11.5

Servilusa - Prejuízo que me fora causado, cujo valor estimo em 4 mil euros

Paulo de Oliveira
Paulo Oliveira apresentou a reclamação
12 de outubro 2021

No dia 30 de Setembro de 2021, por volta das 09h00, fui contato por parte do Hospital do Espírito Santo, em Évora, a informar do falecimento da minha avó, Domingas Martins;
Através da internet, dei de imediato inicio a uma pesquisa, com vista a contratação de uma agência funerária sediada em Évora, para realização das cerimónias fúnebres, a ter lugar em Evoramonte;
Identifiquei a Agência Funerária Pestana/Servilusa, sita na Rua do Valasco, 21, em Évora e encetei contacto através do numero de telefone disponível online 800204222;
Após algumas questões colocadas pela empresa, entre as quais os meus dados de identificação e moarada , a funcionária (cuja identidade desconheço), informou-me que a empresa tinha expansão a nível nacional e que por esse motivo, dentro de minutos iria deslocar-se uma funcionária com domicilio profissional na minha área de residência, à minha morada, com o intuito de tratar-mos pessoalmente do processo.
Pouco tempos depois, recebi em minha casa a Técnica Comercial da Servilusa, dando início ao processo de recolha de dados e selecção de produtos;
Foi-me apresentado pela xxxxx, um catálogo de Urnas (sem o preço visível). Depois de identificar um dos artigos, a Técnica em apreço informou-me de que o valor da urna correspondia a quatro mil e quinhentos euros. Perplexo questionei se tal valor representava a totalidade dos serviços funerários, tendo ficado a saber que era apenas o valor da urna. Foi-me proposto pela Técnica, um outro artigo cujo valor constituía dois mil quinhentos e sessenta e cinco euros, o qual e segundo a mesma, integrava a linha mais acessível disponível pela Servilusa. Sem outra alternativa, aceitei a proposta;
Escolhi ainda uma coroa de flores do catálogo que me foi apresentado, no valor de duzentos e noventa a cinco euros;
Instantes depois e a citada Técnica informa-me que o orçamento do serviço tinha um custo total de seis mil duzentos e vinte euros. Mostrei-me indignado e questionei várias vezes a dita senhora sobre o elevado valor apresentado, tendo a mesma alegado que a fase pandémica exigia por lei algumas práticas que aumentavam em muito o custo dos serviços fúnebres;
Ainda questionei a hipótese de um tipo de serviço mais barato, tendo a xxxx referido que não existia;
Acabei por assinar o orçamento, até porque não tinha forma de questionar o valor individual designado nas parcelas e o recente óbito da avó deixara-me devastado;
No dia 03 de Outubro do corrente ano, contactei directamente a Agência Funerária Servilusa, em Évora, à qual solicitei orçamento para uma cerimónia fúnebre, sendo-me cedidos três orçamentos com valores distintos e extremamente dispares dos por mim pagos dias antes à Servilusa;
Ao comparar os orçamentos, conclui ter sido enganado e percebi que efectivamente a Servilusa prestas serviços mais acessíveis a nível monetário, facto que me foi ocultado pela Técnica xxxxxx;
Incrédulo, percebi de imediato que havia sido vitima de um aproveitamento ilegítimo do meu desconhecimento e do momento difícil que atravessava;
Ao processo de apresentação do orçamento, que ocorrera no dia 30 de Setembro de 2021, assistiu Maria João Serrano Martins, contactável através do numero de telemóvel 914812094, neta da falecida;
Os factos em analise são susceptíveis de integrar o crime de burla, de acordo com o Artigo 217 do Código Penal, cujo procedimento criminal depende de queixa;
Venho por este meio e de acordo com a lei em vigor, solicitar a colaboração das entidades competentes para o apuramento de responsabilidades e assim ser ressarcido do prejuízo que me fora causado por parte da empresa Servilusa, cujo valor estimo em quatro mil euros.

Peço deferimento,

Melhores cumprimentos,

Paulo de Oliveira
Telm.960230889

PS - Tenho toda a comentação disponível, mas não estou a conseguir anexa-la por esta via. Solicito o envio de endereço electrónico para o efeito.
Data de ocorrência: 30 de setembro 2021
26 de outubro 2021
Insisto na resposta urgente á presente reclamação.
10 de novembro 2021
Bom dia

Insisto na resolução da presente situação. Caso a entidade não esteja disponível para o efeito, recorrerei a via judicial.

Atentamente
8 de dezembro 2021
A reclamação no está resolvida.

Não respondem, porque sabem que são culpados e incompetentes. Esta gente DEVE ser penalizada