49.4

SMAS Caldas da Rainha - Corte de água

Cristiana
Cristiana apresentou a reclamação
11 de agosto 2022
Na Rua da Gaiola, no Campo em Caldas da Rainha, existe uma ruptura de água, comunicada à câmara desde 3a feira!!!
Os tecnicos do SMAS chegaram para iniciar o arranjo, hoje, 4a feira, por volta das 22 horas.
Cerca de meia hora depois, percebo que não há agua....
Quando contacto o Smas, respondem me que o piquete veio embora porque foi ameaçado por um vizinho, fechou a água e foi embora !!
A GNR alega não ter recebido contacto nenhum por parte do smas, coisa que ja aconteceu anteriormente em casos idênticos.
Ficámos sem acesso a banhos ! Saimos amanha de manhã para trabalhar, sem banhos !!!
Fiquei com uma máquina de roupa a meio, fiquei sem possibilidade de preparar almoços para levarmos para o trabalho. Tudo isto porque os técnicos decidiram fechar a água sem qualquer aviso antes e por volta das 10H da noite !
Durante dois dias e toda a noite assistimos a um gasto desmesurado de água sem ninguém se deslocar aqui nem se preocupar com a água gasta.
E hoje, decidem deixar nos sem água até virem amanhã, sabe-se lá a que horas !!!
Hoje, decidiram cortar nos a água a uma hora em que a maioria das pessoas se está a servir dela alegando que não puderam continuar o serviço porque foram ameaçados por um vizinho que não os deixou arranjar a ruptura àquela hora.
Estou a marimbar me para as confusões com o vizinho e para as ameaças.
Se se sentiram ameaçados fisicamente como me informaram pelo telefone, deixavam pelo menos a água aberta como fizeram nos últimos dois dias. Ou deixavam nos com acesso a água mais umas duas ou três horas e vinham corta-la mais tarde.
Que grande falta de respeito pelas pessoas. Que grande falta de respeito por quem paga o fornecimento de água todos os meses!
Saliento que a ruptura é na via pública e não dentro da propriedade do vizinho.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2022
12 de agosto 2022
Exma. Sra.:
Na sequência da reclamação apresentada, a qual mereceu a nossa melhor atenção, encarrega-me o Sr. Diretor Delegado dos SMAS, Dr. José Manuel Moura, de informar que a situação atualmente reportada e conforme refere era do conhecimento destes Serviços.
Efetivamente chegamos ao local para efetuar a reparação pelas 22 horas, de 4.ª feira (10-08) após se terem concluído outras intervenções noutros pontos do concelho.
Refira-se que infelizmente a rotura reportada na Rua da Gaiola não era a única nesse dia, onde se registaram 19 roturas, pelo que foram definidas prioridades de intervenção, de acordo com o planeamento e procedimentos internos dos SMAS.
Todas as roturas comunicadas são avaliadas pelas equipas técnicas, encarregados e/ou piquete operacional.
Todos sabemos que o país atravessa um período de seca extrema, pelo que estes SMAS tem implementadas medidas mais rigorosas que visam reduzir os consumos de água e de controlo de perdas, situação que nos levou a interromper o abastecimento durante todo o período noturno.
Ainda assim, o Município das Caldas da Rainha, não teve até à data necessidade de implementar medidas mais graves, como suspender o abastecimento de água em período noturno, pelo que o trabalho dos SMAS é de uma exigência permanente, em particular num ano de fortes contingências.
Em relação a quaisquer danos que possam ter ocorrido, nomeadamente com a máquina de lavar roupa, devem ser enviados comprovativos para estes SMAS, devidamente fundamentados, para que possamos encaminhar para o nosso seguro, da forma mais célere possível.
Sabemos estar expostos à opinião crítica dos nossos concidadãos, percebendo os transtornos causados, mas creia-nos que o empenhamento colocado na procura da resolução dos problemas é total e permanente, numa disponibilidade nunca discutida.

Ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento que jugue necessário.

Serviços Municipalizados da Câmara Municipal das Caldas da Rainha
Divisão Serviços Técnicos
Praça 25 de Abril, Edifício Paços do Concelho, 2500-110 Caldas da Rainha
Telef.: 262 240 002 - Fax: 262 839 728 - Telemóvel: 925 414 603
tecnica@smas-caldas-rainha.pt
www.smas-caldas-rainha.pt
Pondere antes de imprimir: seja amigo(a) do ambiente!