Formação Profissional

Skills Gym - Prestação de maus serviços

Marília Porto
Marília Porto apresentou a reclamação
2 de novembro 2023
Em Novembro de 2022 inscrevi a minha filha num curso integrado de formação desenvolvido pela empresa JOVIFORM denominado SkillsGym. O curso integra duas áreas: o Centro de Alto Rendimento Escolar (CARE) e o ENglish Cambridge Program. Seria ministrado por um(a) Psicologo(a) e por um(a) Professor(a) de Inglês, respetivamente. Inicialmente todos os membros da empresa com quem contactámos se mostraram super disponíveis e acessíveis. Foi-nos entregue, inclusive, um cartão de visita da presente Coordenadora de Gestão de Clientes, que se disponibilizou a ser um contacto direto e (mais uma vez) muito acessível. Foi-nos prometido contacto constante e próximo. Foi-nos prometido contacto "quase automático" se por ventura os alunos faltassem para poderem repor aulas e nunca ficarem em falta. Os pais seriam ainda contactados faseada e lentamente para poderem ter uma conversa com o/a Psicologo(a) e fazerem a Anamnese das crianças de forma a potenciarem as suas caracteristicas e/ou trabalharem pontos a desenvolver. Os alunos foram divididos por dois grupos, de acordo com o seu nível de inglês. E assim os sábados de manhã seriam divididos entre a aula de CARE e a aula de Inglês. Cedo estas aulas começaram a ser compensadas, mas não porque os alunos faltavam e sim porque os professores faltavam ou eram substituídos numa rotatividade que nos transmite pouca confiança. Nas aulas de Inglês avançado falava-se Português. O encontro com a Psicóloga para a conversa e Anamnese foi reduzido a 10/15 min para preencher uma ficha e sem margem para perguntas porque a Psicóloga não tinha tempo, ou seja, podia ter sido enviada por e-mail. Até que a minha filha passou por uma situação com um aluno mais velho que tentou repetidamente trocar mensagens com ela, que ela não gostou, que a deixaram desconfortável e quanto mais as ignorava pior era. Nessa altura tento entrar em contacto com a Coordenadora de Gestão de Clientes que não me atende e não devolve a chamada. Falo à porta da aula com a Psicóloga que os acompanhava à data sobre o assunto, que me assegurou que faria chegar a informação a quem de direito, que certamente entrariam em contacto comigo e trataria ela própria de falar com o aluno em causa. Ainda espero esse contacto. Tive de responder a uma das mensagens do tal rapaz, identificando-me como a mãe na esperança que terminasse ali o assunto, evitando uma queixa na PSP. A minha filha só voltou a fazer mais uma ou duas aulas. Faltou mais de dois meses, que paguei sem questões. Não recebi um único telefonema a perguntar o porquê destas faltas ou qualquer tipo de interesse por este assunto. A 20 de Agosto de 2023, envio um e-mail à mesma Coordenadora de Gestão de Clientes, pedindo a desvinculação da minha filha. Respeitando o facto de todas as empresas poderem passar por maus momentos, achei por bem alegar motivos pessoais mas deixando muito claro que estava muito insatisfeita com toda a prestação de serviços e portanto a pagar em esforço um valor mensal (99.80€) que em nada correspondia ao serviço que me foi inicialmente vendido. Uma vez que nada me foi respondido, reencaminhei o mesmo e-mail, no dia 25 de Agosto, para um senhor de quem nunca tinha ouvido falar mas cujo e-mail diz ser gestor de clientes deste mesmo projeto. Reforcei a minha insatisfação. Nenhuma resposta me foi dada ou tão pouco um contacto neste sentido. Antes pelo contrário, fui contactada 3 vezes, por três pessoas diferentes, entre Setembro e Outubro, e nenhuma delas sabia da existência dos meus e-mails ou tão pouco da ausência da minha filha nas aulas. Na última destas três chamadas, feita para me dizerem que estava em incumprimento financeiro, terminei a dizer que não voltava a falar com ninguém desta empresa e que era uma tremenda falta de respeito com quem até Agosto nunca falhou em nada com o compromisso estabelecido mas viu-se lesada mais do que uma vez, quer em organização, quer em acesso que em nada foi facilitado, quer em respeito. Ambas as partes têm direitos e deveres. Não é unilateral. No dia 31 de Outubro recebi um e-mail do gabinete jurídico que incluí ameças e não verdades, pois fala de um serviço de formação devidamente estruturado, o que no meu caso não se verificou de todo, fala da disponibilidade de acesso, de direitos e obrigações, que deveriam ser de todos. Enfim. Parece-me incongruente que me exijam uma série de obrigações que parece serem só minhas. Não são.
Data de ocorrência: 31 de outubro 2023