunca o foram.

A Segurança Social Direta mencionou que efectuou o pagamento para um NIB da CGD. Ora acontece que esse NIB é antigo e que não tenho acesso a essa conta, por essa mesma razão é que não foi colocado NIB no Comprovativo de Requerimento de Prestações de Desemprego preenchido por mim.
"Na falta deste elemento, ou da sua indicação incorrecta, será utilizado outro meio de pagamento" dito no próprio documento pela Seg. Social.
Assim, deveria ter recebido o meu primeiro valor via CTT até colocar NIB para pagamento por transferência. A dia 15 de Dezembro foi colocado o NIB via https://app.seg-social.pt/ptss/ e recebi informação que o próximo pagamento, dia 19 de Dezembro já seria no NIB colocado.

Pelos valores referidos, até há data não me foi pago meio mês de Novembro (que deveria ter sido pago via CTT) e o mês de Dezembro (deveria ter sido pago no novo NIB).
Acho que é lamentável o arrastar desta situação a uma pessoa que esteve a trabalhar e a descontar, e quando fica numa situação desfavorável, ainda sem o que tem direito.

Mais uma vez venho pedir que efectuem a reposição dos valores em falta em conformidade com os meios autorizados por mim, quer seja via CTT ou NIB colocado a 15 de Dezembro.

Agradeço a maior brevidade na resolução do mesmo.
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2019
Ivo Correia
Ivo Correia avaliou a marca
22 de julho 2021

Continuo a não obter resposta. Enviaram-me recibo de montantes de desemprego mas nunca os recebi. Reflexo do estado da nação, onde a Segurança Social é apenas mais um imposto pois não dá qualquer segurança aos contribuintes.