Formação Profissional
3 eFuturo 98.2
Skills Gym24.3

Skills Gym - Cancelamento e saída do curso de inglês

Ilya Mitin apresentou a reclamação
9 de outubro 2022 (editada a 10 de outubro 2022)
A Skills Gym prometeu oferecer-me, como beneficiário do curso de formação, uma educação que aumentasse o meu conhecimento da língua inglesa através do módulo "Direct English Program", entre outros -- no entanto, passado quase um ano verifico que a organização não tem as competências necessárias para o tipo de educação que promove nas suas publicidades e contratos, e é muito diferente daquilo que fui informado verbalmente pelo intermediário no Colégio dos Carvalhos (ou seja, uma entidade instruída na propagação e venda destes contratos).

A Skills Gym colocou-me numa turma em que o nível médio do conhecimento da língua inglesa dos alunos é muito inferior ao meu. Relembro que o contrato mencionou um aumento de "1 nível" no meu entendimento da língua inglesa, com base no padrão CEFR. Na verdade, a matéria promovida pela organização não estava indicada para o meu nível de proficiência, um facto ignorado pela administração, e gastei mais de metade do ano de 2022 a espera de tirar algum proveito das mensalidades de 99.80€ -- o que nunca aconteceu. É uma pura perda de investimento na minha própria educação, num período económicamente turbulento para todo o país.

Entretanto, a Skills Gym nem foi capaz de garantir a qualidade do seu próprio serviço, que já por defeito era péssimo. As minhas queixas foram enviadas (múltiplas vezes) a um funcionário da Skills Gym, mas esta simplesmente deixou de responder ás minhas mensagens, e não oferece explicação pela sua ausência. Mesmo assim, continuo a ser faturado mensalmente.

(já estamos quase no meio de Outubro e ainda nem sequer recebi o comprovativo da cobrança do mês de Setembro... É uma grande falta de responsabilidade.)

Devido a estes e outros fatores (como a ignorância da administração e a minha própria instabiilidade económica), fui claro na minha decisão de saída do curso, mas é como se estivesse a falar para uma parede, e sou forçado a continuar a ser prejudicado até aos fins do ano 2023.
Data de ocorrência: 8 de outubro 2022
Skills Gym
4 de dezembro 2022
Estimado cliente, Sr./a Ilya Mitin,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 81671922, no dia 2022-10-09, que mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos reportou foi reencaminhada, para o departamento responsável e encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos
O Departamento de relação com o cliente.
19 de dezembro 2022
"A nossa melhor atenção". 19 de Dezembro, nada resolvido.
21 de dezembro 2022
As acusações mantêm-se.

- O Skills Gym não foi capaz de oferecer ao aluno a educação estipulada no contrato, nomeadamente um nível de Inglês indicado para os conhecimentos do aluno (referido no contrato como "1 nível" acima do nível do aluno na escala CEFR / TOEFL).
- O Skill Gyms não tinha em ordem todas as ferramentas online para os formadores / formandos.
- O Skills Gym não atendeu às necessidades do aluno, o que levou à perda de centenas de euros de investimento num período mínimo de meio ano.
- O Skills Gym ignorou, repetidamente, as queixas do aluno: por SMS, email, chamadas telefónicas, redes sociais e o Portal das Queixas, obrigando-o a esperar indefinitivamente por respostas.
- O Skills Gym só atendeu às queixas com a devida seriedade quando o aluno bloqueou o processo bancário do débito direto.
- O Skills Gym mostrou pouco interesse na resolução do problema, e acusa o aluno de não cooperar com a organização quando na realidade o aluno esperou, atentamente, um período de 3-4 meses para discutir a situação em detalhe depois da primeira queixa -- uma lealdade e paciência que o Skills Gym desvalorizou.

Adicionalmente, em termos de perceção pública, o Skills Gym tem (presentemente) um índice de satisfação de 48.6% no Portal das Queixas, uma indicação forte de negligência e desprezo pelas necessidades dos clientes (adultos, bem como menores de idade). Este valor tem vindo a baixar significativamente e continuamente desde 2021.

A minha confiança na organização está completamente destruída, tendo esgotado toda a minha paciência.
As acusações mantêm-se, e manter-se-ão.