15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Suspenção de prestações de doença

Rui Monteiro
Rui Monteiro apresentou a reclamação
6 de setembro 2018

Venho desta forma procurar ajuda para resolução do meu problema, pois a única resposta que obtenho por parte dos serviços de segurança social é esperar.
encontro me de baixa médica a recuperar de um problema de saúde atestado pelos médicos assistentes,

a 30 de maio de 2018 a minha prestação de subsidio de doença foi suspensa por alegada falta a uma junta médica solicitada pela entidade patronal, ora esta convocatória não foi rececionada por mim e por isso solicitei por email comprovativo da entrega da referida convocatória a qual originou a suspensão da baixa médica e esperei, decorridos quase dois meses sem resposta e com as economias de prevenção a esgotarem se, dia 27 de julho dirigi me pessoalmente aos serviços de segurança social de Marvila a fim de perceber o que teria de fazer para resolver a minha situação onde entreguei declaração médica e solicitei novo exame mesmo sem resposta ao meu pedido de comprovativo de convocatória que alegadamente faltei com o objetivo de minimizar o tempo sem qualquer meio de subsistência, conforme consta documento comprovativo de entrega de documentos em anexo e solicitei novamente presencial e por escrito pedido de comprovativo da alegada convocatória, e esperei.
Esperei e desesperei, pois, as minhas providencias financeiras esgotaram se pois tenho dois filhos em idade escolar entrei em incumprimento bancário por nao conseguir pagar a prestaçao da minha habitaçao,
desesperado a dia 21 de Agosto de 2018 recorri novamente aos serviços de segurança social desta vez do areeiro onde voltei a entregar todos os atestados solicitados bem como novo pedido de informaçao sobre onde pára a convocatória que resultou na suspensao de pagamentos e me colocou nesta situaçao de fragilidade financeira novamente os serviços de informaçao da segurança social voltaram a dizer me que nao tem nenhuma resposta para me dar e que devo esperar.

Eu espero. contudo o banco nao espera para me cobrar a prestaçao da casa a edp nao esperou para me cortar a luz, a epal nao esperou para cortar a agua e meus filhos tem sido alimentados pela boa vontade de familiares.
Questiono se sendo um cidadao que contribui regularmente com os meus impostos deverei passar por esta situaçao que em muito prejudica a minha saude e consequente regresso ao trabalho?
Permaneço a 4 meses sem rendimento de baixa médica os atestados médicos continuam a ser renovados mas não consigo sobreviver mais.
Questiono caso haja lugar a restituição das prestações quem deverá ser responsabilizado pelo incumprimento Bancário?

Data de ocorrência: 6 de setembro 2018