Soc. Com. C. Santos
Soc. Com. C. Santos
  • Rua da Estrada, 95
    4470-600 Maia
  • geral@soccsantos.pt

Soc. Com. C. Santos - Péssimo serviço prestado e resolução incapaz.. (até ao momento)

Mário Albino da Silva
Mário Silva apresentou a reclamação
10 de setembro 2019
Possuo um mercedes com a matricula 58-30-UJ e deixei-o na C.Santos da Maia, esta quarta-feira dia 28/08/19, para que fosse lavado e recondicionado. Recebi a informação de que demoraria 2 dias pelo que seria informado da conclusão do trabalho pedido.

Sexta-feira dia 30/08/19 de tarde liguei para a C.Santos, para que fosse esclarecido sobre se a viatura estaria ou não pronta para ser levantada, foi-me informado de que a mesma apenas estaria pronta ao final dessa tarde, teria demorado 3 dias, mas o serviço estava concluído com a qualidade digna da oficina em causa. Fiquei satisfeito com a resposta.
Sábado de manhã, dia 31/08/19, ao verificar a qualidade do serviço prestado pela vossa oficina, verifico que o carro estava completamente saturado de água no interior, ao abrir as portas e a bagageira a água escorria em gotas e havia manchas de sujidade no interior.

OS CARROS SÃO FABRICADOS PARA MANTEREM A HÚMIDADE NO EXTERIOR,MAS ÁGUA NO INTERIOR SABEMOS QUE IRÁ CAUSAR DANOS A CURTO OU LONGO PRAZO.

Dirigi-me ao funcionário e apresentei o meu descontentamento, foi-me indicado que me dirigisse á secção de limpeza para que fossem efetuadas as correções necessárias. Ao ligar o carro, detetei o ar condicionado ligado na temperatura mais quente e no máximo, ao que tentei desligar de imediato, tendo ficado com a mão direita suja de uma massa espessa escura semelhante a óleo. Quando parei junto á secção de limpeza mostrei o sucedido e mostrei vários locais de limpeza imperfeita, o banco do passageiro apresentava uma mancha escura no assento, ao que o funcionário daquela secção se prontificou amavelmente a tentar corrigir… Mas os locais eram muitos.
Vi também que o revestimento lateral do assento do condutor estava partido e pousado no piso do carro, o mesmo funcionário com uma chave de ferramenta colocou o revestimento no local correto, mas mantinha-se estragado. Foi-me dito que o carro já estava com perda de tinta nesse revestimento e que já teria alguns anos, apresentava marcas de já ter sido reparado noutro local, afirmei que estava correto e que teria sido a C.Santos a meu pedido a efetuar o trabalho de reparação, mas o revestimento estava reparado , colocado ao sítio, sem estar partido. Verifiquei que o carro estaria também com a para-choques da frente esmorrado na zona próxima da matricula, o que não estava na altura em que entreguei a viatura.
O responsável pelo departamento de limpeza garantiu-me que poderia deixar a viatura lá mais algum tempo para que o serviço pudesse ser concluído com (mais) atenção.

Dia 09/09/19 telefonei para a C. Santos e garantiram-me que o carro estaria pronto, mas quando vi o carro verifiquei que não houve alterações, estava na mesma sujo e com as anomalias cima mencionadas.

Acrescento que estou privado do meu carro, tendo despesas adicionais nas deslocações.

De referir que toda esta situação foi mencionada no livro de reclamações.

Fico triste pelo facto de ter depositado confiança na empresa C.Santos do Porto, já que até á data a oficina de eleição terá sido a C.Santos de Lisboa e fico deveras surpreendido com este trabalho incompleto e incorreto.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2019
10 de setembro 2019
Devo acrescentar que após finalmente ter conseguido entrar em contato com o Sr. Nuno Pinheiro, fiquei deveras transtornado com as afirmações preferidas por este senhor vosso funcionário. O Sr. Nuno afirmou que no dia 31/08/19 que apenas verificou que o carro estava mal limpo, mas não verificou se o mesmo estava danificado conforme mostro nas fotos em anexo, afirmação essa que não corresponde em nada á verdade. Esse Sr. viu bem as peças partidas e danificadas, tendo inclusive chamado ao local o Engº. Ricardo para apresentar a situação, o Engº Ricardo também presenciou o sucedido assim como o funcionário da limpeza que se prontificou a fixar a peças partida do assento do condutor ao local.

Continuo a questionar as regras de empenho e de profissionalismo aplicadas nestes serviços.

Apenas me resta afirmar que em anexo deixo a digitalização da Vossa folha de receção da minha viatura, isenta de anotações de danos. Importa salientar que estou recetivo ao entendimento e compreensão na resolução deste embaraço provocado por mau desempenho de alguns funcionários que em nada deveriam representar a marca e oficina em questão, caso esse entendimento não seja possível por esta via a curto prazo (estou a sofrer despesas pela privação do meu veiculo), terei que seguir a via contenciosa, mais custosa para ambas as partes mas que de certo mais racional e correta.
10 de setembro 2019
Dia 10/09/19, recebi a informação do Sr. Nuno Pinheiro de que não iriam mudar a postura em relação à destruição do suporte do assento do condutor, terei que levar o carro com o suporte partido pelos funcionários da Soc. Com. C. Santos.
Terei que suportar os custos da substituição da peça em causa?? Não..
A acção judicial irá ser iniciada em breve e irei postar neste meio o resultado da mesma, para que outros possam tomar de exemplo a exigência de um serviço digno por parte deste "representante" da MERCEDES.
12 de setembro 2019
De lamentar é o facto de o concessionário da Maia Soc. Com. C. Santos mostrar-se indiferente sobre o conflito ocorrido originado por eles...
No dia 10/09/19 recebi um telefonema a exigir que retira-se o carro desse concessionário, porque não haveria nada a reparar. Devo acrescentar que verifiquei que no entanto repararam o para-choques da frente e limparam um pouco melhor o interior do carro.
Irei colocar digitalização de documento entregue por funcionário desse concessionário em que não aparece a indicação de qualquer dano no acto da recepção do carro.
Em contrapartida verifiquei que o excesso de água já começou a provocar algumas avarias, o pilar interior junto ao parabrisas lada do condutor tem o revestimento a descolar, como mostro em fotos. Verifiquei em casa quando abri o capô que nem as folhas junto ao parabrisas retiraram na "lavagem". Ficam então as fotos do ponto atual.
4 de outubro 2019
Dia 02/10/19 depois de algum tempo após ter exposto a minha situação á Mercedes Portugal e á Mercedes ALemanha, recebo este email da C.Santos Maia, pasmem-se com a resposta que demonstra o empenho, profissionalismo e respeito pelos clientes :

Exmo. Sr. Mário Silva:

Acusamos a receção da exposição efetuada por V. Exa., a qual nos mereceu cuidada atenção.

Relativamente ao teor da mesma, cumpre-nos efetuar os seguintes esclarecimentos:

1. Conforme referido na S/ exposição, a viatura Mercedes-Benz ML 270 CDI deu entrada nas nossas instalações no dia 28.08.2019 para efetuar um serviço de limpeza de interiores.
2. Na qualidade de cliente aderente ao cartão de crédito Soc. Com. C. Santos, usufruiu V. Exa. de uma das vantagens de adesão ao referido cartão, a oferta de uma limpeza de interior anual.
3. A limpeza de interiores não pressupõe um “recondicionamento” da viatura; o referido serviço traduz, nomeadamente, na aspiração e lavagem da viatura (incluindo a bagageira), lavagem de alcatifas/tapetes, lavagem e limpeza dos estofos e respetivo tratamento, limpeza das calhas dos bancos, forras de portas, cintos de segurança, limpeza do tejadilho, limpeza dos vidros e acrílicos, limpeza e tratamento de plásticos e limpeza do volante e manípulos.
4. Após conclusão do serviço na viatura, foram-nos reportadas anomalias detetadas por V. Exa. na viatura, tendo sido levados a cabo os serviços necessários para a retificação das mesmas.
5. Foi ainda mencionado pelo Sr. Mário Silva que “o revestimento lateral do assento do condutor estava partido” e que “o carro estava com o para-choques da frente esmurrado na zona próxima da matrícula”.
6. No que concerne ao revestimento lateral do assento do condutor, verificamos que de facto o mesmo se encontrava partido, que apresentava sinais de ter sido reparado e que inclusive demonstrava já sinais de perda de tinta, fruto do desgaste provocado pela utilização da viatura, dado que a viatura se encontra no 18º ano de utilização.
7. Não obstante, não corresponde à verdade que o referido revestimento lateral do assento do condutor tenha sido partido nos nossos serviços, pelo que não podemos assumir uma responsabilidade que não resulta de qualquer ato praticado pelos nossos serviços e/ou resultante da limpeza de interiores efetuada na viatura.
8. Será de salientar que a viatura apresentava sinais evidentes de reparações de danos, nomeadamente plásticos partidos (e já colados) e peles pintadas, sendo que tais situações eram já notórias e evidentes aquando da entrada da viatura nas nossas instalações e portanto anteriores ao serviço prestado.
9. Cumpre ainda esclarecer que os serviços que V. Exa. referiu terem sido efetuados pela nossa empresa efetivamente não prestados pela Sociedade Comercial C. Santos S.A., nomeadamente nas nossas oficinas sitas na Maia.

Pelo exposto, lamentamos a insatisfação demonstrada por V. Exa., sendo que da parte da Soc. Com. C. Santos a viatura foi entregue com o serviço de limpeza de interiores devidamente efetuado, de acordo com os procedimentos habitualmente aplicados para o tipo de serviço prestado.

Hugo Liberato Tiago Teixeira
(Diretor StarClean) (Resp StarClean)
4 de outubro 2019
Contestação ao email no mesmo dia:

Boa tarde ao serviço de qualidade Soc. C. Santos Maia

Venho deste forma contestar o afirmado por V. Exª:

1º Reclamei o fato de terem tido um percalço com o meu carro na vossa oficina e terem esmurrado o para-choques da frente, num embate que em tudo se assemelhava ao choque contra uma parede.
Reparação efetuada corretamente por esse concecionário, não merecendo da minha parte qualquer reclamação após a reparação.

2º O revestimento lateral do assento do condutor está partido, um ponto reclamado atualmente, não estava partido, estava reparado pela C. Santos V. P. Lisboa, reparação correta e eficiente.
Caso diferente do que se passou nesse concecionário, que após verificarem que o revestimento se encontrava arrancado da sua posição e pousado no piso do carro, foi fixado provisoriamente no local por um funcionário da oficina, sem ser reparado, sem mostrar resistência para se manter nesse local.
Certo que o Mercedes está no seu 18º ano de utilização, com 140000kms, sempre bem estimado e poupado, estou a falar de um MERCEDES, que merece mais respeito do que aquele que parecem demonstrar, o 5º na família e que sempre mereceram o nosso agradecimento pela eficiência da marca ( de salientar que esta situação que se está a passar é inédita na nossa família).
Esta situação foi presenciada pelo Sr. Nuno e Eng. Ricardo no primeiro dia em que tentei levar o carro para casa, verificaram que o revestimento estava arrancado da sua posição normal, tinha sinais disso mesmo e pousado no pavimento.

3º Os “sinais evidentes de reparações anteriores” penso que se refere ao revestimento do assento do condutor, situação já supra argumentada e confirmada. Mas como mostram, dá a entender que o meu carro apresentava várias reparações de plásticos, situação fortemente refutada por não corresponder á verdade. Quanto ao que descreve como peles pintadas, desafio-o a mostrarem-me um único local onde possam constatar corretamente o que afirmam. Falam certamente sem verem o carro…

4º Quanto ao ponto 9, não compreendo vem o contexto, mas o carro já foi intervencionado algumas vezes na vossa oficina, sem que ocorressem conflitos.

O carro foi rececionado por V. Exªs sem qualquer anotação de anomalia.
Foi-me dito que o serviço de limpeza está mais direcionado para carros comerciais, como carrinhas e pick-ups, dai o procedimento tomado não ter sido o mais indicado. Acrescento que, como mostro em fotos, o carro já começou a presentar danos pelo excesso de água usado na limpeza, o revestimento dos pilares do para-brisas está a começar a descolar, ( estou a referir-me a uma viatura que não faz mais de quatro mil kms por ano), descartando desde já qualquer desculpa de excesso de uso ou outra coisa.
Ainda encontrei folhas de árvores / arbustos no interior e no exterior do carro depois de quase um mês em que ficou nas vossas instalações para limpar, encontro ainda partes que estão com manchas mas que me dizem que não serão melhor limpas, como mostro em fotos.
Deixo link da reclamação para que possam ser mais elucidados de toda a situação que penso desconhecerem.

Face ao exposto espero que reconsiderem e prezem por uma atitude clara e correta face aos vossos clientes que tanto prezam pela marca e suportam toda essa orgânica.
4 de outubro 2019
Dia 04/10/19 ainda continuo a aguardar pela solução conseguida pela Mercedes Portugal...
9 de outubro 2019
E agora deixo a resposta da Mercedes Portugal, que precisou de 3 (TRÊS) semanas para escrever isto:

Ref: CS- 1-23388645633
Modelo: Mercedes-Benz ML 270 CDI
Matrícula: 58-30-UJ
Chassis: WDC1631131A401834

Cc.: Soc. Com. C. Santos

Exmo. Senhor Mário Albino Silvo,
Temos presente os contactos de V. Exa., que agradecemos e, a cujo conteúdo prestámos a nossa melhor atenção.
No seguimento dos mesmos, registamos a sua disponibilidade em nos dar a conhecer a situação exposta a qual representa um valor acrescido na nossa política de constante melhoria e evolução, com vista à manutenção e aumento do grau de satisfação dos nossos Clientes.
Não obstante, esclarecemos que a atividade de Assistência Após-Venda da Mercedes-Benz Portugal é, em regra, assegurada através da Rede de Oficinas Autorizadas Mercedes-Benz, pelo que as nossas respostas assentam nas informações e comentários disponibilizados pelas referidas Oficinas.
Neste sentido, contactámos a Soc. Com. C. Santos que confirmou ter já prestados os devidos esclarecimentos através de comunicação datada de 2 de outubro último, para a qual remetemos.
Assim, qualquer esclarecimento adicional quanto à situação em apreço deverá ser diretamente dirimido com a referida Oficina, enquanto entidade que intervencionou a viatura e como por isso competente para tal.
Permanecendo ao dispor para analisar qualquer outra situação que, de futuro, entenda pertinente colocar-nos e sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Mercedes-Benz Portugal, S.A.
Customer Services

F. Figueiredo R. Carvalheiro
Poderá contactar o Centro de Assistência a Clientes da Mercedes-Benz Portugal através do 00800 9 777 7777, de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 18h00.
Mercedes-Benz Portugal S.A., Abrunheira - Apartado 1, 2726-911 Mem Martins
9 de outubro 2019
Depois de 5 mercedes, e algumas escaramuças com funcionários de oficinas menos profissionais, que sempre foram esclarecidas e resolvidas, venho afirmar categoricamente, que oficinas da Marca Mercedes... NUNCA MAIS!

Mercedes, para mim basta... A estrela já nem bem no capô, a marca é mais corriqueira do que a "Gina", vou mas é comprar um Renault que ficarei quase de certeza mais satisfeito. Menos dinheiro nas reparações, penso que mais fiável, já que são mercedes disfarçados de Renaults, ou ao contrário.. fica ao critério de qualquer um, os mecânicos mexem apenas em Renaults que são essa mesma marca, assim a assistência é mais fiável.
9 de outubro 2019
Vou dar início a um processo que será resolvido em tribunal sumário, colocando aqui o desfecho.
Mário Albino da Silva
Mário Silva avaliou a marca
18 de novembro 2020

Situação a aguardar julgamento "Sumario" no Tribunal do Porto

9 de outubro 2019

5 comentários em menos de 2 minutos com o mesmo texto... Demonstra o cuidado e preocupação pelo exposto.
Continuo a aguardar resposta a contestação do dia 02/10/19

Boa noite, lamentavelmente esta oficina ou stand, deixa muito a desejar a relação que tem com o cliente, a não ser para vender carros, porque ao nivel de oficina é muito mas muito limitada e pouco profissional.. Se por acaso o senhor verificar a minha situação, vai reparar que o tipo de resposta é muito parecido, apenas muda o contexto. E mais a Mercedes Benz da Alemanha e a de Portugal remetem o assunto a ser tratado com a oficina oficial, que são eles. É uma marca excelente se não tiverem problemas, porque se tiverem, acredito que são piores que as outras.

Bom dia Sr. Nuno Sol, troquei este Mercedes por um Fiat e depois de quase dois anos apenas posso enaltecer o bom serviço e acompanhamento dado pela marca: Fiat.
Tenho comprado até á dois anos a traz mercedes e para mim essa marca deixou de existir, lamentavelmente, sei que partilham motores com marcas francesas, mas o que mais me deixa receoso é o facto de ter muito má assistência e profissionalismo.
A fiat agradece e eu após ponderar também tenho que agradecer, o orçamento de aquisição e oficina diminuiu cerca de 120%. Não tem o mesmos acabamentos, mas num instante esquecemos esses "pormenores" e começamos a sorrir!
Agora olho para outros condutores dentro de Mercedes e até faço um sorriso "cinzento".