Soc. Com. C. Santos
52.4
  • Rua da Estrada, 95
    4470-600 Maia
  • geral@soccsantos.pt

Soc. Com. C. Santos - Substituição de pára-brisas a180d fl edition a - tonalidade diferente da original

Nuno Sol apresentou a reclamação
22 de outubro 2020
No passado dia 10-08-2020 desloquei-me à oficina ``Soc. Comercial C. Santos", junto ao aeroporto do Porto, para efetuar uma peritagem ao meu veículo, pois tive um pequeno sinistro no capot e no pára-brisas. O veículo ficou neste mesmo dia para efetuar as devidas reparações, porque existia stock do pára-brisas.
No dia 13-08-2020 o veículo foi dado como reparado e fui levantar ao final do dia, como foi perto das 20h, já não foi entregue pela oficina de colisão, tal como tinha sido deixado. Ou seja, não existiu um acompanhamento à viatura do que tinha sido feito.
Ao entrar na viatura, reparei que a claridade do habitáculo era superior em relação ao anterior (pára-brisas inicial). Mas como não sou o condutor habitual, julguei que pudesse ser pelo facto de ser um vidro novo.
No dia seguinte, a minha esposa, que é a condutora habitual, reparou que a claridade dentro do habitáculo com o novo vidro era desconfortável na condução da viatura, sendo que com o vidro anterior isso não acontecia.
Deixamos passar mais uns dias para ver se podia ser apenas impressão nossa, mas tal não aconteceu. E reparamos que a referência do vidro não era igual à anterior, a referência anterior era "E11 43R-00029 DOT904 AS1 M413 TRANSP. 70% MIN. E 001141 PGW 470" e a referência do novo vidro é "E6 43R-000134 DOT24 M203 AS1 TRANSP. 70% E000257 20H AGC AUTOMOTIVE".
Como se pode perceber, as referências são diferentes e o vidro a olho nu também. Tem uma ligeira tonalidade esverdeada mas em relação ao vidro anterior é mais claro.
No dia 18-08-2020 liguei com a recepção da colisão, com o Sr. Ricardo Freitas a comunicar tal situação e que o sensor de chuva não estaria bem colocado. Marcamos uma visita na semana seguinte, mais propriamente dia 27-08-2020.
Neste dia, desloquei-me à oficina e após conversação com o recepcionista Ricardo Freitas solicitei que algum responsável intervisse nesta situação, o Sr. Eduardo Brito indicou que o vidro colocado na viatura estava de acordo com o que a marca Mercedes-Benz indicava para a mesma. A peça tem a seguinte referência "A156 670 0400", segundo o responsável indicou, esta peça tem vindo a sofrer alterações, e segundo ele a alteração de tonalidade foi uma dessas alterações.
Acho que esta oficina falhou em dois momentos cruciais:
1- Deveria e poderia ter alertado o cliente de que o vidro que iriam colocar na viatura era diferente do anterior, e certamente que o cliente (eu) tomaria uma posição em relação a isso.
2- Poderia ter alertado o cliente aquando a peritagem do veiculo que o vidro, dado a situação não ser assim tão grave, de reparar o vidro.
Mas em parte alguma tiveram o cliente em consideração.
Para além tentarem remeter responsabilidades para a marca Mercedes-Benz Portugal, que teria de ser o cliente a questionar porque motivo o vidro é diferente.
Acho que esta oficina, tem vindo a deixar muito a desejar..
Agradeço que o meu caso sirva de alguma lição para quando se está a tratar de um processo, não olhando para todos de igual forma.
Agora vou ficar com o meu carro com tonalidade diferente.. Um carro com 2 anos e um vidro frontal descontinuado ou com tonalidade diferente.
Data de ocorrência: 22 de outubro 2020
18 de dezembro 2020

É lamentável como a oficina transcreve o email com todo o detalhe sobre o assunto, onde esta reclamação apenas remeto à tonalidade do vidro. Só prova que esta oficina, não deu a devida atenção ao problema. Limitou-se a transcrever o email, que fora enviado à companhia de seguros insistindo e focando-se apenas que o carro tinha à data X's kms e micro picos, mas esta reclamação apenas faz referência à tonalidade do vidro.
Assim demonstra a falta de rigor de como resolver as reclamações dos cliente.

Mesmo que esteja na lei a salvaguarda das constantes alterações de componentes, nunca presencial, como alegam, foi dito isso.

E em momento algum, nesta reclamação indico ou suspeito que o vidro não é novo ou possa ser recondicionado. Mesmo que o fizesse, se verificarem no vosso site, o mesmo indica que vocês comercializam peças recondicionadas, porque não poderia ser um equipamento desses nesta situação??

Aliás, o que indicam que removeram a gordura do vidro, é totalmente falso.
Foi necessário recorrer a empresa especializada em vidros para efetuar tal operação. Paguei 60€ para remover a gordura que existia no vidro, quer no exterior, quer no interior.

Gostaria de saber porque motivo o cliente não tem o direito de saber em que ocasião, o vidro teve a revisão na alteração da tonalidade?
Fiz-vos essa pergunta por email e até à data ainda não obtive resposta.
Mais indico que até janeiro de 2020 o modelo do vidro e a sua tonalidade era igual ao que eu tinha, quando comprei a viatura em Maio de 2018.
Estranhamente passado 7 meses o vidro sofre alterações, nomeadamente a sua tonalidade e fornecedor.

Se forem tão transparentes quanto alegam ser, mesmo porque são uma oficina oficial da Mercedes-Benz Portugal, sejam transparentes e não escondam nada dos clientes!!

Espero que esta minha reclamação sirva para melhorarem o vosso serviço com os clientes. Nomeadamente Sr. Eduardo Brito deve ter em atenção ao seu rigor e profissionalismo.
27 de janeiro 2021
Como sempre a marca trata bem os seus clientes.. Fez uma resposta muito bonita.. Que até mencionou assuntos que eu nem sequer me referi.. E agora fica quieta e calada.. Este é o tratamento que dão aos clientes.. Quando alguém vai ao stand comprar uma viatura, não falta nada.. Depois de se comprar.. já não interessa..

Infelizmente por causa de certos indivíduos se queima a imagem de uma marca..

Marca essa, seja ela a original, na alemanha quer aqui em Portugal.. Remetem para os stands oficiais, descartando qualquer responsabilidade..

Tinha esta marca como bom nome.. Mas parece que esse bom nome só se aplica a alguns clientes.. Os outros desde que entreguem o carro deixa de ser cliente..
Nuno Sol avaliou a marca
16 de setembro 2021

Esta marca apenas preocupa-se em vender viaturas.. Já a manutenção ou qualquer tipo de reparação ao nivel de chaparia, deixa bastante a desejar a forma como trata o cliente. A minha situação é um exemplo real desse tratamento, mas o mesmo se aplica à Mercedes Portugal, que se coloca de parte e o stand oficial é quem tem de resolver.. Enfim!!!

Conforme email de 21/10/2020 e reiterando a informação nele contida, informamos que:
1. Em primeiro lugar refutamos que continuemos em falta com qualquer resposta. Na verdade já prestamos todos os devidos esclarecimentos, tanto presencialmente, como por email ou através da companhia de seguros Fidelidade.

2. O vidro colocado na viatura no passado dia 11/08/2020 era rigorosamente novo e não possuía qualquer tipo de defeito. Nesta data a viatura apresentava 35.968 km. Os para-brisas originais Mercedes-Benz são fornecidos em embalagem protegida, envolvidos em plástico grosso e com o seu perímetro envolvido numa espuma densa.

2. As micro picadelas constatadas durante a verificação efetuada ontem, dia 20/10/2020, nas nossas instalações, contando a viatura 40.072 km, são resultado de ação externa e não advêm de qualquer defeito do vidro para-brisas. Efetuamos igualmente limpeza total ao vidro por forma a retirar quaisquer resíduos de gordura que V. Excias. alegam estar presentes no vidro. De salientar que inicialmente nos foi reclamada exclusivamente a tonalidade do para-brisas e não qualquer tipo de defeito superficial. Só em 18/09/2020, mais de um mês após a substituição do para-brisas, recebemos e-mail com a queixa de “pequenos picos”.

3. O vidro para-brisas colocado na viatura em assunto, com a referência atual de fábrica: A156 670 0400, é sem qualquer tipo de dúvida o indicado para o referido veículo, ou seja, é o identificado para o chassis nº.WDD1760121J718820, não havendo qualquer tipo de erro no sistema da Mercedes muito menos erro interno da Sociedade Comercial C. Santos. SA. A responsabilidade da ficha de dados da viatura é única e exclusivamente do fabricante, neste caso da Daimler AG.

4. Cabe-nos ainda informar que este tipo de situações estão previstas na lei. As mesmas têm por base a Lei do Consumidor – Lei 24/92, de 31 de julho (última revisão de 2019 – Lei n.º 63/2019 de 16/08), na qual no n.º 5 do art. 9 – Direito à proteção dos interesses económicos - está previsto que «O consumidor tem direito à assistência após a venda, com incidência no fornecimento de peças e acessórios, pelo período de duração média normal dos produtos fornecidos.» Do referido artigo retira-se que a Lei obriga o fabricante a prestar a assistência após venda durante o período de vida útil do veículo. No entanto, pode o fabricante, em função da evolução da técnica, do conhecimento e até de imperativos legais, efetuar alterações aos componentes. Tem de garantir o fornecimento dos mesmos mas não há uma obrigação de os manter inalterados ou obsoletos. Um dos casos em que esta situação pode ocorrer é exatamente o dos vidros, mais propriamente da sua tonalidade, a qual por vezes, e em função por exemplo da matéria prima utilizada, não ser possível manter a mesma cor, devendo no entanto manter as mesmas características e funções. Contudo, tem de se garantir que os componentes alterados/otimizados permitem o funcionamento da viatura em normais condições de utilização. O Consumidor não tem o direito de exigir o mesmo componente mas a substituição que permita a normal utilização da viatura.

Assim sendo, e de acordo com o exposto nos pontos acima apresentados, informamos que nada mais temos a acrescentar sobre este assunto pelo que da nossa parte damos este tema como encerrado.

Possuo um mercedes com a matricula 58-30-UJ e deixei-o na C.Santos da Maia, esta quarta-feira dia 28/08/19, para que fosse lavado e recondicionado. Recebi a informação de que demoraria 2 dias pelo que seria informado da conclusão do trabalho pedido.

Sexta-feira dia 30/08/19 de tarde liguei para a C.Santos, para que fosse esclarecido sobre se a viatura estaria ou não pronta para ser levantada, foi-me informado de que a mesma apenas estaria pronta ao final dessa tarde, teria demorado 3 dias, mas o serviço estava concluído com a qualidade digna da oficina em causa. Fiquei satisfeito com a resposta.
Sábado de manhã, dia 31/08/19, ao verificar a qualidade do serviço prestado pela vossa oficina, verifico que o carro estava completamente saturado de água no interior, ao abrir as portas e a bagageira a água escorria em gotas e havia manchas de sujidade no interior.

OS CARROS SÃO FABRICADOS PARA MANTEREM A HÚMIDADE NO EXTERIOR,MAS ÁGUA NO INTERIOR SABEMOS QUE IRÁ CAUSAR DANOS A CURTO OU LONGO PRAZO.

Dirigi-me ao funcionário e apresentei o meu descontentamento, foi-me indicado que me dirigisse á secção de limpeza para que fossem efetuadas as correções necessárias. Ao ligar o carro, detetei o ar condicionado ligado na temperatura mais quente e no máximo, ao que tentei desligar de imediato, tendo ficado com a mão direita suja de uma massa espessa escura semelhante a óleo. Quando parei junto á secção de limpeza mostrei o sucedido e mostrei vários locais de limpeza imperfeita, o banco do passageiro apresentava uma mancha escura no assento, ao que o funcionário daquela secção se prontificou amavelmente a tentar corrigir… Mas os locais eram muitos.
Vi também que o revestimento lateral do assento do condutor estava partido e pousado no piso do carro, o mesmo funcionário com uma chave de ferramenta colocou o revestimento no local correto, mas mantinha-se estragado. Foi-me dito que o carro já estava com perda de tinta nesse revestimento e que já teria alguns anos, apresentava marcas de já ter sido reparado noutro local, afirmei que estava correto e que teria sido a C.Santos a meu pedido a efetuar o trabalho de reparação, mas o revestimento estava reparado , colocado ao sítio, sem estar partido. Verifiquei que o carro estaria também com a para-choques da frente esmorrado na zona próxima da matricula, o que não estava na altura em que entreguei a viatura.
O responsável pelo departamento de limpeza garantiu-me que poderia deixar a viatura lá mais algum tempo para que o serviço pudesse ser concluído com (mais) atenção.

Dia 09/09/19 telefonei para a C. Santos e garantiram-me que o carro estaria pronto, mas quando vi o carro verifiquei que não houve alterações, estava na mesma sujo e com as anomalias cima mencionadas.

Acrescento que estou privado do meu carro, tendo despesas adicionais nas deslocações.

De referir que toda esta situação foi mencionada no livro de reclamações.

Fico triste pelo facto de ter depositado confiança na empresa C.Santos do Porto, já que até á data a oficina de eleição terá sido a C.Santos de Lisboa e fico deveras surpreendido com este trabalho incompleto e incorreto.

Depois de 5 mercedes, e algumas escaramuças com funcionários de oficinas menos profissionais, que sempre foram esclarecidas e resolvidas, venho afirmar categoricamente, que oficinas da Marca Mercedes... NUNCA MAIS!

Mercedes, para mim basta... A estrela já nem bem no capô, a marca é mais corriqueira do que a "Gina", vou mas é comprar um Renault que ficarei quase de certeza mais satisfeito. Menos dinheiro nas reparações, penso que mais fiável, já que são mercedes disfarçados de Renaults, ou ao contrário.. fica ao critério de qualquer um, os mecânicos mexem apenas em Renaults que são essa mesma marca, assim a assistência é mais fiável.

Bom dia Sr. Nuno Sol, troquei este Mercedes por um Fiat e depois de quase dois anos apenas posso enaltecer o bom serviço e acompanhamento dado pela marca: Fiat.
Tenho comprado até á dois anos a traz mercedes e para mim essa marca deixou de existir, lamentavelmente, sei que partilham motores com marcas francesas, mas o que mais me deixa receoso é o facto de ter muito má assistência e profissionalismo.
A fiat agradece e eu após ponderar também tenho que agradecer, o orçamento de aquisição e oficina diminuiu cerca de 120%. Não tem o mesmos acabamentos, mas num instante esquecemos esses "pormenores" e começamos a sorrir!
Agora olho para outros condutores dentro de Mercedes e até faço um sorriso "cinzento".