Fornecimento de Água

SIMAR Loures | Odivelas - Faltas de água e recolha de resíduos urbanos

Antero Santos
Antero Santos apresentou a reclamação
4 de março 2017

No passado dia 23 e 24 houve uma falha no abastecimento de água na minha zona de residência que se prolongou por quase 24 horas. Esta situação teve vários impactos, desde não poder fazer refeições em casa, de ter fazer cerca de 17km para poder tomar banho, quer eu, quer a minha mulher e os meus filhos e a questão de não conseguirmos fazer descargas na sanita.
Se esta situação fosse um caso pontual era gerível e suportável, mas em 3 anos que resido nesta zona estas situações repetiram-se com alguma frequência.
Neste momento dada a instabilidade no abastecimento de água na minha zona de residência comecei a guardar garrafões de água para ter soluções para uma próxima situação destas, o que me faz lembrar acções preventivas que tinha de fazer há 20 anos atrás. Ou seja, a disponibilidade do serviço de abastecimento de água na minha zona de residência está ao nível do que tinha há 20 anos atrás.
Quanto à recolha de resíduos urbanos estivemos cerca de 1 semana(recolha a 24/25 de Fevereiro e apenas voltou a haver recolha a 3/4 de Março) sem que os resíduos nos caixotes do prédio em que resido, fossem recolhidos. Mesmo tendo em conta que foi em uma semana em que tivemos tolerância de ponto, uma semana sem recolha não é aceitável. Relembro que as recolhas aqui na zona são feitas de 2ª para 3ª feira, de 4ª para 5ª feira e de 6ª feira para sábado, e partindo do principio que houve tolerância de ponto de 2ª para 3ª feira, no espaço de uma semana haveria lugar a pelo menos 2 recolhas o que não aconteceu, trazendo algumas questões de saúde pública.
Aproveito para referenciar que dado que na rua da minha residência houve um acréscimo de residentes e que o ecoponto mais perto situa-se a 3 quarteirões de distância, acho que faria todo o sentido a colocação de um ecoponto junto do bloco de prédios da rua onde resido.

Data de ocorrência: 4 de março 2017
3 de abril 2017
Exmo. Senhor,

Na sequência da vossa reclamação enviada através do Portal da Queixa, tendo merecido o registo de entrada n.º E/10907/2017, de 2017/03/06, esclarece-se que de acordo com a informação prestada pela área técnica responsável, confirma-se a ocorrência de roturas que originaram interrupções de abastecimento na V/zona de residência.
Salienta-se que a intervenção de dia 2017/02/23 ocorreu numa conduta que abastece toda a área compreendida entre o Casal do Bispo e os Pedernais, zona esta que, devido à sua extensão tem um tempo de recuperação de abastecimento mais prolongado.
Contudo, o piquete responde a cada situação de forma tão célere quanto possível, atendendo às especificidades de cada intervenção, tentando restabelecer o abastecimento o mais rapidamente possível, por forma a minimizar o impacto causado às populações.
Mais se informa, que tratando-se de ocorrências de carácter imprevisível, uma vez que as mesmas não tiveram origem em alterações da rede de abastecimento ou em obras a decorrer no local, torna-se impossível o aviso prévio à população.
Nesta conformidade, e cientes que desenvolvemos todas as ações para minimizar o impacto junto dos munícipes, lamentamos os constrangimentos decorrentes da intervenção efetuada.
No que concerne a falha na recolha de resíduos urbanos e conforme comunicação da Divisão de Resíduos Urbanos, informamos que devido à tolerância de carnaval, não efetuámos serviço de recolha em 2017/02/27 e em 2017/02/28.
Mais se informa que no dia de recolha seguinte, devido a esta interrupção não dispusemos de capacidade operacional para responder ao volume de resíduos acumulados pelo que não foi possível a remoção de todos os contentores, situação que lamentamos. Contudo, ficou o serviço normalizado na recolha subsequente.

Pelos transtornos causados, reiteramos o nosso pedido de desculpas, servindo a V/reclamação para a melhoria dos serviços prestados.

Com os nossos cumprimentos,
Antero Santos