seQura (serviced by SVEA)
seQura (serviced by SVEA)
Performance da Marca
89.6
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
97,6%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
58,3%
Taxa de Retenção de Clientes
62,5%
Svea Bank AB
  • A seQura como plataforma tecnológica e o SVEA Bank AB como entidade financeira autorizada pelo Banco de Portugal, oferecem soluções rápidas e flexíveis de crédito ao consumo.

  • 800 782 221
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Evenemangsgatan 31
    169 79 Solna, Sweden
  • consumidores@svea.sequra.com

seQura (serviced by SVEA) - Compra na pc diga

Resolvida
8/10
José Rocha
José Rocha apresentou a reclamação
3 de abril 2024
Como consumidor lesado pela prática recorrente da empresa SeQura, venho por meio desta expressar minha total insatisfação e indignação. É inaceitável que a SeQura continue a violar os direitos dos consumidores ao aprovar créditos e cobrar taxas sem fornecer justificativas transparentes e claras, violando diretamente as disposições do Código de Defesa do Consumidor em Portugal.

Além disso, repudio veementemente a conduta irresponsável da SeQura ao prometer ser rápida na aprovação de créditos e, no entanto, recusar de maneira indiscriminada e sem justificativa aparente, agindo de forma irresponsável e desrespeitosa para com seus clientes.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014 de 14 de fevereiro, a empresa é obrigada a fornecer informações claras e compreensíveis sobre as condições do contrato, incluindo políticas de risco, antes da sua conclusão (artigo 19.º). Além disso, o consumidor tem direito a uma explicação fundamentada em caso de recusa de crédito ou cobrança de taxas (artigo 60.º).

Portanto, exijo que a empresa SeQura reveja imediatamente sua política comercial e se comprometa a respeitar os direitos dos consumidores, cessando a cobrança de taxas sem justificativa plausível. Ao mesmo tempo, solicito que meu caso seja revisado imediatamente para a devida aprovação do crédito ou uma explicação clara para a recusa.

Caso contrário, estarei prontamente buscando assistência jurídica para tomar medidas legais contra a empresa e proteger não só meus direitos, mas também os direitos de outros consumidores que possam estar sendo afetados por essas práticas abusivas.

Uma empresa que promete rapidez e eficiência, mas age de forma irresponsável e desrespeitosa para com seus clientes, nem deveria existir no mercado.

Espero uma resposta imediata e satisfatória para este assunto, com a revisão do meu caso e a devida aprovação do crédito ou uma justificativa clara para a recusa.

José Rocha
Data de ocorrência: 3 de abril 2024
seQura (serviced by SVEA)
3 de abril 2024
Olá José Rocha,

Informamos que recebemos a sua reclamação nº 110400024, no dia 2024-04-03, que mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos reportou foi reencaminhada para o departamento de Apoio ao Cliente. Encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para responder o mais brevemente possível.

Atentamente

SeQura (Serviced by SVEA)
seQura (serviced by SVEA)
3 de abril 2024
Olá José Rocha,

Obrigado pelo seu contacto.

Como indicado nos Termos e Condições que aceitou durante o processo de compra, a aprovação inicial do crédito online não é definitiva. A seQura enquanto plataforma tecnológica e o SVEA Bank, na qualidade de entidade financeira reservam-se o direito de cancelar o contrato, no caso de ser detectada alguma situação que impossibilite a manutenção do plano de pagamentos.

Tendo em conta a proteção dos seus dados pessoais e a respectiva Lei Europeia de Proteção de Dados, os motivos exactos pelos quais uma compra é rejeitada não ficam armazenados na nossa base de dados e podem estar relacionados tanto com o tipo de produto, como com o valor do mesmo, entre outros aspectos.

De qualquer forma, como referido acima, antes do pagamento aceitou os Termos e Condições do Contrato de Crédito ao Consumo, onde, no ponto 7, sob o título "Avaliação da solvabilidade", pode ler:

7.1. Antes da celebração do presente Contrato, o Svea ou qualquer terceiro que atue em seu nome, deviamente autorizado pelo Svea para este efeito, realiza uma avaliação de crédito referente à capacidade de o/a Requerente cumprir devidamente com as suas obrigações de pagamento durante a duração prevista do Crédito, notificando posteriormente o/a Requerente do resultado dessa avaliação e permitindo, se for esse o caso, a concessão do Crédito.

7.2. Para além do resultado negativo das avaliações referentes à capacidade de pagamento do/a Requerente, o Svea reserva-se o direito de rejeitar discricionariamente um pedido de Crédito com efeitos imediatos.

7.3. A avaliação referida no parágrafo anterior deve ter em conta toda a informação e documentação fornecida pelo/a Requerente e a consulta a bases de dados de crédito adequadas e, quando necessário, outras bases de dados relevantes, sem prejuízo de quaisquer outras medidas consideradas apropriadas.

7.4. O Svea informa o/a Requerente, imediatamente e de forma gratuita, do resultado da consulta a bases de dados de crédito, caso o pedido de crédito seja rejeitado com base nessa consulta, salvo se a prestação destas informações for proibida por disposição do direito nacional ou europeu, ou se for contrária a objetivos de ordem pública ou de segurança pública.

7.5. Após finalização do processo de avaliação:

a) Em caso de rejeição do pedido de Crédito, o Svea comunica ao/à Requerente que não é possível autorizar o pedido de Crédito. O/A Requerente é livre para proceder à aquisição do Produto sem recorrer ao Crédito, através do pagamento integral da aquisição, de acordo com os termos e condições do Comerciante para a Compra.

b) Em caso de aprovação do pedido de Crédito, o Svea confirma imediatamente a concessão do Crédito, enviando um e-mail ao/à Requerente a confirmar a aceitação do pedido de Crédito, bem como a informar o/a Requerente sobre o Programa de Amortização. Nessa mesma data, o Comerciante cobra no Cartão de Domiciliação a primeira prestação definida no Programa de Amortização. As restantes prestações previstas no Programa de Amortização são cobradas no Cartão de Domiciliação nas respetivas datas de vencimento.

Relativamente ao reembolso, tal como pode verificar no documento em anexo e como lhe foi indicado por e-mail no momento do cancelamento da compra, o mesmo foi realizado de imediato hoje, dia 03/04/2024.

Dependendo do seu banco, se o cartão é de débito, poderá demorar entre 1 a 3 dias úteis (num máximo de 7 dias úteis) a ver o movimento refletido na sua conta. Se o cartão é de crédito, dependerá do ciclo de facturação do mesmo. Recomendamos que contacte o seu banco em caso de dúvida sobre o ciclo de facturação.

Lamentamos que nesta ocasião o seu pedido não tenha sido aceite.

Atentamente

Equipa de Apoio ao Cliente
Esta resposta tem um anexo privado
seQura (serviced by SVEA)
3 de abril 2024
Olá José Rocha,

No seguimento da reclamação nº 110400024, apresentada no dia 2024-04-03, informamos que foram prestados todos os esclarecimentos necessários, classificando-a como resolvida.

Atentamente

Equipa de Apoio ao Cliente
José Rocha
4 de abril 2024
Até agora não recebi o reembolso, e ainda por cima e banco deu como transferência concluída. Aguardo mais umas horas. Já tives várias vezes reenbolsos com esse banco e nunca tive problema. Agora com vocês já tá a fazer quase 24h.
José Rocha
4 de abril 2024
Prezada Equipe de Apoio ao Cliente da SeQura,

Agradeço pelo retorno e pelas informações fornecidas. Entretanto, gostaria de abordar alguns pontos levantados em sua resposta.

Compreendo que os Termos e Condições do Contrato de Crédito ao Consumo estabelecem as diretrizes para a avaliação de crédito e que a SeQura, enquanto plataforma tecnológica, e o SVEA Bank, como entidade financeira autorizada pelo Banco de Portugal, têm o direito de cancelar o contrato caso seja detectada alguma situação que impossibilite a manutenção do plano de pagamentos, conforme mencionado no ponto 7 dos Termos e Condições.

Entretanto, gostaria de destacar que, de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia e o Código de Defesa do Consumidor em Portugal, os consumidores têm o direito fundamental à transparência e à justificação adequada em caso de recusa de crédito.

Sua explicação sobre a não armazenagem dos motivos exatos da recusa na base de dados por questões de proteção de dados é compreensível. No entanto, ressalto que, mesmo sem armazenar esses motivos, é fundamental que os consumidores recebam uma explicação detalhada e fundamentada para a recusa, de acordo com o artigo 60.º do Decreto-Lei n.º 24/2014 de 14 de fevereiro.

Portanto, reitero minha solicitação para uma revisão completa do meu caso, com a devida consideração para aprovação do crédito ou, no mínimo, uma explicação clara e fundamentada para a recusa, em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada a este assunto e aguardo uma resposta que reflita o compromisso da SeQura com a transparência e o respeito aos direitos dos consumidores.

Atenciosamente,
José Rocha
seQura (serviced by SVEA)
4 de abril 2024
Olá José Rocha,

Tal como indicado anteriormente, o reembolso foi realizado de imediato no mesmo cartão utilizado para o pagamento.

Dependendo do seu banco, se o cartão é de débito, poderá demorar entre 1 a 3 dias úteis (num máximo de 7 dias úteis ) a ver o movimento refletido na sua conta. Se o cartão é de crédito, dependerá do ciclo de facturação do mesmo. Recomendamos que contacte o seu banco em caso de dúvida sobre o ciclo de facturação.

No comprovativo de reembolso que lhe enviámos encontra a referência ARN, que o seu banco pode utilizar para rastrear o movimento em caso de necessidade.

Recordamos ainda que, para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, tem ao seu dispor os nossos contactos oficiais:

E-mail: consumidores@svea.sequra.com
Telf. gratuito: 800 782 221

Atentamente

Equipa de Apoio ao Cliente
seQura (serviced by SVEA)
4 de abril 2024
Olá José Rocha,

No seguimento da reclamação nº 110400024, apresentada no dia 2024-04-03, informamos que foram prestados todos os esclarecimentos necessários, classificando-a como resolvida.

Atentamente

Equipa de Apoio ao Cliente
seQura (serviced by SVEA)
4 de abril 2024
Olá de novo José,

Tal como referido no ponto 7.4., o Svea informa o/a Requerente, imediatamente e de forma gratuita, do resultado da consulta a bases de dados de crédito, caso o pedido de crédito seja rejeitado com base nessa consulta, salvo se a prestação destas informações for proibida por disposição do direito nacional ou europeu, ou se for contrária a objetivos de ordem pública ou de segurança pública.

Neste caso, como compreende, ao não ser aprovada a compra, o nosso sistema não armazena as informações dessa operação, uma vez que contêm dados privados cujo acesso está proibido a nível europeu ao abrigo do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

https://commission.europa.eu/law/law-topic/data-protection/data-protection-eu_pt

Como já lhe referimos, a rejeição do seu pedido de financiamento é definitiva e pode estar relacionada com o tipo de produto, com o valor do mesmo, número de prestações escolhido, entre outros aspectos.

Lamentamos, uma vez mais, que desta vez o seu pedido não tenha sido aceite e recordamos que cada compra é analisada de forma individual.

Atentamente

Equipa de Apoio ao Cliente
José Rocha
José Rocha avaliou a marca
4 de abril 2024

Sem comentários

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.