Fornecimento de Água
Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

SIMAR Loures | Odivelas - Ausência de recolha de lixo na póvoa de santo adrião

Helena Paio apresentou a reclamação
29 de dezembro 2018

A Simar desempenha de forma incompetente o seu serviço no concelho de Odivelas, nomeadamente na Póvoa de Santo Adrião, onde resido. O lixo não é recolhido diariamente (penso que a regularidade na minha rua andará agora por 2-3 vezes por semana, na melhor das hipóteses) e reduziu o número de contentores. Assim, quando o único contentor que existe na rua se enche, os residentes são obrigados a empilhar os sacos ao lado do contentor, formando-se frequentemente uma pilha do tamanho do próprio recipiente. Para além disso, o recipiente que lá colocaram é muito alto para alguns residentes mais idosos que nem têm força para acionar o pedal perro e pesado que deveria abrir o contentor.
Se, à raridade da recolha do lixo, somarmos o facto de por ali andarem cães e gatos vadios, que rebentam os sacos com restos de comida e a espalham, e se acrescentarmos o vento e a chuva, temos agora a rua sempre suja com detritos por todo o lado, à porta dos prédios, junto aos automóveis estacionados, nos passeios por onde andamos... Temos a sensação de viver num bairro da lata sem condições mínimas de saneamento!
Esta situação tem vindo a ser denunciada por mim desde há meses, tendo já registado duas reclamações no livro de reclamações digital (em abril e em setembro do corrente ano); já fiz igualmente uma queixa telefónica para os serviços da Simar no dia 29 de novembro de 2018. Na sequência das queixas, vêm limpar a porcaria, mas pouco depois volta tudo ao mesmo.
Gostava de saber para onde vai o valor que pagamos principesca e mensalmente na conta da água para a recolha dos resíduos sólidos neste concelho. Sempre aqui vivi e nunca vi tamanha imundície!
Odivelas orgulha-se de ser um concelho jovem e empreendedor, mas deveria envergonhar-se por, em muitas ruas das suas freguesias, ser uma pocilga, um chiqueiro a céu aberto!

Data de ocorrência: 29 de dezembro 2018
31 de janeiro 2019
Exma. Senhora,

Em resposta à V/reclamação registada nestes SIMAR com o n.º E/106/2019, de 2019/01/02, cujo teor mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que à presente data as recolhas encontram-se regularizadas.

Não obstante, é de salientar que durante o mês de Dezembro existiram diversas condicionantes ao normal funcionamento da recolha de resíduos, nomeadamente feriados e épocas festivas, pelo que se trata de um mês anómalo.

Lamentando os transtornos causados e agradecendo o V/contributo para a melhoria dos serviços prestados, apresentamos os nossos cumprimentos,

Os SIMAR Loures e Odivelas
1 de fevereiro 2019
Bom dia:

relativamente à resposta da Simar, cumpre-me referir que não foi o mês de dezembro de 2018 que foi anómalo; todo o ano de 2018 foi anómalo!!! E só agora, com o Portal da Queixa, com uma queixa feita à Junta de Freguesia e com "posts" no Facebook, é que a Simar finalmente se lembrou que tem de recolher o lixo na Póvoa de Santo Adrião (e em Odivelas, pelo que me fui apercebendo).

Relembro a empresa que apresentei queixa através do livro de reclamações digital em abril de 2018, em setembro de 2018 e, por telefone, junto dos vosso serviços, em novembro de 2018. A resposta foi sempre a de que a situação estava regularizada, voltando a lixeira e a imundície poucos dias depois.

Os munícipes pagam TODOS OS MESES taxas à Simar para que a empresa cumpra o seu dever! O argumento de que há meses anómalos não colhe... se pagamos sempre, a empresa tem de cumprir SEMPRE!

Por isso, não considero a minha queixa resolvida. Vou aguardar para ver durante quanto tempo a situação se mantém regularizada na minha rua; nas ruas adjacentes, já voltei a ver lixo fora dos caixotes, manifestamente insuficientes. E quanto à recolha dos monos nas quintas-feiras, só mesmo na teoria, porque na prática por ali permanecem em tempo indefinido!

20 de fevereiro 2019
Exma. Senhora,

Em resposta à V/reclamação registada nestes SIMAR com o n.º E/4981/2019, de 2019/02/01, cumpre-nos informar que, de acordo com a informação prestada pela Divisão de Resíduos Urbanos, a recolha indiferenciada foi regularizada, assim como a recolha seletiva e de monos.

Agradecendo o V/contributo para a melhoria dos serviços prestados, apresentamos os nossos cumprimentos,

Os SIMAR Loures e Odivelas
22 de agosto 2019
Bom dia: não considero que a queixa por mim apresentada esteja completamente resolvida.
Com efeito, verifico que, só após a minha queixa no Portal da Queixa, a SIMAR passou a tratar as minhas reclamações sobre recolha de resíduos sólidos com seriedade. Até aí, e foram queixas feitas durante meses, a SIMAR afirmava que ia resolver, parecia que resolvia , mas voltava tudo ao mesmo. Agora, as coisas estão mais decentes na minha rua (apesar de não se conseguir abrir o caixote do lixo com o pedal), mas basta circular a pé pela Póvoa de Santo Adrião (sobretudo pela parte mais antiga, p. ex., a Rua Mestre de Aviz) ou até mesmo pelo Casal do Privilégio para depararmos com caixotes de lixo a abarrotar, lixo ao lado dos contentores e na estrada, sacos rotos pelos pombos e pelos gatos...
Concordo que houve maior preocupação com a minha praceta, mas eu vivo nesta freguesia e não noto que as coisas tenham mudado de forma substancial. E a queixa não se centrava unicamente numa rua, centrava-se no estado da nossa freguesia e do nosso concelho. Porque todos os munícipes de Loures e de Odivelas pagam um balúrdio, na sua fatura mensal da água, para a recolha de resíduos sólidos!
Espero, por isso, que a SIMAR continue a fazer o seu trabalho em TODO o concelho!
1 de outubro 2019
Exma. Senhora,

Em resposta à V/comunicação, registada nestes Serviços com o n.º E/33797/2019, de 2019/08/23, informa-se que após deslocação ao local, no dia 2019/09/23, dia em que habitualmente a concentração de resíduos é maior, devido à paragem de domingo, foi possível constar que os locais se encontram limpos, bem como as áreas envolventes, sem acumulação de resíduos.

Mais se informa que o pedal do contentor referido foi entretanto reparado e que as recolhas encontram-se a decorre com a devida normalidade.

Com os nossos cumprimentos,

SIMAR – Loures e Odivelas